Cozinhas modernas por Dittrich Hudson Vasetti Architects

Como aproveitar ao máximo uma cozinha pequena?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

As cozinhas pequenas podem parecer, à primeira vista, um dilema ou um ponto negativo de uma habitação. Mas tudo dependerá da correcta distribuição, do intuito ou da finalidade da mesma. O que para alguns uma grande cozinha é um sonho, para outros uma cozinha pequena é mais do que suficiente, para realizar pratos simples e rápidos no dia-a-dia, seja para uma, duas ou mais pessoas, se necessário. 

De facto, as cozinhas pequenas acabam por tornar-se super práticas, mais fáceis de organizar e de limpar. Por isso, também apresentam grandes vantagens. E quando vir as 7 grandes inspirações do livro de ideias, de hoje, concordará plenamente connosco. Curioso?

Então, surpreende-se com elas! 

3- Ideia bem aproveitada

Pequenina, pequeníssima… Sim, há cozinhas bem pequenas como estas, nomeadamente em estúdios, lofts ou t1, é que se enfrenta uma verdadeira corrida aos metros quadrados. Nem sempre é fácil, mas com um excelente projeto e organização, tudo é possível, e a prova está neste exemplo, onde se cingiram ao estrito necessário! 

Este pequeno espaço já é ideal e perfeito para confeccionar uns deliciosos pratos! 

1- Espaço aberto

Salas de estar escandinavas por Noelia Villalba
Noelia Villalba

Salón comedor integrado

Noelia Villalba

A primeira ideia que partilhamos convosco é a de partilha de espaço. Uma excelente opção para cozinhas de pequenas dimensões, em vez de estar separada num espaço e desperdiçar espaço com paredes, o melhor será mesmo de derrubar paredes e ganhar metros quadrados. 

Uma cozinha aberta para a sala de estar e sala de jantar é, sem dúvida, uma excelente solução, tal como pode conferir neste exemplo e noutros que partilhamos nesta galeria de imagens. 

O espaço torna-se mais luminoso e aberto, além de quebrar a solidão, de quem fica a cozinhar ou lavar a loiça! Esta cozinha branca em L, é um exemplo de uma cozinha moderna e pequena, onde souberam dar a volta ao problema do tamanho. 

2- Colocar um espelho

O espelho na cozinha! Não se tinha lembrado desta solução, pois não?

Então, agora já fica a saber de como pode contornar o problema de um espaço mais estreito. É verdade, o espelho é um grande aliado e permite tornar visualmente espaços maiores, do que são na realidade. Por outro lado, os três candeeiros a refletirem nele trazem mais luminosidade e amplitude ao espaço. Vê, é só truques! 

Faça igual…

4 – Assimetrias

Nem todos os espaços apresentam-se sob linhas retas, há espaços bem assimétricos, que se tornam difíceis de projetar algo, nomeadamente se tiverem ainda, o factor espaço, tal como este projeto que vos apresentamos aqui. 

Numa situação destas pode considerar – um planeamento sob medida; um espaço aberto para outra divisão e uma cozinha branca ou outra cor clara, para captar mais a luz e parecer maior. 

5. Opção com bar

Se tiver uma cozinha pequena e optar por integrá-la na sala de estar e sala de jantar, pode considerar a hipótese de um bar, que subtilmente cria uma divisão entre os vários espaços. Além de se tornar uma área de refeições rápidas/informais e de apoio, enquanto cozinha. 

Esta solução, de bar, tem vindo a ser usada cada vez mais e nos mais diversos designs de cozinhas. 

6- Super luminosa

Cozinhas modernas por HPONCE ARQUITECTOS
HPONCE ARQUITECTOS

Cocina – B+H45

HPONCE ARQUITECTOS

Favoreça ao máximo a luminosidade natural, é importante não criar barreiras em frente às suas janelas, de modo a que a luz solar possa propagar-se por todo o espaço. Por isso, prefira cortinas leves e claras. 

Tenha também em atenção a luminosidade artificial, esta pode existir em vários pontos e de diferentes maneiras.

Mais uma vez, temos um exemplo de cozinha branca, uma vez que esta cor favorece imenso os espaços mais reduzidos. Esta cozinha até engana à primeira vista… Parece maior do que é realmente, não é verdade?!

7- Mesa retráctil

Cozinhas modernas por MoDULoW

Finalmente, partilhamos convoco uma opção bem astuta… Será que já descobriu qual é? Bom, a verdade é que o subtítulo já encaminhou a resposta!

De facto, a mesa retráctil pode ser a sua solução para colmatar a falta de espaço, já que pode recolhê-la sempre que não a usar, de forma a ter mais espaço para a circulação e movimentação. 

Descubra mais ideias aqui: Aumente EXPONÊNCIALMENTE a sua cozinha pequena.

Qual destas soluções vos agradou mais? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!