Casa rua Castro Matoso: Corredores e halls de entrada  por Sónia Cruz - Arquitectura

Casa banal torna-se fenomenal!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Quando toca a ter casa própria todas as soluções são válidas! Há quem deseje sobretudo ter uma casa novinha a estrear, e há pessoas para quem o maior gosto na vida é poder escolher uma casa velha e feia e restaurá-la até ficar ao seu gosto pessoal. E depois há quem, por condicionantes orçamentais ou porque herdou uma casa de família se vê a braços com a tarefa de remodelar e restaurar… Um projeto grato, mas nem sempre muito simples!

Se por gosto ou destino tem uma casa a precisar de atualizações urgentes este artigo é para si. Aqui vai perceber que nada é impossível e quiçá tirar boas ideias para o seu projeto. Da autoria do gabinete “Sónia Cruz Arquitectura”, este projeto incidiu na recuperação e remodelação, interior e exterior, de uma moradia unifamiliar situada na cidade de Aveiro.

Uma casa simples e banal, com uma arquitetura tão comum nas ruas das cidades do nosso país, mas que sob a mestria destes profissionais se tornou numa casa fantástica. Vamos conhecê-la juntos e perceber como será bom morar ali!

Exteriores modernizados

Não sabemos qual seria o aspeto da casa antes das obras de reabilitação, mas atualmente a moradia apresenta uma fachada extremamente moderna, não só nos materiais mas também nas cores. O azul acinzentado do piso superior combina na perfeição com o cinzento do cimento aparente do piso inferior r com o portão de garagem cinzento antracite.

Claramente o telhado foi substituído e apresenta as telhas vermelhas tão típicas do nosso país, novas e intactas. De igual forma as caixilharias das janelas foram substituídas por versões modernas de cor cinzento escuro, mas a sensação que o conjunto nos deixa é a de não ter havido grandes mudanças estruturais na fachada. E está tudo bem!  Muitas vezes não são precisas  mudanças radicais para atualizar o espeto de uma construção com alguns anos.

Um toque de originalidade

Junto ao moderno portão de garagem encontramos três círculos de cor preta e com algum volume. Não sabemos se têm alguma funcionalidade inerente ou se são apenas adornos de fachada, mas o certo é que conferem à casa um toque de originalidade que faz a diferença.
As janelas de vidros brancos opacos asseguram a privacidade dos interiores sem comprometer a entrada de luz solar, o que torna esta uma opção perfeita para casas cujas janelas dão diretamente para a rua ou para a casa dos vizinhos.

Escadas interiores

Entramos? É que lá dentro está-se muito bem! Logo à entrada deparamo-nos com as escadas de acesso aos quartos no primeiro piso e ficamos presos ao seu magnetismo. De madeira maciça estas escadas foram recuperadas e mostram todo o seu brilho aconchegante. A escolha do branco para paredes e tetos é um clássico da arquitetura moderna, conferindo ao espaço um ar de arejamento e limpeza, e ao mesmo tempo uma dimensão que este provavelmente não terá.

Mas a característica  mais marcante destas escadas é sem dúvida o magnífico corrimão de ferro forjado e madeira maciça, com a suas ondas e curvaturas suaves.

Luminosidade e privacidade

Numa outra perspetiva apercebemo-nos da intensa luminosidade que entra através da porta de vidro fosco e de como essa luz é fundamental para a vivência dos interiores, tendo sido um dos objetivos fundamentais da remodelação sofrida. O chão de madeira foi substituído e o novo pavimento brilha com um aspeto e um padrão de madeira muito atual.

A sala de refeições estreitamente ligada com a cozinha

Moderna e minimalista, a sala de refeições tem comunicação direta com a cozinha, mas não em plano aberto como é costume ver-se nas remodelações de hoje em dia. No entanto o espaço não era abundante e para evitar limites definidos e sensação de clausura a porta que divide os dois espaços é de correr, o que liberta de imediato uma porção generosa da divisão e dá uma sensação de maior abertura.

Linhas direitas e modernas e o espaço bem aproveitado

Espreitamos para dentro da cozinha um pouco mais de perto para entender na perfeição as escolhas feitas. A cozinha é moderna, prática e funcional, de linhas direitas e uma predominância do branco com alguns apontamentos de cinzento, como as bancadas e o exaustor. Aqui a madeira que pavimenta todo o restante chão foi substituída por um pavimento em cimento autonivelante no seu tom cinzento que lhe é naturalmente característico. Uma opção durável e de fácil manutenção, sem descurar o aspeto estético.

A simplicidade é sublime

Menos é mais, é o mote do movimento minimalista, e nesta casa de banho é uma verdade indiscutível. Móveis simples brancos e loiças sanitárias com um desenho moderno mas despretensioso, são os elementos funcionais que a constituem, e o espelho redondo sem adornos ou brilhos é o seu complemento perfeito. O toque de luxo é dado pelos veios cinzentos do bonito mármore que envolve as paredes! Um expoente da beleza minimalista…

Minimalismo em tons de branco

E por último um quarto. Minimalista, no estilo que se quis imprimir a toda a casa. Passando além da luminosidade e da amplitude das paredes brancas, aqui queremos sobretudo enfatizar os enormes armários que foram adicionados na remodelação destes interiores. É que manter um estilo puro e minimalista exige um firme compromisso com a arrumação e portanto é necessário que tudo encontre o seu lugar. E fica mais espaço para respirar…

Ama o estilo minimalista? Então veja também esta ’Reabilitação especial e minimalista’.

Se pudesse gostava de reabilitar uma casa antiga ou preferia mesmo construir uma nova?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!