Cozinhas modernas por Rachele Biancalani Studio

Antes e depois: 5 remodelações nas quais se pode inspirar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A renovação de um apartamento nunca é fácil. As possibilidades são muitas e é necessário ter um plano muito claro daquilo que se pretende para que os arquitectos e decoradores também nos possam ajudar, indo ao encontro do que procuramos.

Eis algumas questões que se devem colocar antes de iniciar uma renovação: 

1. De que preciso realmente? Há um bebé a caminho? Quero uma sala de estar maior? Preciso de outra casa de banho? As necessidades são muitas. A segunda pergunta fundamental é: 

2. Tenho espaço suficiente? Como posso optimizá-lo? Por último, mas não menos importante:

3. Qual é o meu orçamento? 

Respondidas as questões, está pronto a começar. Neste livro de ideias, mostrar-lhe-emos cinco projectos para o inspirar. 

Uma grande remodelação

O projecto envolveu a demolição total das paredes interiores. Aos designers, foi concedido livre arbítrio para desenhar. Na imagem, vemos a entrada da moradia, com a cozinha na parte inferior e o núcleo social em primeiro plano. A nova proposta inclui formas mais orgânicas e movimentos dinâmicos nas estruturas da casa. 

A demolição das paredes permitiu repensar os espaços. Na primeira imagem, vemos uma primeira fase de trabalhos e na seguinte o término dos mesmos.

Eis o resultado final da zona em obras que víamos nas imagens previamente apresentadas. O ambiente é luminoso graças ao piso claro, às paredes brancas e à iluminação LED. O objecto era precisamente este: criar uma impressão de maior luminosidade e espaço.

Remodelar 66 m²

  por Fluido Design Studio
Fluido Design Studio

Zona pranzo e cucina anteoperam

Fluido Design Studio

Para esta remodelação, o estúdio de design responsável pelo projecto teve que ter em conta as limitações estruturais e de engenharia do edifício em que se encontrava o apartamento. Os planos mostram-nos como a propriedade estava subdividida antes da intervenção: a cozinha e a sala com uma varanda comum com vista para a cidade estavam separadas por uma parede. Ao entrar, um corredor permitia o acesso à única casa de banho e ao quarto.

  por Fluido Design Studio
Fluido Design Studio

Zona pranzo e cucina post operam

Fluido Design Studio

  por Fluido Design Studio
Fluido Design Studio

Pianta ante operam

Fluido Design Studio

  por Fluido Design Studio
Fluido Design Studio

Pianta post operam degli arredi

Fluido Design Studio

O novo plano coloca no centro uma casa de banho, desenvolvendo uma solução capaz de proporcionar duas casas de banho separadas: a primeira com uma banheira e a segunda com uma cabine de duche de 90 x 90 cm. No bloco central, também se colocou uma pequena despensa. A sala de estar e a cozinha integram-se num espaço aberto que serve como área de refeições e zona de ócio e de televisão. 

De casa antiquada a casa bonita com vista para o jardim

Através destas fotografias, mostramos-lhe a renovação de uma casa em mau estado de conservação, mas com um entorno verde que a valorizava e que devia ser aproveitado. O novo núcleo social beneficiou de amplas portas envidraçadas que se abrem para o jardim, ligando o interior e o exterior. Esta abertura enche a atmosfera de luz natural, tornando-a mais luminosa e confortável. 

De desastre a beleza feita à medida

O quarto projecto mostra-nos o interior de uma moradia cujo antes e depois nos mostra muitas diferenças. Aquele que era um corredor comum e estreito transformou-se num espaço com muita utilidade. Aproveitou-se a área para se construir um armário à medida perfeitamente encaixado na parede. A estrutura é composta por um conjunto de portas e de estantes de estilo discreto e simples que mantém a ordem e a prolixidade do ambiente.

A cozinha integrada, limpa, clara e elegante desenvolveu-se na parede lateral do núcleo social.

A decoração branca e sóbria harmoniza-se com o piso de madeira. A abertura de uma pequena janela traz luz natural para completar a renovação. 

60 m² tristes convertidos num refúgio de comodidade

O último projecto trata da remodelação de uma casa de 60 m² usada para arrendamento de férias, no Airbnb. A moradia, situada em Turim, Itália, deveria ter todas as comodidades necessárias para os turistas poderem desfrutar da estadia com conforto. A casa tem três abóbadas de 1905 que a separam em três áreas distintas.  

Para entender este projecto é necessário analisar bem os planos. A secção vertical mostra-nos, claramente, as três abóbadas a que nos referíamos. A horizontal mostra a distribuição.

A nova planta propõe uma distribuição do espaço distinta onde 2/3 partes da casa se utilizam como sala de estar, enquanto a terceira é usada para quarto e casa de banho. 

Qual destas remodelações mais o impressionou? Deixe-nos o seu feedback.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!