14 coisas que os convidados detestam quando visitam a sua casa

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

14 coisas que os convidados detestam quando visitam a sua casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Salas de jantar  por Prestigious Textiles, Clássico
Loading admin actions …

Todos nós gostamos de juntar a família e os amigos para ocasiões especiais. Com boa comida, bebidas e conversa, a diversão é garantida. Mas, sabia que um dos principais tópicos de discussão durante as festas é a sua casa? O interior, a decoração e os valores estéticos são temas que se discutem com frequência nestas ocasiões.  

Avisamo-lo, com antecedência, de que se trata de um artigo que revelará todos os segredos sobre as conversas dos seus convidados! Pronto, estamos a brincar. Mas, olhe que a coisa funciona mais ou menos assim.

Veja lá.

Onde fica a casa de banho?

Casas de banho  por Grand Design London Ltd, Clássico
Grand Design London Ltd

The Broadway, SW19 – Extension & Bathroom Renovation

Grand Design London Ltd

Os convidados também hesitam a procurar a casa de banho. Um bom anfitrião nunca deve deixar que o convidado pergunte onde é a casa de banho. Mostre-lhe, à partida, onde ela fica. Acredite em nós: vai poupar algum embaraço.

A campainha não funcionar

Casas  por MWE Architects, Moderno
MWE Architects

Riggsacre, Corbridge

MWE Architects

Não podemos culpar os convidados de acharem frustrante a campainha não tocar e terem que ficar à espera durante longos momentos até que alguém os ouça. Empurre a preguiça e contacte um técnico. Faça isso já hoje! 

Onde colocar os sapatos?

Corredores e halls de entrada  por Specht Architects, Moderno
Specht Architects

Manhattan Micro-Loft

Specht Architects

A única coisa mais aborrecida do que o seu anfitrião lhe pedir para tirar os sapatos é não encontrar um local para os arrumar.  

Não subestime os sapatos dos seus convidados. Podem ser preciosos para eles! Escolha um espaço subtil para que sejam deixados comodamente à entrada. 

Procurar toalhas

Casas de banho  por Celia Sawyer Luxury Interiors, Moderno
Celia Sawyer Luxury Interiors

Fairways at the Bishops Avenue

Celia Sawyer Luxury Interiors

Ter toalhas de mão não só melhora a estética da sua casa de banho, como também é uma questão de cortesia para os seus convidados. Estando numa casa que não se conhece, é constrangedor andar à procura de uma toalha.

Ai que a curiosidade matou o gato!

Quartos  por Will Eckersley, Minimalista
Will Eckersley

Darnley Road

Will Eckersley

Vamos assumir: já todos fomos, se calhar, mais curiosos do que aquilo que devíamos. Logo, se está a planear esconder algumas das suas coisas por detrás das portas dos armários, esqueça. É possível que alguém as encontre – embora não devesse ser assim! Ter open closets é sempre uma boa ideia.  

Este talher é mesmo para quê?

Tratando-se apenas de um jantar ou convívio entre amigos e família, deve deixar os seus convidados à vontade, mantendo as coisas um tanto ou quanto informais. Um grande anfitrião não é, necessariamente, o que leva a etiqueta à letra. Claro que há regras básicas de educação que não devem ser esquecidas. Mas, por vezes, também importa manter um nível de descontracção que deixe os convidados seguros e confortáveis.

A sua casa pode intimidar os convidados

Salas de jantar  por homify, Moderno

A casa é sua e faz dela o que entender. Estamos certos de que é bonita e que os seus convidados vão apreciá-la, mas não precisa de estar sempre a falar sobre ela ou a mostrar as suas novas aquisições para não causar estranheza.

Não permitir aos convidados que o ajudem pode deixá-los frustrados

Salas de jantar  por Oakman, Moderno
Oakman

Rear Extension

Oakman

Permitir que os convidados contribuam e ajudem pode ajudar a quebrar o gelo e a fazê-los sentir incluídos. De outra forma, poder-se-ão sentir postos de parte e ignorados. Por muito que goste que os seus convidados descansem e apenas usufruam de um bom momento, aceite a ajuda nem que seja para uma pequena coisa como levar mais cadeiras para a mesa ou abrir o vinho. 

Está muito calor no interior?

Salas de estar  por homify, Moderno

A temperatura ambiente ideal não é igual para todos. Se é friorento, lembre-se que o seu convidado pode não se sentir muito confortável numa sala que pareça saída dos trópicos. Alcance um compromisso e mantenha a temperatura amena. No Inverno, deixe mantas prontas nos sofás. No Verão, uma janela aberta para o jardim vem sempre a calhar.

A distribuição dos lugares

Salas de estar  por A1 Lofts and Extensions, Minimalista
A1 Lofts and Extensions

Richmond Full House Refurbishment

A1 Lofts and Extensions

A distribuição dos lugares à mesa vai, não raras as vezes, de mãos dadas com a proximidade entre cada elemento e com a idade dos convidados. As crianças podem ter uma mesa mais pequena e separada da mesa dos adultos. Se não tiver uma mesa própria para o efeito, acomode as crianças num dos extremos da mesa pois são irrequietas e depressa se levantarão para brincar. A pessoa que está responsável pelo jantar, deve ficar mais perto da cozinha. Em relação aos idosos, mantenha-os confortáveis e sentados ao pé de uma cara familiar que os possa ajudar no que precisarem.

Mantenha a normalidade

Salas de estar  por House Envy, Escandinavo
House Envy

Bloominville Storage Unit

House Envy

Pode ter um acérrimo interesse por uma pintura ou por um certo tipo de música, mas pedir a opinião dos seus convidados pode deixá-los desconfortáveis. Pense duas vezes antes de pedir opinião sobre tópicos intrincados. 

Escolha da música

Se o seu jantar tiver música ambiente, crie uma playlist diversificada e própria para a ocasião. Mantenha a música baixa para as pessoas se ouvirem. Se calhar, deve deixar o heavy metal ou o house para outras ocasiões. Pode, ainda, deixar a televisão ligada, mas baixa ou em silêncio, a menos que se tenha reunido para ver um jogo de futebol ou que um dos seus convidados lhe peça para ver alguma coisa.

Não despolete inveja

Paredes  por Rebel Walls, Escandinavo
Rebel Walls

Lily Pond

Rebel Walls

Ter um grande sentido de estilo pode criar inveja nos seus convidados. Não se gabe em demasia!

Demasiado conforto

Jardins  por Gullaksen Architects, Mediterrânico
Gullaksen Architects

Moroccan style garden

Gullaksen Architects

E, por fim, se a sua casa for muito confortável, aquilo de que os convidados podem não gostar é mesmo de ir embora.

Qual foi a situação mais estranha por que passou num almoço ou jantar em casa de outra pessoa?
Casas  por Casas inHAUS, Moderno

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!