Soluções para dividir e organizar espaços comuns

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
homify Quartos escandinavos
Loading admin actions …

Com casas pequenas e famílias que crescem, é crucial que saibamos e consigamos aproveitar ao máximo o espaço da nossa casa. Um quarto que vira também escritório, uma sala para relaxar e para trabalhar, um atelier com espaço de refeições… enfim! As soluções precisam-se, mas é natural que com o corre-corre do dia-a-dia as ideias não nos apareçam na cabeça e não tenhamos forças nem energias para as criar. Para isso existe a homify: basta dar-nos algumas palavras-chave que, em segundos, encontramos soluções variadas para si! No artigo de hoje, dedicámo-nos a encontrar ideias que façam a divisão de espaços comuns, ao mesmo tempo que o ajudem a ter tudo organizado. Soluções mais ou menos simples, com maior ou menos investimento, que o vão ajudar a ter uma vida mais confortável e com o mesmo espaço.

Divisória estrutural em madeira

Apartamento São Caetano, VSS ARQ VSS ARQ Salas de estar minimalistas

Este tipo de divisória ajudá-lo-a a manter a luz natural em ambas as zonas, mesmo que seja um espaço pequeno. Aliás, é uma solução perfeita para espaços pequenos, onde não tem onde colocar mais uma estante ou um sofá. Por vezes a construção das assoalhadas limitam-nos no que toca a opções de disposição do mobiliário – para esses casos, soluções perfeitas como esta são bem-vindas!

Estantes polivalentes

As estantes são óptimas companheiras para que consiga levar a cabo a missão de dividir sem desperdiçar. Polivalentes, podem guardar imensa coisa – desde livros, brinquedos, aparelhos electrónicos – ou servir e bem de elementos decorativos. Além disso, como há a opção de não terem parte de trás, podem ter duas frentes, sendo aproveitadas em ambas as zonas. Mas mesmo que um dos lados seja fechado, pode sempre colocar um vinil decorativo ou pendurar um quadro de recados, por exemplo! Acredite que vão ser as suas melhores amigas nesta tarefa!

Diferentes pavimentos

Os diferentes pavimentos organizam-lhe o espaço apenas visualmente. No entanto, a sensação de organização que acabam por transmitir é única e fantástica, havendo a ideia de que tudo está no sítio! Na cozinha, por exemplo, separe a zona de refeições da zona de preparação das mesmas – o pavimento mais perto da bancada ajudá-lo-á também a ter um espaço mais limpo, pois deverá ser feito de um material mais resistente a nódoas e anti-derrapante.

Colocação estratégica da mobília

homify Salas de estar mediterrânicas

Um sofá que está de costas para a mesa de refeições, uma cama cuja cabeceira está desencostada da parede ou uma secretária a meio da sala ajuda-o a fazer uma divisão clara entre uma zona e a outra. Fácil, rápido e super inteligente, já que não tem que adquirir mais nada!

Jogo com o design do interior

Aprenda a tirar o melhor partido possível do desenho que o interior da sua casa tem: um pilar na sala? Aproveite-o para fazer uma estante! Uma parede que está aparentemente a mais? Faça dela as costas do seu novo sofá! Escadas impossíveis de mudar? Faça delas arrumação – nos degraus ou no vão, tudo vale! É mesmo importante que saibamos ler o design que temos à nossa frente, porque muitas vezes podemos ter a resposta mesmo diante dos nossos olhos!

A ilha da cozinha

homify Cozinhas modernas

Sendo que, por si só, a ilha já assume o papel de divisão da cozinha, utilize-a para optimizar os diferentes espaços: por exemplo, tenha arrumação por baixo do fogão para ter os utensílios utilizados neste electrodoméstico. Pode também prolongá-la com um tampo para servir as refeições, fazendo com que tenha que andar pouco para passar o jantar do fogão directamente para a mesa!

Lareira com frente dupla

Antes de terminarmos, há ainda tempo para uma última sugestão mais de raíz, mais ousada, mas que sem dúvida nenhuma vai transformar a sua sala, cozinha, quarto ou escritório: uma fantástica lareira com duas frentes, impossível de resistir e de não adorar!

Que solução se encaixa melhor no seu problema?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista