5 erros ao decorar casas pequenas e como evitar

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Apartamento Neutro, Lina Eleutério Arquitetura Lina Eleutério Arquitetura Quartos minimalistas
Loading admin actions …

Decorar casas pequenas é uma tarefa mais complicada do que parece. Frequentemente os espaços mal decorados e desorganizados fazem com que os cômodos pareçam ainda menores do que realmente são. Naturalmente, com o passar dos anos acumulamos muitos objetos pessoais e artigos decorativos, os quais queremos exibir para dar ao lar um toque pessoal. Não há nada de errado nisso, uma residência com personalidade só pode ser vantajoso, pois torna-se aconchegante e convidativa. Assim, há de ter em mente alguns pontos importantes para evitar erros ao decorar.

Hoje preparamos um artigo com 5 projetos exemplares de nossos profissionais arquitetos que vão te ajudar a visualizar boas práticas de decoração para que você saiba quais são os erros mais comuns na hora de adornar o lar. Venha conosco e deixe sua casa brilhando para receber os amigos!

Iluminação inadequada

Apesar de tão comum, a iluminação direta não é uma das melhores opções para ambientes com pouco espaço. Isto porque focar a iluminação em um determinado ponto faz com que outras partes recebam menos luz, e portanto o cômodo não recebe luz o suficiente como um todo. Por serem áreas de função mais prática, os banheiros devem ser sempre clarinhos de forma que tudo fique visível e não se torne um espaço desconfortável. Escolha variadas formas de iluminar, inclusive sobre a bancada da pia onde comumente posicionam-se os espelhos. E não tenha medo de ousar na iluminação, veja como as luminárias pendentes deixaram este banheiro moderno e elegante.

Tons escuros sem harmonia

Charlie Night silk bedspread homify Quartos clássicos Seda Amarelo Acessórios e decoração

Ao contrário do que se pensa, tons escuros não estão proibidos em casas pequenas. Muito pelo contrário, apostar em uma paleta de cores fechadas e escuras pode tornar os ambiente mais confortáveis e acolhedores. No entanto, é necessário tomar cuidado com as cores escolhidas e o estilo da decoração. Tais tons são mais clássicos e portanto ficam muito bem com uma decoração simples e elegante. Contrastes entre paredes e piso são super bem-vindos nesta situação. O projeto a cima combina os tons escuros das paredes e roupas de cama com um criado-mudo preto e acabamento em madeira clara no piso, criando contrastes interessantes e uma atmosfera chique.

Espelhos pequenos e em grande quantidade

É verdade que os espelhos são como um passe de mágica em ambientes reduzidos, porém isso não significa que deve-se sair enchendo a casa de espelhos. Do contrário, opte por uma peça única e ampla. Quanto maior o espelho, mais a área e a iluminação serão refletidas, causando a sensação de amplitude desejada. Assim, se possível cubra uma das paredes de piso a teto com um espelho simples e sem moldura para obter o efeito adequado.

Decorar o quarto com muitos objetos

Já sabemos que o quarto é nosso templo pessoal, o lugar perfeito para estar em contato consigo próprio e expressar ao máximo nossa personalidade em casa. Todavia, tome cuidado para não decorar o quarto com muitos objetos e torna-lo sufocante. Para criar um clima mais tranquilo, perfeito para descansar, opte por uma decoração neutra e pouco mobiliário. Esta dica é válida para todos os ambientes da casa, pois é uma forma prática e funcional de decorar o lar, o que tornará sua rotina muito mais fácil.

Utensílios de cozinha a mostra

homify Cozinhas ecléticas

Em cozinhas contemporâneas é muito comum decorar com os utensílios, os deixando à mostra de diferentes formar, pendurados ou em prateleiras. No entanto, esta ideia não cai tão bem em cozinhar pequenas, pois o que deveria ser prático acaba tornando-se desorganizado e complicando o dia-a-dia. Então, busque planejar bem os móveis do ambiente para que tudo possa ser devidamente armazenado, tendo em mente questões de praticidade, como por exemplo, manter objetos que se utilize menos em armários altos.

Isso tampouco significa manter a cozinha sem decoração, aposte em elementos de destaque como uma geladeira e um banco coloridos.

Confira mais ideias para aumentar espaços pequenos.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista