12 ideias sensacionais para dar textura às suas paredes

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

12 ideias sensacionais para dar textura às suas paredes

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Salas multimédia  por grupoarquitectura
Loading admin actions …

As texturas convertem as paredes de uma casa em pura decoração, criando contrastes de materiais, luzes e sombras. Uma parede com um acabamento diferente fará com que todo o conjunto resulte em algo muito mais atractivo. 

Se decidir dar uma textura às suas paredes, deve ter em conta o estilo decorativo do espaço em que o decide fazer, escolhendo assim a textura adequada. Pense nas cores, nos materiais e no estilo do espaço e se lhe quer dar um aspecto sóbrio e elegante, ou um toque relaxado e informal. Há texturas de personalidade muito marcada e outras mais sóbrias, mas qualquer uma delas é uma excelente opção para a decoração de sua casa.

No livro de ideias de hoje, mostramos-lhe 12 sensacionais paredes. 

Acompanhe as nossas ideias e inspire-se. 

Com tijolo

As paredes de tijolo são uma boa opção. Este material cria uma textura interessante, é tendência e tem, sem dúvida, muita personalidade. Com a sua presença, qualquer ambiente se torna mais especial. 

Sendo representativa do estilo industrial, esta tendência de deixar a descoberto os acabamentos da nossa casa regressa com força e deixa-nos ver os materiais na sua essência, impregnando de estilo os espaços.

2. Com madeira

madeira é, sem dúvida, um material protagonista na decoração. É bonita, natural, confortável e cálida, e ainda que seja a estrela nos móveis e no piso, também é perfeita para revestir paredes. A sua instalação é relativamente simples, pelo que se tem jeito para as lides construtivas, pode fazê-lo por si próprio. Ainda assim, cremos que a ajuda de um profissional é sempre uma mais-valia.

As paredes revestidas em madeira trazem um maravilhoso toque decorativo, perfeito para todos os estilos. 

3. Acabamentos metálicos combinados com a madeira e a natureza

Para uma abordagem mais complexa, pode mesclar uma maior quantidade de texturas nas paredes de casa, recorrendo a diversos materiais que enriquecerão o interior. Os acabamentos de cada material são perfeitos para acrescentar textura e cor aos espaços, como podemos ver nesta imagem que combina um tipo de cerâmica com acabamento metálico com madeira e vegetação. 

4. Com um jardim vertical

Um jardim vertical traz múltiplos benefícios ao ambientes de uma casa, entre eles os ecológicos, psicológicos e corporais. Para levar a natureza para o interior da casa, há projectos muito originais que se adaptam aos espaços e às necessidades. 

Com uma parede coberta por um jardim vertical pode dar esse toque natural a qualquer área da sua casa, mesmo que tenha pouco espaço, pois o facto de estar na vertical não afecta a circulação.

5. Com pedra natural

A pedra, como todos os materiais naturais, oferece riqueza aos ambientes. Este material existe em vários tons e formatos pelo que pode até combinar vários tipos de pedra como o granito e o arenito. Dependendo do que misturar, obterá resultados diferentes. 

Uma das grandes vantagens da pedra é a sua resistência ao passar do tempo pelo que é sempre uma aposta segura para casas robustas e com carácter.

6. E artificial

Paredes  por homify

Quando o orçamento é menor, pode-se recorrer a materiais sintéticos, mais baratos, mas que produzem efeitos semelhantes. Se preferir, por exemplo, uma pedra de imitação, pode acrescentar-lhe um toque decorativo especial como uma capa de cor e complementá-la com ornamentos decorativos que a valorizem.

7. Painéis 3D

Os painéis tridimensionais dão vida às paredes com os seus desenhos modernos e contemporâneos. Podem ser feitos de fibras naturais e pintados de uma cor qualquer. Estes painéis são ligeiros e amigos do meio ambiente. Para além disso, são fáceis de instalar.

8. PVC

Salas de jantar  por Studio²
Studio²

Jantar

Studio²

Um dos materiais mais utilizado para criar texturas nas paredes é o PVC. Trata-se de um material que é resistente à condensação e à humidade, pelo que se ajusta a qualquer ambiente da casa. É fácil de limpar e manter, sendo que a sua função supera o ponto de vista estético.

9. Azulejos texturizados

Os azulejos com relevos e texturas dão mais profundidade e dinamismo às paredes. No projecto da imagem, usam-se azulejos brancos, mas que se diferenciam pela sua textura que sobressai na decoração da cozinha. 

Os toques de cor vêm dar-lhes vida. 

10. Placas de gesso

O gesso é um dos materiais mais utilizados na construção devido às suas múltiplas funções. Na decoração de interiores, o gesso oferece muitas alternativas para transformar os ambientes da casa, desde a decoração de tectos à elaboração de molduras e paredes com muita personalidade. Este é um exemplo inspirador daquilo que podemos alcançar nas paredes de casa com este material.

11. Para dividir ambientes com muito estilo

Os arquitectos de interiores recorrem a divisórias de ambientes para criar um ponto focal de atenção a partir do qual os demais elementos fluam. Com um painel 3D, como o desta imagem, poderá consegui-lo facilmente. A cor e as texturas fazem com que a parede adquira vida e movimento, tornando a decoração digna de página de revista. 

12. Com têxteis

Como mencionámos no início deste livro de ideias, há texturas com personalidades muito marcadas e outras mais despojadas. Estas últimas são perfeitas para as cabeceiras de cama que pedem cores mais simples e claras.

Os têxteis são a melhor opção para este ambiente da casa. Neste projecto, a cabeceira da cama mais não é do que uma parede acolchoada e acolhedora que compõe uma atmosfera especial e acolhedora, plena de elegância. 

Qual destas paredes mais o encantou? 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!