Corredores e halls de entrada  por 2M Arquitectura

18 escadas com jardim de pedra e água espectaculares

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As escadas já não são um elemento puramente funcional na nossa casa. Graças aos grandes desenhos e aos materiais com que contamos hoje em dia, a sua presença converte-se também num elemento decorativo de peso.

Uma área que apresenta muitas oportunidades para criar ambientes novos dentro de casa é, precisamente, o espaço vazio sob a escada. Pode-se dar uma grande utilidade a esse espaço sem vida, incorporando, por exemplo, um jardim minimalista de pedra e de água. Esse pequeno jardim trará ao espaço uma sensação de paz e de serenidade.

Acompanhe-nos para ver as propostas seleccionadas para integrar este livro de ideias.

​1. A essência do natural em todo o espaço

Salas de estar modernas por LK&Projekt GmbH
LK&Projekt GmbH

Traumwohnzimmer

LK&Projekt GmbH

Numa área onde prevalecem os tons terra, a presença da lareira aumenta a sensação de aconchego. No entanto, o que transforma por completo o espaço é a elegante escada que combina vidro e madeira e que, como não podia deixar de ser, abriga um refinada cama de seixos sob ela. Um projecto soberbo.

2. Um jardim interior espectacular

Corredores e halls de entrada  por aaestudio
aaestudio

Escalera 2

aaestudio

Ligeiramente elevado e contornado por madeira, este jardim com seixos e uma árvore ao centro surge majestoso. Esta instalação funde-se com a escada de betão que, na parte posterior tem um sistema de iluminação que a torna muito mais apelativa. À semelhança da primeira escada, também esta exibe guardas em vidro. Os degraus em betão estão cobertos com um revestimento em madeira que traz mais calidez ao ambiente.

​3. Uma perspectiva excepcional

A pedra é o elemento-chave deste projecto, estando presente, nos seus mais variados tipos, na parede, na escada, no piso e no jardim. Gera-se, assim, um jogo de contrastes entre cinzas de tonalidades distintas que saem ainda mais enfatizados com o vidro e o metal. O projecto não teria o mesmo impacto sem a luz natural que entra pela janela. Repare que neste jardim também se usaram seixos para a cama de pedra.

​4. Elegante e sofisticada

A solidez da madeira contrasta com a ligeireza do vidro. O branco da parede e a transparência do vidro criam a ilusão de um espaço mais amplo. Neste jardim, três circunferências criam como que um caminho que conflui com as escadas em mármore. Estes volumes geométricos dão um toque único ao espaço.

​5. A elegância das árvores no interior da casa

No geral, as árvores necessitam de pouca água e adaptam-se bem a qualquer clima, permanecendo em bom estado ao longo de muitos anos. Também não deverão apresentar problemas quando aproximadas de um sistema de aquecimento ou por terem pouca luz, ainda que, como quase todas as espécies, requeiram luz natural.

Algumas árvores podem alcançar grandes alturas pelo que criarão um efeito imponente dentro dos espaços, tal como acontece no deste projecto.

​6. Subtis toques rústicos

Para um estilo com um toque rústico subtil, esta é a opção ideal. A pedra dá um aspecto de fortaleza e compõe um ambiente cheio de texturas. As plantas encarregam-se de formar um belo jardim. Neste caso, utilizou-se a planta medra que permanecerá verde em qualquer altura do ano. Perfeita para uma escada vanguardista e simples.

​7. O moderno pode ser muito relaxante

Para uma casa moderna com um ambiente elegante e sofisticado, a madeira será sempre uma boa opção, sobretudo se acompanhada por elementos vanguardistas como as guardas em vidro que protegem e trazem ligeireza e personalidade. Mas, é a fonte que se encontra no vão que incorpora o verdadeiro elemento decorativo numa abordagem muito zen.

