Decorar ao estilo DIY Shabby Chic

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

O termo Shabby Chic chegou até aos dias de hoje por cultura inglesa, e na verdade, até hoje ainda não existe qualquer palavra em português que a substitua. Este conceito, criado pela designer inglesa Rachel Ashwell em 1989, tem como objectivo definir o  encontro entre o aspecto visual do mobiliário antigo com novos elementos, romantismo e elegância. Esta mistura de elementos modernos com peças antigas, com a paleta de cores neutras transforma o ambiente do espaço. Branco, pérola, azul claro, bege, rosa antigo, verde água são as soluções cromáticas mais usadas. Este estilo apresenta-se como uma tendência, onde os móveis apresentam-se com um ar gasto, inacabados. É a partir deles que nascem estas peças únicas e delicadas com um ar revivalista e retro.

Neste artigo, descubra com os especialistas homify como introduzir estas peças em sua casa e criar fantásticos ambientes com um estilo único.

Um estilo inconfundível

Janelas e portas rústicas por Cabbages & Roses

Os designers da Orchid Furniture trabalham em estreita colaboração com vários restauradores de móveis antigos, especialistas e fabricantes de de colecções e reprodução. Estas viagens inspirar novos projectos e ideias, como o exemplo que pode ser visto no lado esquerdo. Estas peças de estilo oriental certamente provocam esse ambiente vintage, e pode ser agrupado com móveis elegantes mais gastos e tradicionais, para criar um espaço vibrante e visualmente interessante.

Nas cozinhas

Na cozinha também poderemos explorar o estilo Shabby. Esta foi projectada pelo consultor Michele Romano e inclui um detalhe muito característico desta expressão decorativa: o candeeiro de cristal, a conferir um apontamento de elegância a este espaço.

Quartos e outras divisões

Esta é a marca do estilo Shabby Chic: os móveis com aparência antiga e sempre com linhas curvilíneas, trabalhadas, acessórios delicados, espelhos, rendas e tecidos fluídos, padrões românticos e florais, flores naturais. O chão em madeira ou alcatifa.

Os espelhos e os papéis de parede

  por Cabbages & Roses
Cabbages & Roses

Bespoke Wallpaper

Cabbages & Roses

Os espelhos com uma moldura envelhecida são outro clássico do estilo Shabby. Recupere um espelho antigo e siga a proposta da inglesa Cabbages & Roses. Um espelho que emana beleza, que reflecte a essência delicada da sua casa. Com este estilo, vem outra decoração característica: os papéis de parede. Desenhados na sua essência com elementos da natureza, este tipo de decoração de parede proporciona um ambiente fantástico e elegante a esta divisão da casa.

Cortinas e acessórios

As típicas cortinas Shabby Chic são essencialmente de marca inglesa, e conseguem surpreender-nos com desenhos fantásticos numa perfeita combinação entre os tecidos e os restantes elementos. Para os leitores mais admiradores desta tendência, aconselhamos que dêem uma olhada nas colecções do estilo do vintage, onde as cortinas e as almofadas (e até mesmo a roupa!) exibem cada vez mais uma harmonia com este estilo. Como pode ver na imagem, as cortinas protagonizam um cenário diferente à janela, e os acessórios modernos, tal como a lâmpada de mesa de prata, parecem combinar ao lado dos móveis mais tradicionais.

Interessou-lhe o nosso artigo? Deixe a sua opinião na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!