À procura da mesa de cozinha perfeita?

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
homify Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Quando alguém imagina uma cozinha, é rara a vez que não se inclui esse grande espaço de confraternização que é a mesa! Haverá sítio mais informal, mesmo para visitas mais tímidas, que a mesa da cozinha? Certamente que não. É onde, entre pequenos petiscos e sob a desculpa de ajudar o cozinheiro a apurar o tempero, as conversas fluem sem fim à vista. Quantas vezes não lhe aconteceu preparar uma mesa bonita na sala de jantar e os convidados acabarem por se aglomerar na cozinha, à volta do fogão?

Por outro lado, a mesa da cozinha serve de secretária para os trabalhos de casa dos seus filhos, de bancada para pousar as compras, de aparador para largar a carteira, o telemóvel e as chaves enquanto o seu patudo o cumprimenta efusivamente.

Não descure o poder desta mesa e encontre neste artigo dez modelos que o vão fazer desejar ir à loja mais próxima adquirir uma à sua medida!

Mesa para toda a gente!

Se o seu núcleo familiar é numerosa ou se é do tipo de pessoa que vive para grandes convívios caseiros, mas que não dispensa o sentido prático para a sua cozinha, esta é a solução ideal para si: uma mesa comprida, com tampo em madeira (para que não se preocupe com riscos no vidro ou com aquelas manchas terríveis e dificílimas de tirar de mesas brancas), que albergará com estilo e carinhosamente as pessoas que lhe são mais queridas. Lembre-se apenas de espalhar luz por cima dela, para que ninguém fique às escuras!

Contrastes

Numa cozinha escura, não se preocupe em apostar no contraste aquando da aquisição da sua mesa. Os transparentes ultramodernos assentam na perfeição com as madeiras, daí não causar estranheza esta conjugação. Ao mesmo tempo que é uma óptima combinação, faz com que o espaço se torne mais amplo, dando a sensação de que o tampo flutua. Impossível não causar impacto!

Mesas que sorriem

Cozinha em Madeira homify Cozinhas rústicas

Se a sua perdição são os tampos de vidro, mas quer uma mesa fora do normal, damos-lhe este conselho: independentemente do resto da cozinha, abuse na cor das pernas da mesa! Quanto mais forte for a cor, melhor. E pode sempre combiná-la com um pormenor da cozinha, como a cor do candeeiro ou do frigorífico. Verá como todos os dias a mesa da sua cozinha lhe sorrirá!

O clássico que se transforma

Continua a estar em voga a típica mesa redonda. Mas não a menospreze por parecer menos moderna que as demais! Ainda que o tampo seja mais tradicional, procure apostar nas pernas para lhe dar um toque pessoal e actual. Para cozinhas mais sóbrias, a madeira é o material que nunca deixa ninguém ficar mal. Se por outro lado prefere dirigir as atenções para a sua mesa, por que não apostar em pernas diferentes, coloridas ou com materiais fora do comum? Saia da caixa - inove!

Balcões

A sua cozinha não lhe permite grandes mesas? Então é tempo de repensar as soluções! Por que não aproveita uma parede para criar um balcão? Dependendo das suas necessidades, pode ser maior ou menor. E não se preocupe com o facto de ficarem todos virados para a parede: é o motivo ideal para pendurar na parede aquele quadro que adora mas que ainda não encontrou o sítio certo para ele, para criar um placard de recados para que nada fique por dizer ou ainda para aproveitar a vista (como se de uma montra de café se tratasse). A cozinha continuará funcional e as refeições do dia-a-dia deixam de ser a dor de cabeça de transportar tudo para a sala de jantar.

Mesas mil-em-um

As mesas extensíveis, tais como as redondas, continuam a ter a sua quota no mercado. Com cara lavada, são peças fundamentais nas nossas cozinhas, principalmente naquelas que não têm como ponto forte a área. Ajudam a servir de apoio no dia-a-dia, podendo abrir-se quando chega mais um para jantar. Além disto, por serem pequenas e leves, rapidamente são transportadas para a sala de jantar para aumentar o espaço num dia de festa ou para a varanda, naquelas manhãs de sol em que o melhor mesmo é tomar o pequeno-almoço lá fora.

Antigo: o novo moderno

Lembra-se da mesa da sua avó, que tantas boas recordações lhe traz à memória? Por que não trazê-la para o presente? Apesar de já haver uma oferta enorme no mercado no que toca a este tipo de decoração, não há nada como reutilizar o que de bom tem o nosso passado. Disponha-se a recuperar uma mesa de cozinha antiga, dando-lhe uma nova vida através de uma nova pintura ou de um restauro do tampo. Verá como no final terá muito mais prazer em apresenta-la às suas visitas!

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades!

Vista geral. homify Cozinhas campestres

Ainda na linha da sugestão anterior, temos esta pequena delícia: uma mesa de máquina de costura altamente recuperada para trazer o encanto de outros tempos para a sua cozinha! Altere o tampo para um mais funcional, repare o ferro das pernas, equilibre os pés e torne os seus pequenos-almoços numa agradável viagem ao passado, através do aproveitamento desta relíquia!

Espaço não é problema!

No caso de ter um espaço reduzido na sua cozinha, opte por prolongar um pouco a sua bancada e crie um pequeno balcão de uso diário. Serve de apoio à confecção das refeições para posteriormente se transformar na mesa para disfrutar das mesmas. Muito prático e em conta! Se a sua cozinha for uma kitchenette, tem ainda a possibilidade de desenhar a sua cozinha de maneira a criar mais lugares para as visitas na sala, se puder dirigir o balcão para a sala de estar.

Esconde-esconde

homify Cozinhas modernas Mesas e cadeiras

Aproveite a sua ilha ou a sua bancada e tire o máximo de proveito dela! Caso tenha espaço, ponha em cima da mesa a hipótese de criar uma mesa extensível dentro da sua bancada/ilha, que será aberta quando necessário, estando arrumada quando não faz falta. Mais: uma vez que será recolhida após cada refeição, obriga-o a levantar a mesa antes de sair ou de se esticar no sofá. Quer melhor ajuda que esta?

Este artigo ajudou-o a iluminar ideias acerca da sua próxima mesa de cozinha? Deixe a sua crítica na caixa de comentários!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista