por Rivelin

16 ideias para decorar o seu jardim: vai ficar fantástico!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

O ambiente de exterior de uma casa deve ser valorizado, seja ele um jardim, um pátio ou um terraço. Estes espaços com notas verdes e cores vivas são ideais para que o convívio entre familiares e amigos se faça de forma mais relaxada e agradável.

Para tornar o exterior confortável, não precisa de muitos elementos ou de móveis dispendiosos. Uma boa iluminação, assentos cómodos e vegetação serão suficientes para não lhe faltar nada.

Neste livro de ideias, reunimos 16 propostas que podem inspirá-lo a pôr mãos à obra. Veja quais são.

​1. Iluminação e arte

Incluir uma peça artística no jardim dá um toque distinto ao ambiente. Pode colocar esculturas e outros ornamentos sobre o piso ou em nichos, emprestando um toque refinado à decoração.

​2. Caminhos

Casas minimalistas por Chaney Architects
Chaney Architects

Private Residence at Sopan Baug, Pune

Chaney Architects

Os caminhos, para além de decorativos, permitem um melhor acesso às zonas do jardim e às plantas. Nesta imagem, o caminho de madeira enfatiza o toque natural do desenho e marca a rota flanqueado por paredes ornamentadas com plantas.

​3. Toldos e pérgolas

Os toldos e as pérgolas são elementos arquitectónicos perfeitos para a decoração do jardim. Com eles, conseguem-se zonas de sombra, ideais para nos refugiarmos dos raios de sol, para além de se criar um ambiente adicional no espaço. São, também, elegantes e oferecem privacidade ao desenho.

​4. O elemento água

A água é um elemento que não pode faltar para levar ao jardim aquela sensação de frescura. Pode inserir este elemento através de espelhos de água, de uma fonte, de um pequeno lago, de uma cascata, entre outros.

​5. O estilo pessoal

O estilo pessoal faz toda a diferença no desenho do pátio ou do jardim. Experimente pôr em prática as ideias que sempre quis e dê-lhe um toque ecléctico como neste exemplo.

​6. Harmonia

Para se sentir bem no seu jardim, a decoração deve ser harmoniosa. Evite amontoar os diferentes elementos ou ter o espaço desorganizado. Não se esqueça de delimitar áreas com propósitos distintos.

​7. Incorpore vasos

Os vasos têm um grande peso na decoração dos ambientes de exterior pelo que há que escolher vasos (e canteiros) em bom estado para através deles acrescentarmos notas de cor através de vegetação ao nosso gosto.

​8. Móveis originais

Os móveis feitos através de paletes de madeira são ideais para a decoração de exterior pela sua frescura e naturalidade. Para além disso, são económicos e pode criá-los você mesmo. Não se esqueça, porém, de lhes acrescentar personalidade, adicionando almofadas.

​9. Conforto máximo

Se o que procura é comodidade total, uma boa sala no exterior é a melhor opção. Neste exemplo, não faltam espreguiçadeiras para apanhar sol e dois espaços de descanso. O sofá, ao fundo, está coberta por uma pérgola de madeira que a torna propícia a que os moradores se refugiem dos raios directos do sol. O azul deste lounge remete-nos ao conforto mediterrânico.

​10. Um jardim vertical

Se não conta com muito espaço, um jardim vertical é uma boa opção para levar natureza ao ambiente. Há muitas formas de fazer um jardim com estas características: pode usar caixas de paletes ou deixar que cresçam trepadeiras por toda a parede.

​11. Variedade de plantas e flores

Um jardim com uma grande variedade de flores e de plantas terá um toque exuberante e exótico, jogando também com diferentes tamanhos, cores e espécies para ganhar dinamismo. Não se esqueça de lhe incluir plantas aromáticas para perfumar delicadamente o ambiente e poder desfrutar da natureza num cómodo sofá.

​12. Atenção aos pisos

Ao jogar com o piso do jardim, acrescentará uma grande variedade de texturas ao ambiente. Pode incluir madeira, pedra ou gravilha para criar contrastes e valorizar o espaço.

13. Crie um recanto especial

Jardins modernos por Engel & Völkers Bodrum
Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Ter um recanto para repousar, ler ou meditar pode ser o ponto focal da composição do jardim, tal como podemos ver na imagem. Numa plataforma em madeira, uma bela cadeira convida a umas horas de puro dolce fare niente.

​14. Iluminação acolhedora e divertida

As grinaldas de luzes pequenas são um acessório muito utilizado para decorar o exterior. Pode usá-las para envolver uma árvore ou outra estrutura existente no jardim, de forma a que iluminem o espaço com originalidade e calidez.

​15. O elemento fogo

Jardim  por Rivelin
Rivelin

Madrid Gas Fire Table – Warrington

Rivelin

E depois de já termos falado na água, não podíamos deixar de mencionar o fogo. O fogo gera um conforto e uma atmosfera especial, tornando o jardim passível de ser usado ao longo de todo o ano. Já imaginou passar uma noite em amena cavaqueira em torno desta lareira? Veja lá que até rima.

​16. Uma cama de rede

Terraços  por Lucia Manzano
Lucia Manzano

Casa de praia – Guaecá SP

Lucia Manzano

A cama de rede é um elemento idílico que se adequa a qualquer espaço exterior, desde que tenha uma estrutura para a suspender com segurança. No exemplo da imagem, a cama surge no alpendre, devidamente resguardada.

Alguma destas ideias o entusiasmou particularmente? Diga-nos qual! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!