Fachadas Portuguesas

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Moradia Unifamiliar Alentejo, GRUPO QUADRANTE GRUPO QUADRANTE Casas minimalistas
Loading admin actions …

Começa a ser frequente os nossos artigos serem sobre projectos de profissionais portugueses e nada nos dá mais gozo do que isso mesmo, escrever sobre eles. Pelos momentos menos bons de crise que o País ultrapassa ainda nos é mais especial escrever sobre quem continua a lutar e tanto valor tem. O sector de construção continua parado e poucos edifícios/habitações feitas de raiz aparecem. Resta-nos irmos mostrando imagens de projectos de arquitectura menos recentes mas cheios de valor artístico. Aqui fica um selecção cuidada de fachadas vistosas e todas tão diferentes entre elas. Aproveite e divulgue o de bom se consegue fazer em Portugal!

Casa GC

A Casa GC é da autoria do arquitecto José António Lopes da Costa e fica em Ovar. O projecto desta moradia unifamiliar data de 2005 e é marcada por duas paredes em betão aparente, que envolvem a construção como se a escondessem e abrigassem. A habitação fecha-se essencialmente a Norte e Nascente, e abre-se totalmente a Sul e a Poente, ao Sol, numa relação privilegiada com o jardim, os pátios e a piscina. Esta fachada é marcada pela parede de betão aparente, ao nível do rés-do-chão, e pelas clarabóias circulares que, juntamente com o envidraçado junto às escadas, criam um efeito de luminosidade surpreendente. A orientação da casa alia o interesse da privacidade e da disposição solar. Ao resolver os espaços exteriores houve uma preocupação em criar uma relação próxima a distribuição interior, diferenciando espaços e funções. O  jardim envolve a casa, os pátios e a piscina. O pátio junto às salas remata no espelho azul da piscina, que transborda sobre a relva. Aqui poderá ter acesso a todas as fotos.

Golfe Leste

Golfe Leste é uma moradia unifamiliar de grandes dimensões (área de  construção: 393,15 m2 + Cave 416,75 m2) e fica na Quinta do Lago, no Algarve. Caracteriza-se pela sua fachada simétrica e de ilusão de duas casas em vez de um. Os seus jardins circundantes abraçam com vontade esta moradia. Não sabemos ao certo a sua tipologia mas confirmamos que é dirigida a uma família de gama alta, pois os interiores são super luxuosos e o exterior conta, não com uma, mas com duas piscinas.

Foi especialmente projectada para pessoas que dão muito valor à vida e a pormenores. A casa tem ginásio, adega, grandes divisões, entrada com palmeiras, sala de jogos, casas de banho com grandes vãos para o exterior, mobiliário extravagante e requintado, zona lounge interior e exterior..e não se fica por aqui. Veja tudo e conclua com os seus próprios olhos, aqui.

Casa Xieira II

A fachada de betão/cimento curvo envolve a frente da Casa Xieira II pelas mão do gabinete A2 + Arquitectos em Leiria. Nesta parede curva existe um abertura arredondada e por trás dela existe um pátio minúsculo. A porta que se vê dá para a casa de banho de um dos 4 quartos da habitação.

As paredes de concreto mostram as marcas de como foi construída a fachada principal – em cofragem de pinho. E as mesmas, expressam volumes e criam claramente um pátio de entrada que indica o acesso à porta principal. Estas indicações visuais são dadas ao observador através das formas curvilíneas das paredes em betão. A fonte de inspiração do projecto, baseou-se na constante metamorfose do moderno, minimalista, frágil, tradicional e exuberante. Contrastes entre as formas curvilíneas e modernas e as cores,  cinzenta do betão e branca do gesso das restantes paredes estão presentes em todo o projecto. Veja tudo aqui.

Moradia em Grândola

A Moradia Unifamiliar de Grândola é de um único piso e foi implantada na encosta de um Monte Alentejano. É toda ela branquinha e está assente sobre um socalco de xisto emparelhado. Esta característica permite a possibilidade de circulação em todo o perímetro da moradia sem dificuldade. A cobertura/placa é das mesmas dimensões do socalco térreo, o que permite a sombra parcial da área habitável, funcionando quase como protecção solar. A chaminé “rompe” com a cobertura, ao mesmo tempo que é entrada de luz zenital (directa do céu) para a sala de estar, criando nesta uma zona de maior conforto e cumplicidade. 

Villa Escarpa

Mário Martins foi o arquitecto que projectou esta casa de sonho com fachadas de sonho. A Villa Escarpa fica na Luz, bem perto da praia sua homónima, em Lagos. A habitação situa-se num local de luxo com uma vista panorâmica fantástica sobre o mar e céu. Todo o processo, desde a fase de projectação à obra em si aconteceu entre 2007 e 2012. Alguns anos entre o papel e o projecto final passaram e o aspecto final não ser mais notório de conhecimento, bom gosto e atitude. As fotos que se seguem são da autoria de Philip Kistner, fotógrafo profissional.

Artigos nacionais são do seu agrado?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista