Quartos modernos por federica basalti home staging

8 magníficos apartamentos com ideias para aproveitar o espaço

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Na arquitectura moderna, lida-se muito com o problema da redução dos espaços disponíveis o que complica, e muito, a organização da casa. Num cenário em que as nossas necessidades se mantêm intactas ou, pelo contrário, aumentam, apostar em espaços multifuncionais que ofereçam soluções engenhosas tendo em vista as limitações espaciais é quase um imperativo na hora de considerar qualquer projecto arquitectónico. Os nossos profissionais sabem disso. 

Neste livro de ideias, apresentamos-lhe oito projectos de apartamentos que sobressaem pelas ideias práticas e originais concernentes ao aproveitamento de espaço. Propomos-lhe que veja cada projecto com atenção pois há ideias que pode facilmente pôr em prática em sua casa.

1. Com a biblioteca integrada

Salas de estar modernas por MIROarchitetti
MIROarchitetti

la zona giorno

MIROarchitetti

Se é um amante da literatura, então não pode dispensar, em sua casa, um local para guardar os seus livros preferidos. Uma boa opção é criar nichos na parede e usá-los como prateleiras para dispor a sua colecção literária. Como é óbvio, uma estrutura desta natureza, pode também ser usada com outros fins, pelo que lhe pode pode atribuir a função que melhor lhe sirva. Seria um bom espaço para arrumar toalhas e lençóis, roupas ou para exibir ornamentos decorativos. Neste caso, é uma verdadeira biblioteca integrada na parede. Assim, a curta passagem para o quarto não ficou desaproveitada. Uma opção engenhosa. Não lhe parece?

2. Sala de estar: um pedestal aproveitado

Escritórios e Espaços de trabalho  por Archifacturing
Archifacturing

Salva spazio

Archifacturing

Seja qual for o espaço disponível, é sempre possível optimizar o seu rendimento. Muitas vezes, quando olhamos para determinada área, não lhe encontramos nenhuma função. Mas, nada como usar a criatividade ou recorrer à ajuda de um decorador, para vermos para lá do óbvio. Repare no que aconteceu nesta sala de estar integrada com o escritório. O pedestal que os separa, e que eleva o escritório, foi usado para se embutirem gavetas profundas e altas. E assim, de forma simples, se criou um espaço de armazenamento adicional. Pode, também, usar os degraus da sua escada para o efeito: cada degrau, uma gaveta embutida.

3. Paredes com surpresas

Não é incomum encontrar nos apartamentos, espaços destinados a múltiplas funções. Este é um recurso a ter em conta quando as dimensões não são generosas. Nestes casos, o engenho é determinante para criar espaços práticos que satisfaçam as demandas dos moradores. É precisamente isso que ocorre neste projecto cuja sala tem uma parede que esconde uma cama. Uma sesta depois de comer? Nem precisa de sair da área de refeições.

4. Cozinha semi-circular

A organização do espaço é determinante em apartamentos pequenos pelo que se opta amiúde por projectos baseados no conceito de open space, ou seja, de integração de espaços. A distribuição dos vários elementos é um desafio pois cada um deve encaixar na perfeição para permitir a gestão bem sucedida do espaço. Segundo este conceito, os espaços são totalmente abertos. Nesta casa, o quarto, a sala de estar e a cozinha comunicam visual e fisicamente, sendo que esta última aproveita o desenho da parede, acompanhando-o e fazendo uma esquina arredondada. 

5. Na cozinha: aproveitamento máximo

Como mencionado, em apartamentos pequenos, cada centímetro conta pelo que não se deve desaproveitar nenhum recanto. Os profissionais responsáveis pelo planeamento deste apartamento, em geral, e da cozinha, em particular, sabem disso. A sua perícia na organização do espaço disponível levou, entre outras coisas, à instalação do microondas num nicho da parede, uma solução que permitiu libertar a superfície correspondente ao mesmo com vista a poder usá-la para outros fins.

6. Um loft cheio de encanto

A optimização do espaço em apartamentos pequenos tem a sua máxima expressão em projectos como este: um loft no qual se apostou por elevar a zona do quarto, ganhando-se assim espaço em baixo que acabou por servir para se criar uma pequena zona de estar. Uma solução pragmática e encantadora para um apartamento funcional, de estilo industrial.

7. No quarto, móveis adaptados

Problemas em colocar o roupeiro do quarto num apartamento pequeno? Não sabe como organizar o espaço para introduzir soluções de armazenamento que levem ordem à sua casa? Neste caso, optou-se por um móvel de esquina que utiliza portas de trinco à moda antiga. Móveis adaptados às condições do quarto ou à medida serão os seus melhores aliados para resolver os problemas de um espaço pequeno.

8. Espaços abertos

Ter uma casa com dois pisos não implica, necessariamente, que se disponha de grandes espaços. Um sótão como este, situado em Milão é exemplo disso. A solução ideal para não ter que se abdicar nem de um centímetro foi aproveitar o espaço sob a escada para a zona de televisão. Para além disso, o branco usado expressivamente favorece a percepção de espaço e leva ligeireza ao conjunto.

Vai pôr em prática alguma destas soluções? Qual delas? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!