Cozinhas ecléticas por Fabio Azzolina Architetto

120 m2 de história e estilo!

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

A elegância é uma característica difícil de definir. Ao contrário de muitos adjetivos que podem qualificar a arquitetura, a elegância resulta de um grande conjunto de fatores e da forma como estes se relacionam ou equilibram numa composição final. 

Para nos facilitar o diálogo sobre o tema, a homify 360º selecionou um espaço onde os materiais, formas, texturas e cores se harmonizam numa composição capaz de suprimir elaborar o atributo em questão. Desenvolvido por uma equipa especializada na recuperação e remodelação de interiores, convidamo-lo a conhecer os espaços de um apartamento cheio de estilo numa das cidades mais emblemáticas da Europa.

Contexto e intervenção

Situado na cidade de Milão, em Itália, o apartamento encontra-se envolvido por grandes obras de arquitetura, famosas lojas de roupa e por alguns dos melhores restaurantes do mundo. Tal como seria de esperar neste contexto, o espaço de 120 m2 é marcado pelo charme das construções italianas, ainda que ligeiramente degradado e desatualizado pela passagem do tempo.

Dadas as características do espaço, a intervenção optou por um trabalho bastante minimalista ao nível da recuperação do espaço. Sendo assim, o branco revestiu a grande maioria das paredes aumentando a sensação espacial das divisões e multiplicando a sensação de iluminação. Este lado mais moderno da habitação é interrompido pelos pavimentos em carvalho, que com a sua textura e cor aquecem as diferentes áreas, tornando-as mais acolhedoras.

Peça chave

Quebrando qualquer hipótese de monotonia no minimalismo da recuperação, o apartamento foi pontuado com algumas peças chaves. O grande protagonista da zona de estar é, sem dúvida, o sofá roxo colocado no centro da divisão. As restantes mobílias e objetos, ainda que extremamente bem selecionados, assumem linhas e cores bastante mais sóbrias, equilibrando o conjunto criado.

Minimalista e orgânica

Apesar do trabalho desenvolvido na cozinha ter dado seguimento ao principios da remodelação, foi possível dinamizar o espaço através de alguns pormenores muito subtis. A predominância do branco é estendida à mesa de refeições que, embora passe despercebida, materializa-se através de linhas vintage. A paleta cromática é complementada pelos tons orgânicos garantidos pelas cadeiras em madeira e pelo verde das plantas.

Vintage

A casa de banho é uma das nossas áreas favoritas! Aqui a presença de peças vintage é bastante mais pronunciada, encontrando-se uma banheira antiga e um espelho dourado na parede. Os restantes elementos assumem um design mais moderno que, em conjunto com as cestas de palha e os pavimentos em mármore, criam um conjunto surpreendentemente sofisticado.

Compromisso

Tal como não poderia deixar de acontecer num verdadeiro apartamento citadino, a falta de espaço é um dos fatores que mais estimula a criatividade. Sendo assim, num gesto inovador, a equipa aproveitou o corredor para desenhar uma verdadeira biblioteca que, além de otimizar as áreas disponíveis, cria um ambiente surpreendentemente acolhedor.

Além da elegância referida no início deste texto, compromisso é provavelmente a segunda palavra que melhor descreve esta intervenção. A capacidade de preservar uma arquitetura histórica num novo espaço contemporâneo, a harmonização um novo minimalismo com os ambientes acolhedores de um espaço familiar e, por fim, as linhas modernas do mobiliário com algumas peças vintage. Um jogo entre opostos desenvolvido de modo a conformar um conjunto único!

O que achou desta recuperação e remodelação? Ao seu estilo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!