Salas de estar modernas por Ad Hoc Concept architecture

Casas pequenas e encantadoras para o inspirar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma casa pode ser de mil maneiras. Pode adaptar-se às nossas necessidades e converter-se no local agradável e acolhedor no qual desejamos finalizar o dia. As casas pequenas têm um encanto especial. Existe uma certa magia que envolve os pequenos espaços, especialmente se forem bem projectados e decorados, pois neles podem encontrar tudo aquilo de que precisa sem desperdício. 

Neste livro de ideias, mostrar-lhe-emos algumas casas pequenas, mas com interiores confortáveis, funcionais e bem aproveitados. Inspire-se neles. 

A fachada de uma pequena casa de pedra

Casas rústicas por MODULAR HOME

Esta casa de apenas um nível é uma proposta pré-fabricada de alta qualidade. Os pré-fabricados, ao contrário do que muitas pessoas pensam, podem ser personalizados em cada detalhe. Esta casa, por exemplo, tem um pequeno alpendre, agradável para receber os convidados antes de entrarem. É tão pequena que parece saída de um conto para crianças com as suas doces janelas de madeira, a pedra rústica e todos os outros detalhes.

No interior

Quartos rústicos por MODULAR HOME

Numa casa pequena, todos os centímetros contam, pelo que se deve optimizar cada espaço. Nesta casa, os tectos altos são uma mais-valia pois acentuam a noção de espaço, ampliando-a. Manteve-se, no interior, o tecto tradicional com vigas de madeira que se harmoniza com a fachada rústica, tal como as portas em madeira maciça.

Discreta, mas com uma surpresa no interior

Uma casa com uma entrada discreta, mas com um interior que nos surpreende. A sua materialidade e volumetria são simples. A cor com que se pintou a fachada é suave e contrasta com o tijolo que reveste a casa do vizinho. Houve, ainda, espaço para a inserção de um pequeno jardim a agraciar a atmosfera com os seus tons e frescura.

Por dentro

A pequena casa que víamos tem uma ampla e prática cozinha com armários que tiram partido das circunstâncias espaciais. A complexidade geométrica do lugar levou os profissionais a optar por móveis feitos à medida. Repare que os balcões estão quase totalmente desimpedidos, pelo que os moradores podem preparar as refeições sem quaisquer constrangimentos. A combinação entre madeira e tijoleira é convencional.

Pequena e na vertical

A nossa penúltima proposta é da autoria do gabinete Lengacher Emmenegger Partner AG. Trata-se de uma casa muito especial, com linhas simples e detalhes em cada uma das suas esquinas. A sua arquitectura privilegia um formato que se desenvolve na vertical, tendo-se aproveitado assim melhor as dimensões do lote. Os acabamentos são modernos, tal como a cobertura plana, apanágio deste estilo. 

O interior

No interior, a casa mantém a sua traça moderna. A cozinha surge inundada por um generoso fluxo de luz natural que entra através das amplas superfícies envidraçadas da casa. Os móveis, o piso e as cores são claras, oferecendo-lhe amplitude. O móvel da cozinha não tem puxadores ou qualquer outro tipo de ornamento, sendo assim mais prática na hora de limpar.

Um pequeno romance

Uma casa com uma imagem exterior intensa que sobressai pela cor viva usada para pintar a fachada. A contrastar com o vermelho estão as portas debruadas a branco. O deck é em madeira clara, o que torna o conjunto mais leve e agradável. Os candeeiros suspensos lembram-nos os candeeiros usados nos barcos. Aliás, o tema marítimo é uma forte inspiração para a decoração no interior.  

O interior

O interior está decorado de forma elegante, evocando a proximidade da casa em relação ao mar, sem se cair no exagero. Os contrastes entre o azul e o branco, as almofadas e estofos das cadeiras às riscas e o pequeno barco no parapeito da janela são os principais elementos desse estilo. A grande janela permite-nos apreciar o jardim, deixando-o entrar no espaço. 

Pequenas, mas confortáveis. Gostou da mais rústica, tradicional ou moderna?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!