Antes e depois – habitação familiar na Alemanha

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Foi há muito tempo atrás numa idílica aldeia na Alemanha – Turmberg – que foi construído um chalé em plena montanha. Infelizmente, com o passar dos anos ele foi-se degradando ficando velho e pouco atraente. Em 2011, a habitação sofreu grandes alterações, sendo esta totalmente restaurada e transformada numa verdadeira jóia para os seus moradores. O gabinete NAGEL + BRAUNAGEL foi a empresa responsável que pegou num edifício sem piada e o transformou em algo moderno e contemporâneo cheio de vida.

O estilo de vida baseado na natureza e agricultura contrasta agora com uma casa no meio da natureza onde o exterior também é o mais importante mas onde já não se faz uso do terreno para plantação. O conceito limitou-se na renovação ecológica e eficiente em termos de energia e em redesenhar o jardim e a garagem trazer à propriedade uma nova vida.

Antes .. Memórias de 1955

As memória acompanham-nos através de fotografias. Nesta pode verificar como era apresentada a habitação nos anos 50 em cima de um monte/montanha aproveitando o declive do terreno para o acesso à própria casa.

A imagem pouco antes da renovação em 2011, mostra como esta sempre teve uma arquitectura com linhas clássicas mas não muito rústicas e tradicionais.  Apenas o quintal/jardim nos fazia prever ser uma casa do campo. Onde os seus moradores se dedicavam ao cultivo e à agricultura.

Continue a ver as imagens e veja a transformação descomunal que sofreu.

Depois ..

  por nagel + braunagel

A habitação sofreu alterações não só relativas à estética mas também relacionadas com as necessidades internas de cada morador. Após cuidadosa consideração entre os construtores e os arquitectos do projecto o objectivo primordial era manter e incentivar o contacto com a natureza.

As zonas privadas foram individualmente projectadas de acordo com as necessidades de cada morador. A abordagem suave que se quis ter baseou-se em tornar a casa mais moderna para isso uma das opções foi revesti-la totalmente a madeira conferindo-lhe uma ligação constante com a natureza. Entre o novo revestimento e as paredes antigas, foi colocado um isolamento térmico de celulose orgânica de 16 centímetros de espessura, proporcionando mais tarde uma temperatura térmica interior mais agradável.

O aspecto/traço geral da casa foi mantido e apenas algumas janelas foram reorganizadas proporcionando um visual mais estruturado interiormente.

Lado este

  por nagel + braunagel
nagel + braunagel

Ostansicht, Hof und Eingnag

nagel + braunagel

O lado este da habitação, em forma de U, é dominado pela antiga entrada principal da casa. Anteriormente, este zona servia de passagem e de estacionamento aos motoristas e aos seus carros. Hoje, esta área é agora caracterizada pelo caminho antigo que os carros faziam para chegar a casa mas agora este espaço é livre de carros, onde apenas bicicletas e motas de brincar fazem as delicias das crianças nos caminhos já traçados no chão. À noite, no alpendre os adultos encontram-se para uma conversa. 

O antigo parque com árvores, rochas e um pequeno lago, é usado agora para as crianças se dedicarem a jogos de aventura, brincarem nas casas das árvores e dançarem à volta das lareiras, sempre vigiadas pelos adultos.

Varanda com vista sem fim

  por nagel + braunagel
nagel + braunagel

Gerahmter Ausblick Natur Freisitz

nagel + braunagel

É de perder de vista esta panorâmica sobre a floresta que se tem através da varanda/janela do primeiro andar da casa. O antigo jardim é agora um misto de floresta com parque e zona de lazer. A grande habitação possui uma torre de observação, rochas e um pequeno lado. A natureza aqui é um parque de aventura, com casa nas árvores, zonas de relaxe e fogueiras para toda a geração dos moradores da casa. Ainda assim, existem muitos locais onde pode simplesmente retirar-se e relaxar sem deixar que nada o incomode.

