Decoração vintage

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

Adora vasculhar as coisas da sua avó e reutilizá-las em sua casa? A sua casa é uma mistura de mobiliário de várias épocas passadas? Prefere um objecto segunda mão a um novo? Quer dar um charme vintage à sua casa, mas sem exageros? Se respondeu sim a todas estas perguntas, fique connosco.
Este nosso livro de ideias vai mostrar-lhe que é muito fácil executar uma decoração de estilo vintage, sem ser antiquada. Que o vintage está na moda já não é novidade, às vezes o díficil é trazê-lo para dentro de nossa casa e saber tirar partido dele. Na maior parte das divisões, uma peças-chave de inspiração vintage combinadas com outras de estilo mais contemporâneo e neutro, fazem o trabalho.

Hoje na Homify, apresentamos-lhe algumas composições de look vintage. O passado é afinal aqui e agora.

O passado agora

Apartamento Pedras Negras (2012): Salas de estar minimalistas por pedro pacheco arquitectos
pedro pacheco arquitectos

Apartamento Pedras Negras (2012)

pedro pacheco arquitectos

Há muitas motivações decorar a sua casa com objectos vintage e expor algumas relíquias em segunda mão. É mais económico, mais ecológico e dá imensa personalidade à sua casa. O segredo está em saber articular as peças vintage com as outras… saber contar uma história do passado, no presente. 

A composição que lhe apresentamos pertence ao portfólio do arquitecto português Pedro Pacheco.

Mil e uma referências

Um universo muito brasileiro e pessoal é este o recriado pel arquitecto Maurício Arruda no seu apartamento.
As paredes totalmente brancas dão espaço para a colecção particular do arquitecto se destacar. Uma amálgama de influências e um catálogo impressionante de mobiliário  e objectos vintage, genialmente combinadas com design, obras arte e muita cultura.

Encontro entre tempos

O mobiliário que decora o premiado projecto português do gabinete José Adrião Arquitectos, na baixa lisboeta, segue os mesmos conceitos aplicados na arquitectura daquela casa pombalina. Em primeiro lugar, a preservação do que já existia, depois, a conjugação do passado com o presente.

Cantinho vintage

Nesta casa os tons pastel estão por todo o lado e misturam-se lindamente com a cadeira antiga, alguns elementos decorativos modernos (almofada, por exemplo), as cores do sofá. Recuperar, transformar, pintar… tudo ao serviço da decoração da sua casa, tudo feito com um orçamento reduzido. Este recanto prova como boas ideias funcionam na perfeição.

Viagem no tempo

O papel de parede é sempre uma opção óptima quando se quer recriar um ambiente diferente em casa; ainda mais se for vintage. Pequenas histórias que circulam da parede para a cadeira e para aquela máquina da escrever, que recuperámos do nosso avô.

Teremos sempre…

CASABLANCA: Sala de estar  por Larforma
Larforma

CASABLANCA

Larforma

Há uma certa dose de requinte no estilo vintage, muito bem representado por este sofá Casablanca. O cenário é — como se vê — inspirado no clássico Casablanca, filmado nos anos 40 por Michael Curtiz.  Inspiração que a portuguesa Larforma materializou neste belíssimo sofá, uma peça que enche uma sala de carisma e bom gosto. Intemporal!

Oh a nostalgia!

Como já a composição da portuguesa Larforma fazia adivinhar, outro clássico do estilo vintage é a introdução de posters de filmes antigos, cartazes de outros tempos, algum tipo de construção visual que remonta ao século passado (o século XX claro está!). Este espaço foi decorado pela designer de interiores francesa Iris Pointud, que soube cruzar lindamente o passado com o presente em toda a casa.

Saído do baú

Parede e piso  por Tapeten & Uhren
Tapeten & Uhren

Tapete TOURQUOISE CHESS

Tapeten & Uhren

Adaptar as relíquias que encontra numa casa antiga de família é sempre uma boa ideia no que toca à decoração vintage. Uma viagem ao passado que neste caso culminou na conversão de uma máquina antiga numa base para o candeeiro.

Alice no País das Maravilhas

Sala de jantar  por Melody Rose
Melody Rose

Trapeze Boy Teacup and Saucer

Melody Rose

Um conjunto de louça original fica sempre bem numa casa de inspiração vintage. Este assinado pela inglesa Melody Rose é irresistível: acrobatas balançando entre os copos, os pratos, o bule de chá.

O vintage combina consigo? E com a sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!