Remodelação super inteligente!

Mariana Caldeira Mariana Caldeira
Loading admin actions …

Se é um apaixonado pela cidade do Porto irá certamente apreciar o projecto que lhe apresentamos hoje. Situados na Baixa do Porto, entre o Largo dos Lóios e o Quarteirão das Cardosas, foram renovados dois edifícios do século XIX de modo a integrar vários estúdios pensados para turistas e estudantes.

A equipa responsável pela obra é conhecida por OODA caracterizando-se pelas suas ideias inovadoras, uma filosofia de design sofisticada e a vontade de integrar na arquitectura tecnologias avançadas próprias da cultura contemporânea. Apesar do atelier apenas ter sido fundado em 2010, é constituído por três jovens portugueses com experiência profissional nos mais prestigiados ateliers de arquitetura a nível nacional e internacional.

Fachada

Loios:   por OODA
OODA

Loios

OODA

Os dois edifícios foram desenvolvidos em conjunto integrando seis pisos no total – o primeiro piso é dedicado ao comércio e os restantes à habitação. A fachada oeste que se articula com o Largo dos Lóios manteve praticamente todas as suas características originais. O desenho das janelas foi mantido e foram apenas introduzidos alguns azulejos típicos da arquitectura portuguesa muito utilizados no resto da cidade.

Interiores

Loios:   por OODA
OODA

Loios

OODA

O tratamento dos interiores não podia ser mais simples de modo a preservar as características arquitectónicas de um edifício do século XIX. Com uma iluminação natural espectacular, as paredes interiores foram pintadas de branco de forma a multiplicar ainda mais a sensação de luz. Os pavimentos foram mantidos em madeira tornando a atmosfera dos espaços mais acolhedora

Programa

Loios:   por OODA
OODA

Loios

OODA

Cada piso é organizado em quatro unidades de habitação independentes. Para resolver o programa habitacional em cada um destes espaços, foi desenvolvida uma estrutura modular capaz de incorporar todas as funções essenciais de uma casa. Este módulo foi baseado nas características deste projecto mas também nas dimensões tipicamente utilizadas na época de construção original, podendo vir a ser utilizado em futuras intervenções.

Módulo

Loios:   por OODA
OODA

Loios

OODA

A criação desta estrutura exigiu um profundo trabalho a nível técnico de modo a equilibrar as necessidades de performance energética, preocupações ambientais, limitações económicas e constrangimentos espaciais.

Materiais

Loios:   por OODA
OODA

Loios

OODA

Os módulos são constituídos por um esqueleto num aço muito leve, fibra de cimento nos planos estruturais e fibra de vidro no interior. O material perfurado responsável pela aparência exterior é Valcromat – um composto que combina algumas características da madeira com a presença de cor.

Funcionalidade

Loios:   por OODA
OODA

Loios

OODA

Numa mesma estrutura ortogonal é possível integrar uma cozinha numa das faces, uma casa de banho noutra e ainda uma cama que é possível deslizar de forma a ser guardada quando não se encontra em utilização.

Permeabilidade

Loios:   por OODA
OODA

Loios

OODA

Este material é perfurado num padrão que incorpora motivos encontrados nos azulejos dos edifícios históricos da cidade do Porto. Esta linguagem de aberturas no módulo permite um efeito especialmente interessante quando iluminado a partir do seu interior.

Mobília

Loios:   por OODA
OODA

Loios

OODA

Naturalmente, os estúdios foram também equipados com alguma mobília adicional que complementam as funcionalidades existentes com exigências de conforto. A paleta destas adições é sóbria conferindo uma atmosfera muito tranquila aos espaços.

Inteligente

Loios:   por OODA
OODA

Loios

OODA

O trabalho desenvolvido pelo trio de arquitectos integra-se numa estratégia de renovação de alguns bairros da cidade do Porto estabelecidos pela câmara. É, no mínimo, excepcional o trabalho desenvolvido pela equipa que desenvolveu uma solução inteligente capaz de interferir muito pouco nas características arquitectónicas, introduzindo-lhe uma nova dimensão contemporânea. A qualidade do processo criativo, o respeito pela história do edifício e a gestão responsável da eficiência energética revelam um domínio extraordinário das mais variadas técnicas ligadas à arquitectura contemporânea.

O que acha destas soluções modulares? E se existisse uma que pudesse levar consigo nas férias?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!