Closets ecléticos por Студия авторского дизайна ASHE Home

10 formas de manter a casa sempre limpa e organizada

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Nenhum de nós gosta de viver numa casa desordenada. Idealmente, o nosso espaço deveria manter-se sempre limpo e organizado pois isso afecta de forma positiva o nosso estado de espírito. No dia-a-dia, com horários que nos deixam pouco tempo livre, nem sempre é fácil alcançar este objectivo. Contudo, há pequenas hábitos que podemos adquirir e que, no fim, fazem toda a diferença. Hoje, deixamos-lhe dez sugestões nesse sentido. 

Veja quais são. 

Um hall de entrada arrumado

O seu hall de entrada está sempre desarrumado? Casacos aqui e ali, sapatos à entrada, papelada que nos chega pelo correio. Estes são alguns dos objectos que facilmente se acumulam sem ordem. Para evitar que tal aconteça, suspenda ganchos na parede ou coloque um móvel na entrada, para que tenha sempre onde pendurar e pousar os seus pertences.

Ideias originais de armazenamento

Escritórios e Espaços de trabalho  por Makien Verkroost interior design + styling
Makien Verkroost interior design + styling

Totaal interieurontwerp stadsboerderij uit eind 1800

Makien Verkroost interior design + styling

Para uma abordagem menos dispendiosa, pode optar por um tipo de armazenamento menos convencional. O projecto da imagem mostra-nos como se pode fazer uso de malas vintage para arrumar as suas coisas e, assim, diminuir o ruído visual de um espaço.

Organize o seu escritório com arquivos e dossiês

Escritórios e Espaços de trabalho  por homify

O escritório, enquanto espaço de trabalho, deve estar sempre arrumado sob pena de nos tornarmos menos produtivos. Compre dossiês, pastas de arquivos ou caixas para organizar os seus documentos e trabalhos. Opte por um esquema cromático para encontrar tudo com maior facilidade: por exemplo, vermelho para as contas que estão por pagar; verde para as contas pagas; amarelo para os documentos do IRS, e assim sucessivamente. 

Espaço de arrumação inesperado

Escritórios e Espaços de trabalho  por Atelier 010
Atelier 010

Garden House B.

Atelier 010

Há espaços em casa que são inesperadamente usados como espaços de arrumação. No caso da imagem, a área em torno da lareira foi totalmente aproveitada para se criar uma espaçosa biblioteca. Ao fazer esta escolha, utilizou-se ao máximo o espaço da casa.

Prateleiras suspensas

Escritórios e Espaços de trabalho  por BN International
BN International

Lepel en Mes

BN International

Para desimpedir espaço no chão – sobretudo tratando-se de uma casa pequena – uma boa solução é optar por prateleiras/armários suspensos. Estas peças existem em vários tamanhos e cores pelo que se adaptam a diversos estilos decorativos.  

Crie um espaço especial para tudo

Uma das melhores maneiras de manter a sua casa arrumada é criando um espaço especial para cada coisa. Por exemplo, a sua secretária depressa se desarrumará se não tiver um espaço apropriado para as canetas e os papéis. Aplique esta estratégia a todas as áreas da casa.

Mantenha juntos os objectos da mesma família

Para prevenir a desorganização, mantenha os objectos da mesma família juntos. Use, por exemplo, uma caixa só para fotografias, outra caixa só para documentos pessoais, outra para canetas e lápis ou artigos de papelaria e estacionário. 

Dobre as suas roupas cuidadosamente

No seu roupeiro, a ordem também importa. Dobre sempre a roupa com cuidado e pendure-a virada para o mesmo lado com cabides iguais. Fazer isto vai evitar que se crie ruído visual. Faça a mesma coisa com os sapatos. Divida-os por tipos e disponha-os virados para o mesmo lado. 

Gavetas para objectos mais pequenos

Sempre a perder meias? Precisa mesmo de arranjar uma gaveta só para meias. Quem diz meias, diz roupa interior e acessórios como cintos ou adereços para o cabelo, entre outros. O ideal será ter gavetas mais pequenas e com divisores internos para manter a roupa miúda bem arrumada e separada. Desta forma, vai encontrar tudo com maior facilidade e, como tal, perder menos tempo que é precioso, sobretudo quando saímos cedo de manhã.

Organize o seu roupeiro com lógica

E por falar em manhãs mais rápidas, mantenha o seu roupeiro organizado segundo uma certa lógica. Ordene a roupa segundo estações e estilos: calças todas juntas, saias todas juntas e assim sucessivamente. Tendo um roupeiro amplo, o ideal é ter uma peça por cabide e gavetas que se possam abrir e fechar facilmente. Mantenha as peças pequenas em gavetas pequenas e organizadas em caixas.

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!