​8. Um espelho que reflecte beleza

Corredores e halls de entrada  por 21arquitectos
21arquitectos

Escaleras

21arquitectos

Neste elegante projecto de jardim interior, encontramos uma bela fonte que faz a vez de espelho de água, emprestando amplitude e ligeireza ao espaço. Jogando com as guardas de vidro e a madeira da escada, a água converte-se no ornamento que faz sobressair o cubo central do projecto no qual predominam materiais modernos.

​9. Com tendências minimalistas

Estas escadas parecem uma instalação de arte de terceira dimensão. Pequenas, flutuantes e etéreas, unem-se à parede de betão, trazendo a calidez da madeira nos seus degraus. Uma vez mais, podemos observar o bom aproveitamento do espaço existente sob ela que surge decorado com um jardim minimalista.

​10. Com o encanto da tradição

Se prefere uma abordagem mais tradicional, pode optar por uma escada que tenha ferro forjado trabalhado em diferentes formas. Para aligeirar o ar tradicional, combine a escada com um jardim interior que use pedra e água. Inspire-se na imagem que lhe deixámos acima.

​11. Delicadeza natural

As escadas flutuantes podem ser uma boa opção para integrar a decoração de uma casa, ainda que não sejam as mais adequadas para crianças ou para pessoas idosas ou com problemas de mobilidade. Há que ter sempre presente que as escadas respondem às necessidades de cada família, à altura do espaço e ao estilo que o caracteriza. Na imagem, vemos um projecto puramente moderno, mas com um uso de cor exímio que o torna muito acolhedor.

​12. A arte como parte da harmonia natural

Estar em contacto com a natureza eleva a nossa sensibilidade para apreciar os detalhes e o belo. A sensação de paz que nos transmite a contemplação de plantas, a frescura das pedras e o som da água induz-nos a apreciar a arte com maior facilidade e naturalidade. Incluir uma escultura no jardim da escada pode elevar o conceito deste pequeno espaço.

​13. Sobriedade ao máximo

A pedra na parede adjacente à pequena cama de pedra vulcânica sob a escada de madeira fazem deste um projecto sofisticado e vanguardista. Cada elemento tem um peso no espaço, mas, graças ao vidro, tudo se suaviza de certa forma.

​14. Monumental e espectacular

Poucos sons são mais relaxantes do que aquele que produz a água a cair. O seu movimento continuo é energia natural e purifica o ambiente. Por meio de desenhos artesanais, modernos e decorativos, podemos contar com a sua presença no interior das nossas casas graças às fontes. Neste caso, a fonte tem um tamanho monumental que enche a área de frescura e de vitalidade.

​15. Com um toque de mistério

Uma escada em caracol é sempre bela e enigmática porque vai desvendando os mistérios a cada escada que se pisa. A figura do caracol tem relação com a proporção divina – secção áurea – que se encontra nas grandes obras de arte. O encanto desta escada é que se funde com o resto da sala, criando uma espécie de escultura monumental. Para além disso, o jardim que existe sob ela enfatiza a naturalidade que transmite o projecto.

​16. Uma parede verde

Uma forma muito original de decorar uma escada como a que podemos ver na imagem é através da vegetação. As paredes verdes são uma boa alternativa para levar a natureza ao interior de um espaço, especialmente quando este é amplo. Também são uma boa oportunidade para dar um toque original e elegante à decoração das paredes da casa.

​17. A iluminação faz a diferença

A iluminação é um dos factores mais determinantes no que diz respeito à decoração dos ambientes, pois influi o nosso estado de espírito e a percepção que temos dos espaços. Para além disso, a iluminação, quando bem usada, permite realçar os detalhes dos acabamentos e dos revestimentos da casa. É o que acontece nesta escada com um magnífico jardim minimalista.

​18. Um recanto especial

No nosso último projecto, aproveitou-se o vão das escadas para criar uma pequena área de estar que compõe, ao mesmo tempo, o hall de entrada. É, sem dúvida, uma boa opção para ocupar um espaço vazio e para receber visitas rápidas. Os tons sóbrios oferecem elegância ao projecto.

Aprecia jardins minimalistas com seixos e água? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!