10 ideias para decorar a sua sala de estar e de jantar!

sofiapega sofiapega
Loading admin actions …

Bom dia! Hoje estamos aqui bem cedinho para vos falar de duas das divisões mais utilizadas de toda a casa e que muitas vezes estão interligadas! Estamos a falar da sala de estar e da sala de jantar. São sem dúvida a divisão onde mais tempo passamos com a nossa família e onde mais estamos com os nossos amigos quando os convidamos para ir a nossa casa. Primeiramente, por serem verdadeiras zonas de convívio e depois por serem divisões cujo conforto é o ideal para estar com várias pessoas. Não gostaríamos, certamente, de conviver com os nossos amigos no quarto, casa de banho ou cozinha…

Por esse mesmo motivo hoje vamos dar-lhe 10 ideias para decorar a sua sala de jantar e sala de estar, de forma a que sejam divisões convidativas, confortáveis e cheias de bom gosto! Continue a ler e inspire-se com este fantástico artigo que de certeza que o ajudará!

Mesas de apoio originais

Salas de estar modernas por MARIANGEL COGHLAN

Começamos então pelas salas de estar. Como tal, não lhe vamos falar de mesas de jantar mas sim de mesas de apoio! Pode sempre optar por uma mesa de apoio branca com linhas direitas ou uma de vidro ou uma espelhada. Todas estas no caso de não querer arriscar muito. Mas não tenha medo! A escolha de mesas de apoio originais ajuda-nos muito a completar a decoração de toda a sala. Temos como exemplo este projecto de Mariangel Cogulan em que não existe a típica mesa rectangular mas sim uma mesa redonda e outra triangular, uma sobreposta à outra! O facto de serem duas mesas de apoio e não só uma, adequa-se muito a esta sala visto que o sofá é muito extenso. Uma sala que é, de facto, para conviver com muitas pessoas! E ainda bem!

Tons suaves

Esta é uma sala que mesmo decorada apenas com tons claros e suaves, ficou perfeita! Tranquilizante e confortável, também devido à escolha o tapete em questão. Quando o tapete se confunde com o chão é sempre bom sinal! Significa que temos conforto a dobrar, triplicar, quadruplicar… Em vez de termos um tapete pequenino numa zona, temos todo o chão da sala coberto com o tapete enorme. Até parece alcatifa! Neste projecto do atelier Mader Arquitetos Associados, temos um tapete muito grande, sob toda a zona de estar – sofás, cadeiras, mesa de apoio – e é notável que é um tapete muito macio e fofinho. Temos todos vontade de andar descalços lá, não é? Não há mais chão frio para ninguém!

Tapete com padrão

E porque estávamos a falar de tapetes, mostramos-lhe esta sala de estar com este tapete meio geométrico com linhas brancas que “desenham” losangos. Quando olhamos para o resultado final da decoração desta sala, dizemos, com todas as certezas, que o tapete é o centro das atenções. Apesar de ser cinzento, uma cor bastante neutra, a sua geometria realça-o nesta que é uma sala tão simples e moderna ao mesmo tempo. É interessante ver como o tapete resultou tão bem com o papel de parede que imita madeira pois, apesar de serem padrões tão diferentes, ficam muito bem juntos. São as linhas direitas e as cores dos candeeiros, cadeira e mesa de apoio, bem como o resto da mobília, que fazem com que o tapete fique tão bem nesta decoração!

Estilo rústico e moderno

Passamos então às salas de jantar. “Rústica” é a palavra ideal para descrever esta sala, mas a fazer par com essa palavra vem a palavra “moderna”. Conseguimos identificar um lado rústico na mesa de madeira tosca, nos bancos e até mesmo na porta que separa a sala de jantar do resto da casa. O lado moderno está, sem dúvida, presente no candeeiro preto, na parede cinzenta e nas cadeiras brancas. Esta mesa quadrada chega para pelo menos 9 pessoas almoçarem ou jantarem. Todo o espaço grita harmonia e é um todo, por todos os elementos se interligam ainda que pertençam a estilos diferentes.

Um candeeiro não, três sim!

Quando falamos de candeeiros temos sempre duas opções. Se quisermos usar candeeiros simples, usamos dois, três, quatro… Se quisermos usar um candeeiro, vamos utilizar um que chame à atenção e seja a personagem principal. Neste caso, estamos, sem dúvida, a falar da primeira opção. Como se vê neste do atelier Stabrawa.PL, os candeeiros escolhidos são tão simples, no modelo e cor, que um só não bastava! Por isso, por cima da mesa de jantar não está apenas um destes candeeiros – pois ficaria muito incompleto – mas sim três destes candeeiros, suspensos alinhadamente.

Relógio especial

Um elemento que pode ser tão especial na nossa decoração e que tantas vezes nos esquecemos: o relógio! Não tem de ser o típico relógio branco com ponteiros pretos e números com uma letra sem-serifa. Esses não têm piada nenhuma! O exemplo que lhe damos é perfeito para dar requinte e personalidade à sua sala de jantar.

Cor na parede

Nesta sala não temos um relógio mas sim um fantástico quadro colorido às riscas. Um pouco de todas as cores, tornando fácil conjugar as restantes peças da decoração. Um projecto bem português de Tiago Patricio Rodrigues, no qual é também impossível não falar dos fantásticos candeeiros!

Tapete macio e fofinho

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores: Salas de jantar ecléticas por Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores
Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Apartamento A3_Reabilitação Arquitectura + Design Interiores

Tiago Patricio Rodrigues, Arquitectura e Interiores

Se queremos um tapete mesmo fofinho, daqueles que nos dão imensa vontade de nos deitar em cima deles, nada como escolher um tapete com uma textura tipo “pêlo de coelho”, como se vê na fotografia, esta sala também por Tiago Patrício Rodrigues. A mesa de vidro e as cadeiras, bem à moda dos anos 60, com o encosto e assento em palha natural indiana, como tanto se via, estão em perfeita harmonia com este tapete. É curioso como resulta tão bem e se torna tão actual e contemporâneo. Dificilmente encontrará tapetes tão confortáveis e acolhedores como este!

Combinar as cadeiras com o tapete

Agora não temos risas na parede mas sim riscas no tapete! Com tons azuis e cinzentos, o que torna este tapete tão especial é a conjugação que foi feita entre ele e as cadeiras. Foi como o casamento perfeito! Uma ideia fácil de recriar, mesmo que com outras cadeiras e/ou tapete, não só na sala de estar como no quarto e escritório, por exemplo!

Tudo de madeira

Salas de jantar modernas por PATH Architecture
PATH Architecture

Laurelhurst Carriage House

PATH Architecture

Por último, mostramos-lhe uma sala de jantar que é 90% madeira! Madeira no chão, no tecto, nas cadeiras, na mesa… Apenas o candeeiro e a parede ao fundo é que fogem a essa regra. De facto, a repetição deste material não se torna cansativa. Resultou muito bem!

Qual foi a sua sala de jantar e sala de estar favorita? Diga-nos nos comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!