A varanda, tal como todo o revestimento da casa é em madeira, o que faz com que esta perspectiva se una tão bem – árvores (natureza) + madeira.

Sala de estar

Salas de estar modernas por nagel + braunagel
nagel + braunagel

Haus1, Wohnbereich

nagel + braunagel

Esta divisão da casa que tem janelas de  um lado e de outro foi escolhida para ser usada como sala de estar. Aqui muitas lâmpadas de halogéneo foram incorporadas no tecto, tornando a iluminação artificial ideal. Já que a natural é perfeita devido aos grandes vãos voltados para a floresta deixarem entrar os raios solares no interior.

O revestimento do piso reflecte a luz e tem um poder muito elegante e chique nos interiores. Focada no conforto esta sala oferece uma área de estar muito convidativa e propicia ao relaxe entre família e amigos.

Salas de estar modernas por nagel + braunagel
nagel + braunagel

Haus1, Aufgang

nagel + braunagel

Ao fundo, do lado direito do sofá está na sala de estar, está presente a sala de jantar. Esta evidencia-se devido à sua mesa de refeições de grandes dimensões e de cadeiras alinhadamente posicionadas.

As grandes aberturas de janelas prometem muita luz natural, de modo que o espaço parece particularmente amigável. Além disso, uma clarabóia quadrada foi inserida no tecto, que ilumina o mesmo volta da sala. Uma escada de madeira faz a ligação ao andar superior.

Zona de descanso

Salas de jantar modernas por nagel + braunagel
nagel + braunagel

Haus1, Wohn/Essbereich

nagel + braunagel

Esta divisão, era pouco usada antigamente. Depois da renovação esta transformou-se num espaço aconchegante e de momento o mais famoso, onde todos querem ir para aproveitar o calor que a lareira emana. 

Esta proporciona, devido ao calor que faz, uma atmosfera super cosy (confortável). O espaço é amplo e só tem uma poltrona individual, sitio para a lenha e uma carpete num tom claro.

Cozinha moderna

Cozinhas modernas por nagel + braunagel
nagel + braunagel

Haus1, Wohn/Essbereich

nagel + braunagel

O charme dos anos 50, deu lugar, a uma cozinha representada com um design contemporâneo, com linhas simples de madeira. A ilha com tampo escuro como o chão, serve de apoio a refeições e tem dois bancos de bar onde se pode sentar em refeições rápidas. Todos os armários são revestidos a madeira e até o frigorífico e arca congeladora estão encastrados. O contraste cromático criado nesta divisão é bastante singular – madeira, branco e preto.

Suite

Quartos minimalistas por nagel + braunagel
nagel + braunagel

Haus1 Schlafzimmer

nagel + braunagel

Antigamente neste espaço, o sótão era o locar onde apenas eram guardados objectos que não estavam a uso. Com o novo conceito e as obras postas em prática, nasceu a zona privada – os quartos. Este quarto tem uma casa de banho incorporada, fazendo assim o uso duplo de um espaço só. Além do lugar para dormir, do outro lado, encostada à janela foi o locar estrategicamente escolhido para colocar a banheira.

quarto foi pintado todo na cor branca e o chão revestido, mais uma vez, a madeira. A poltrona que dá apoio à zona de banho e ao quarto é em palha da mesma cor da madeira do chão e das estruturas das janelas. Portanto o jogo cromático, é constante e único.

Alpendre

É no alpendre/terraço, na zona em deck, que várias cadeiras estão dispostas, sempre prontas a acomodar alguem. Estão encostadas à fachada da casa  ficando assim ligeiramente protegidas da chuva. Outra coisa não se era de esperar, mas até as cadeiras são em madeira a condizer como toda a madeira usada no projecto, não existindo assim nenhum contraste entre o revestimento e o mobiliário.

Os artigos antes e depois são muito famoso na nossa plataforma online. Também gosta?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!