Casas de sonho no Japão

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Os nossos artigos de casas de sonho já nos levaram a países distantes e menos distantes, como a Holanda, o Brasil e aos nosso vizinhos espanhóis, mas em todos eles encontramos ideias fantásticas de design e de projectos arquitectónicos. 

Hoje, a viagem é até ao Japão. Os mestres do minimalismo puro e elegância simples. Os cinco edifícios seguintes têm algumas características em comum, mas também diferem brutalmente entre si. Impossível de discordar é que todos eles são de grande potencial e todos são verdadeiras casas de sonho.

Casa moderna

A nossa primeira casa de sonho Japonesa é um excelente exemplo de arquitectura moderna do seu País e uma mistura bem sucedida de design inovador, mobiliário minimalista e uma ligação entre o homem e a natureza.

Reduzida ao estilo Bauhaus, Yoshiaki Yamashita Architect & Associates construiu esta casa de sonho com linhas limpas e formas simples. Mas acrescentou também com um piso plano aberto e espaçoso, com janelas que vão do chão ao tecto numa grande extensão - uma combinação que torna quase possível não se conseguir ver o exterior de qualquer ponto da casa.

Casa tipo concha

A sua forma remete-nos para a de uma concha - Shell, como o próprio nome indica. Os arquitectos  ARTechnic inspiraram-se nas suas belas praias e o resultado foi a Shell. A casa não só não foi projectada para ser colocada junto ao mar, como se integra perfeitamente nas suas áreas verdes. A casa foi construída em duas partes e estas são conectados por uma zona em deck de madeira e por uma espaçosa varanda. 

Apesar do seu tamanho considerado o interessante é que o projecto foi planeado para estar na natureza, mas também a natureza fazer efectivamente parte da própria arquitectura.

Casa na encosta

Também esta casa de sonho tem algo de especial, pois foi construída sobre uma encosta onde existe uma diferença de altura de 5 metros entre a frente da casa e as traseiras da mesma.

Foi com estas condições características do solo que os especialistas Den En Arquitetura projectaram a casa em harmonia com a inclinação.  Os terraços dispostos exteriormente estão ligados entre si e a posição de cada divisão interior adapta-se perfeitamente ao seu uso continuo e em ligação com a natureza.

Casa da floresta

Todas as casas no Japão têm a mesma aparência? De maneira nenhuma! Esta casa da floresta  projectada por Atsushi Kasuya Naoko tem, efectivamente presente na sua arquitectura um minimalismo inerente. 

Mas apesar do modernismo, esta não se compra às casas de sonho mostradas até agora. É uma espécie de cabana moderna para florestas, que foi construída inteiramente em harmonia com a tradição histórica e  a natureza. No seu interior consegue esquecer-se por completo da agitação característica da cidade. A sua forma triangular é de facto uma interpretação moderna das tendas usadas antigamente nas florestas.

A ideia era construir a casa com as dimensões pretendidas sob o solo mas sem nunca haver a necessidade de ser arrancar ou partir árvores ao seu redor. O mais importante sempre foi a natureza!

Casa privada com muitas janelas

Casas modernas por CASE DESIGN STUDIO
CASE DESIGN STUDIO

House in Fujinomiya

CASE DESIGN STUDIO

A nossa última casa de sonho Japonesa foi desenhada pelos CASE Design Studio e em termos de arquitectura e design não causa grandes surpresas. É novamente uma habitação que é reduzida ao essencial, sempre em harmonia com a natureza e com o ambiente.

Existem alguns contrastes interessantes, como a madeira (quente) e a pedra (fria); entre fachada principal com uma entrada generosa e as fachadas laterais completamente fechadas com a privacidade protegida; entre a simetria arquitectónica rigorosa e o exterior refrescante. A fachada traseira é onde a beleza maior aparece, com grandes janelões, um lago com água corrente e agricultura privada.

Gosta dos nossos artigos de casas de sonho pelo mundo fora?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!