Cozinhas ecléticas por nuリノベーション

5 cozinhas compactas para casas (muito) pequenas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A situação actual das cidades, que apresentam escassez de espaço, leva a que arquitectos, construtores e decoradores criem casas mais pequenas, aproveitando ao máximo as áreas disponíveis para integrar o maior número possível de unidades habitacionais. Este tipo de configuração espacial é cada vez mais popular e consideravelmente mais fácil de equipar. 

Contudo, até as casas compactas necessitam de cozinhas bem equipadas e confortáveis para se preparem os alimentos e se façam as refeições sem constrangimentos.

A pensar nisso, mostramos-lhe hoje cinco cozinhas compactas que incluem todas as comodidades e são totalmente funcionais.

Descubra-as. 

1. Em madeira

Cozinhas clássicas por dwarf

A superfície de preparação de alimentos, a pia e o fogão surgem agrupados numa ilha compacta. Na parte inferior, há uma área de armazenamento de grande capacidade. Não é exagerado dizer que esta cozinha cobre todas as funções necessárias neste espaço. Uma superfície grossa de madeira harmoniza-se com o piso da casa e com as vigas do tecto, criando um ambiente cálido e acolhedor que exalta o carácter familiar do espaço.

2. Conectada com a área de refeições

Cozinhas ecléticas por nuリノベーション
nuリノベーション

キッチンとダイニングテーブルをつなげたデザイン

nuリノベーション

O conceito desta cozinha passou por criar uma área social onde os moradores pudessem conviver ao preparar as refeições. O plano aberto faz com que o cozinheiro possa dialogar com os restantes membros da família enquanto cozinha. A bancada da cozinha encontra-se a um nível mais baixo, tendo-se optado por prolongá-la, criando-se como que uma mesa que facilita a conexão previamente mencionada. O balcão integra prateleiras que serviram para colocar alguns ornamentos no espaço. 

3. No centro

Esta cozinha peculiar situa-se no centro do espaço, pelo que se criou uma circulação satélite que distribui as áreas que se encontram ao redor da cozinha. A pequena cozinha permitiu criar uma situação propícia ao convívio e à comunicação com o resto da casa. O acabamento da ilha, mesa e cadeiras é muito similar ao da madeira utilizada no piso, o que cria um efeito visual muito particular, integrando a cozinha com o espaço e tornando-o mais amplo.

4.Com uma nota de cor

Como temos visto em repetidas ocasiões na homify, a utilização do branco em espaços pequenos permite que a luz reflicta da melhor maneira, fazendo com que o espaço tenha uma maior sensação de amplitude. Neste exemplo, porém, usa-se o branco mesclado com armários de uma tonalidade azul acinzentada que combina na perfeição com o balcão e os acessórios de madeira. A cor ajuda a dar um toque de personalidade à cozinha.

5. Estilo minimalista

estilo minimalista é um grande aliado das cozinhas compactas. O trabalho realizado nesta cozinha cria um espaço compacto e muito elegante. Os balcões de cor branca permitem que se torne muito funcional e a janela deixa entrar um generoso fluxo de luz natural, acentuando a sensação espacial no interior. De realçar, ainda, o piso vintage a levar nostalgia a esta cozinha.

De que cozinha mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!