Que tal um look retro?

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

Num país onde a palavra preferida é saudade, que cultiva a nostalgia, que gosta de lembrar o passado claro que os estilos retro e vintage  são reis.

Cada vez mais trendy, cada vez mais democrático, o estilo retro não é novo e parece mesmo que veio para ficar por mais uns longos anos. Há muitos sinais da sua crescente popularidade: feiras vintage em segunda mão, antiquários, as lojas que recriam mobiliário mid-century, as marcas com formas e cores que lembram outros tempos… A dica é sempre: misturar elementos modernos de design  com peças do passado.

Os nossos especialistas na homify reconhecem esta tendência e temos um portfólio cada vez mais rico de projectos onde este estilo predomina. Senão acredita espreite estas sugestões que reunimos para si. Prepare-se para viajar no tempo.

Mobília a condizer

Sala de estar  por Baltic Design Shop
Baltic Design Shop

Couchtisch Cosmo im Retro-Look

Baltic Design Shop

Mais uma vez o estilo escandinavo a encontrar-se na perfeição com um look retro. Um sofá em cinza e uma mesa-puzzle em tons também ele suaves. Tão simples e com tanta personalidade. Estilo escandinavo com um toque retro. Puro, minimal e geométrico, digno de uma residência, de um edifício comercial, de uma galeria de arte.

Vai um jogo de xadrez?

Esta cozinha é a combinação perfeita entre um filme americano dos anos 60 e as cozinhas trendy que estamos habituadas a ver numa casa escandinava. Consegue sonhar mais alto? Depois, o destaque é o piso: chão bicolor preto e branco, super cinematográfico, a abrir o plano à criatividade. Ah e aquele frigorífico Smeg. Uma interpretação da Russian For Fish — Retro mais retro não há!

O passado agora

Parede e piso  por MUES design
MUES design

Papier peint Oscar – Collection ANNEES FOLLES

MUES design

Sabe o que pode ajudar a recriar o estilo retro em sua casa? O sotão/baú de casa dos avós. Há tantas coisas que podemos descobrir nestes templos guardiões de tesouros! Restos de papel de parede é um deles — para cobrir uma parede num cantinho lá de casa, como o que vemos na imagem. Estilo retro quase instantâneo se escolher um papel de parede parecido com este. Um must!

Retromania

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Cozinhas ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Às vezes um candeeiro transforma uma divisão; já alguma vez experienciou esta sensação? O arquitecto português Tiago Patrício Rodrigues é o autor desta cozinha giríssima, com pequenos detalhes: candeeiro amarelo, loiça de casa da avó, mosaicos cor de laranja na zona do fogão, um poster antigo. Uma breve viagem aos anos 50/60, a um dos grandes temas da decoração retro: cores fortes e vibrantes à boa maneira da pop art.

Tapetes geométricos

Tiles desenhada por Domingos Ferreira: Parede e piso  por Two Six
Two Six

Tiles desenhada por Domingos Ferreira

Two Six

Outro truque infalível é escolher tapetes com padrões geométricos e cores fortes. Este que vemos na imagem é do nosso especialista português Two.Six.

Acessórios decorativos

Outro detalhe irresistível muito possivelmente encontrado num tesouro de família — um telefone analógico. Lembra-se daquele som?

E estes dois cadeirões em verde seco? Fazem uma sala de estar!

Cadeirão Bi Silla designed by Silvia Ceñal: Sala de estar  por Two Six
Two Six

Cadeirão Bi Silla designed by Silvia Ceñal

Two Six

Ou estas poltronas de autor, assinadas pela marca portuguesa Two.Six.

Qual destas imagens gostaria de reproduzir em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!