Casas campestres por Tomás Amat Estudio de Arquitectura

Arquitetura e lugar – uma simbiose perfeita!

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

A arquitetura é uma forma de paisagem. Seja por contraste ou continuidade, qualquer obra irá sempre relacionar-se com a sua envolvente num diálogo que, em princípio, se construirá ao longo de vários anos. A casa que lhe apresentamos hoje, mais do que materializar qualquer uma das relações acima mencionadas, procurou compreender o espírito de um lugar transportando as qualidades do seu contexto para um novo espaço.

A equipa responsável pela intervenção é liderada pelo arquiteto Tomás Amat e tem desenvolvido uma grande variedade de projetos ligados à arquitetura e construção. Com mais de quinze anos de trabalho, o atelier caracteriza-se pela forma contemporânea com que encara todos os desafios, sem criar contrastes dramáticos com a envolvente.

Venha connosco e fique a conhecer um projeto rústico surpreendentemente moderno.

Contexto

Integrada na província de Alicante, no sudoeste espanhol, o local da intervenção é marcado por uma paisagem de montanhas secas e a presença do Mar Mediterrâneo como pano de fundo. Entre um contexto profundamente rural, a habitação descobre-se entre um complexo sistemas de estradas labirínticas e caminhos florestais, típicos do município de Torremanzanas.

Arquitetura

Dada a existência de alguns conjuntos de pedras trabalhadas a seco no local, os arquitetos optaram por desenhar uma casa delimitada por grandes paredes exteriores em pedra. Apesar da sua planta regular em forma de rectângulo, a construção torna-se mais dinâmica através de um desnível de alturas na sua cobertura inclinada. O efeito criado pelos materiais e formas escolhidas acaba por mimetizar a paisagem montanhosa através de linhas mais contemporâneas. 

Liguagem

As pesadas paredes de pedra são interrompidas por madeira e aço corten que conformam as portas e as janelas. A paleta de de cores criada distribuí-se de forma heterogénea ao longo das paredes criadas que, apesar da diversidade de desenhos e formas, equilibram-se num conjunto harmonioso.

Interiores

aspeto rústico do exterior da habitação é contraposto por interiores surpreendentemente modernos. Além da madeira e pedra serem combinados com várias paredes e pavimentos em betão, os materiais são combinados através de linhas minimalistas criando um conjunto intemporal.

Exterior

Numa casa envolvida por esta paisagem, seria um desperdício que os arquitetos não tivessem desenhado um espaço exterior à altura. Sendo assim a plataforma de acesso à habitação é prolongado criando um nova área adjacente à construção. Acompanhada de uma cozinha exterior para refeições em família e uma cobertura capaz de sombrear os dias mais quentes, este espaço conforma as condições ideais aos momentos de convívio.

Simplicidade e depuração

Tal como foi dito no início deste livro de ideias, a qualidade do projeto reside na capacidade de transportar as características de um lugar único para a construção de uma casa. A simplicidade com que os materiais, espaços e funções se equilibram só pode resultar de um trabalho de depuração muito exigente.

Diga-nos a sua opinião. Gostava de uma casa assim para fugir da confusão da cidade?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!