Apartamento São Caetano: Salas de estar minimalistas por Vanessa Santos Silva | Arquiteta

Fantástico apartamento na Lapa

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

Enquanto uns preferem o sossego do campo ou uma casa um pouco maior nos subúrbios urbanos, outros anseiam pelo dia em que poderão viver no centro da cidade. Muitas vezes os apartamentos são identificados como espaços muito condensados e pouco agradáveis. A verdade é que nos últimos anos, a arquitetura voltou a repensar as formas de habitar na cidade, dando origem a vários projetos que conseguem em poucos metros quadrados enquadrar espaços absolutamente espetaculares.

Desenvolvido por uma jovem arquiteta portuguesa,  Vanessa Santos Silva, apresentamos-lhe uma remodelação excepcional de um espaço cheio de história. Venha daí e descubra como se transforma um edifício do século XIX num apartamento fantástico no centro de Lisboa.

Contexto

Construído em 1890 na Lapa, o espaço intervencionado encontrava-se bastante fragilizado pela utilização contínua ao longo dos anos. O edifício foi construído numa estrutura pombalina caracterizando-se por paredes exteriores muito espessas em alvenaria e interiores excessivamente compartimentados. A circulação vertical é garantida por uma caixa de escadas, rodeada por três paredes mestras, que servem os quatro pisos.

Desafio

Embora cada piso seja ocupado por uma única habitação, a localização do edifício entre duas construções influência fortemente o sistema de vãos. Com aberturas em apenas duas fachadas, nascente e ponte, o grande desafio deste projeto foi mesmo a necessidade de multiplicar a incidência de luz natural levando-a a um maior número de divisões.

Estrutura

De modo a permitir a libertação da luz natural dentro dos espaços foi necessário intervir estruturalmente no apartamento. Resultando de um diálogo contínuo entre arquitetos e engenheiros, foi possível desfragmentar a área mais social da casa mantendo um elemento estrutural muito interessante entre a zona de jantar e a zona de estar. 

Funcionalidade

Sendo que o espaço foi dividido em duas áreas fundamentais, pública e privada, foi necessário integrar também uma nova casa de banho de apoio às zonas de convívio como a sala e a cozinha. A área mais íntima do apartamento é composta por um quarto com a sua própria casa de banho e quarto de vestir.

Interiores

Preconizando mais uma vez a vontade de aumentar a sensação de luz, os interiores foram totalmente pintados de branco. A utilização da madeira nos pavimentos de algumas divisões não só contrasta com a cor das paredes como também proporciona uma atmosfera mais acolhedora ao apartamento.

Cozinha

A cozinha foi, sem dúvida, das divisões mais intervencionadas, houve uma tentativa de a tornar mais moderna com a utilização de materiais modernos e equipamentos tecnológicos atuais. Apesar desta nova dimensão contemporânea, o protagonismo foi entregue aos mosaicos do pavimento que contrastam o novo minimalismo desta divisão com um elemento muito característico da cultura portuguesa.

Quarto

No quarto foi utilizado o cinzento para quebrar a uniformidade do branco dando origem a uma atmosfera serena ideal para um espaço de repouso na cidade

Casa de banho

casa de banho assume-se como um elemento contrastante de toda a casa pela utilização de cores muito escuras. O facto desta divisão ter uma área considerável e a integração de dois lavatórios demonstram como foi pensada para o típico casal citadino que se levanta em simultâneo de manhã para ir trabalhar.

Dois momentos

Muitas vezes os projetos de recuperação aparentam resumir-se a um trabalho de domínios técnicos quando na realidade escondem uma profunda reflexão inerente ao processo criativo. Nesta intervenção houve uma decisão ética de respeitar o legado pombalino que influenciando o projeto nos mais variados aspetos exigiu um trabalho ainda mais cuidado por parte da arquiteta. O projeto torna-se especialmente interessante quando a preservação desta memória arquitectónica é combinando com a introdução de um novo momento atual num diálogo entre momentos históricos extremamente bem conseguido.

Conte-nos a sua opinião. Este projeto encheu-lhe as medidas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!