100% lã, 100% Português !

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

A Two.Six é uma marca de mobiliário de design português, dividida em dois segmentos: Two.Six Design e Two.Six For Kids. Eles apostam num design de linhas simples, cores vibrantes e detalhes inteligentes. Esteticamente ricos, desafiantes pela sua criatividade, a sua colecção é feita de objectos versáteis que naturalmente coexistem em ambientes eclécticos. 

Hoje a atenção centra-se apenas para uma das peças que faz parte da sua colecção, o Swithy, que apesar do seu nome estrangeiro a produção e os materiais são bem portugueses. Sabe o que é burel? Lã de burel? É tipicamente português e já ganhamos vários prémios com a sua construção e uso originais.

E é deles que vamos falar a seguir !

Lã de Burel

Burel: Sala de estar  por Two Six
Two Six

Burel

Two Six

Para a manufactura do Burel, utiliza-se basicamente lã de ovelha, que depois de diversos e trabalhosos passos é entregue a alfaiates que o transformam no que a marca desejar. Pode ser transformado em objectos de vestuário, como capas, casacos, coletes e calças de burel, ou em objectos decorativos como almofadas, bancos, colchas de cama, vasos, sacos de pão ..etc.  A maneira que trabalham o tecido final é que o torna diferente e gratificantemente original. Além de que é um tecido artesanal português, 100% lã e  de alta durabilidade e resistência.

O banco

A versatilidade do Swithy: Sala de estar  por Two Six
Two Six

A versatilidade do Swithy

Two Six

Swithy é uma elegante escultura de madeira que pode ser utilizada como banco ou mesa de apoio. A forma é sinuosa e apelativa. Lembra um corpo feminino que se revela em ampulheta, de carácter escultórico e experimental.  A madeira maciça da base é trabalhada manualmente e liga de forma harmoniosa ao tecido de burel – uma combinação de excelente qualidade. Por tudo isto, cada Swithy é único e imperfeito. Uma imperfeição perfeita da mão humana que o trabalha em conjunto com as variações da madeira que o compõe presente na natureza.

Além portas

As Cores do Swithy: Sala de estar  por Two Six
Two Six

As Cores do Swithy

Two Six

O burel é o ’statement’ das Penhas Douradas, na Serra da Estrela. Fala-se nas Penhas Douradas e o burel aparece logo associado. Os hotéis têm lojas e os objectos fazem parte das decorações das zonas sociais e privadas dos mesmos. É uma imagem de marca que gostam de mostrar, não tivesse já sido este, tão falado em publicações de  renome na área. As ovelhas dos rebanhos da serra, despidas das suas lãs, de certeza que nunca imaginaram quantos processos são necessários na fábrica de Manteigas para fazer aparecer o burel. É com um brincar de cores e materiais naturais, conjugados com muito saber e imaginação que foi aparecendo toda esta variedade de bens que nos encantam a vista e o corpo.

O burel foi durante décadas o têxtil por excelência para gerações e gerações de serranos e outros portugueses. Era usado para proteger as populações do frio, dando algum conforto, por exemplo, aos pastores da região. Hoje, o burel volta a estar na moda e há empresas a exportar para fora do país devido ás suas características inerentes – o ser impermeável e quente. Várias décadas depois, o burel chegou ao Japão e desde então, todos os anos as vendas aumentam. São exportadas mantas, cobertores, roupas, acessórios, malas, chapéus e casacos, para homem e mulher. Preocupados com a sustentabilidade, as sobras de burel são usadas no fabrico de chinelos e acessórios promovendo assim a responsabilidade social, ambiental e económica.

A Loja

Tão Swithy!: Sala de estar  por Two Six
Two Six

Tão Swithy!

Two Six

A Loja da Burel traz estes objectos originais ao centro de Lisboa, valorizando o Burel e o próprio espaço, surpreendendo pelas instalações bem como pela cultura e história que esta 'peça de teatro' conta. O conceito é valorizar e dar a conhecer este novo material, original de Portugal, do qual nos temos de orgulhar.

A Loja dá a conhecer as origens dos produtos, os seus criativos e os processos produtivos até chegar ao produto final.  

Estimula ainda a interactividade e a participação dos clientes convidando-os a desenvolverem a sua imaginação e a desenharem as suas próprias peças. Já visitou a loja? Passe por lá e passe a palavra.

Gostou do artigo? Dê-nos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!