por JARDINCHIC.COM

14 ideias inteligentes que tornarão o seu jardim mais especial

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

jardim acrescenta um espaço de estar adicional ao interior da casa e é o ambiente mais cobiçado nos dias quentes. Em Portugal, um país de clima ameno, o jardim é, por certo, uma das áreas mais usadas. Tire partido do seu jardim para criar um espaço agradável onde seja confortável passar bons momentos com os amigos e a família. Nesse sentido, crie a atmosfera certa.

Hoje, na homify, apresentamos-lhe 14 propostas para transformar o seu jardim numa autêntica obra de arte. Vai poder conhecer as ideias de alguns do mais talentosos arquitectos paisagistas modernos registados na nossa plataforma. Inspire-se.

1. Pedras mágicas

Jardins modernos por EURL OLIVIER DUBOIS
EURL OLIVIER DUBOIS

Vue d'ensemble

EURL OLIVIER DUBOIS

Eis uma solução original e prática: espalhe pedras e cascalho por algumas áreas do seu jardim para alcançar um resultado bonito e conveniente. Esta cobertura vai-lhe poupar o trabalho de ter que andar constantemente a arrancar ervas daninhas e vai permitir manter o solo húmido por mais tempo, não tendo assim que regar as plantas com tanta frequência. No entanto, tenha em mente que o solo também precisa de respirar, por isso, de vez em quando retire as pedras, remexa a terra e deixe-a respirar durante alguns dias.

2. Estilo mediterrânico

Jardins mediterrânicos por Pedro Paysage SAP
Pedro Paysage SAP

Entretien d'un espace détente

Pedro Paysage SAP

Nenhum estilo encaixa tão bem num jardim como o mediterrânico. Tire proveito das suas características e crie uma espécie de confortável sala de estar no exterior: use cadeiras de vime onde se possa sentar com comodidade, coloque mesas para bebidas e guarda-sóis para o proteger nos dias mais quentes.

3. Estilo zen

Não é fã do estilo mediterrânico? Então, talvez possa optar por um estilo mais oriental. O charme deste tipo de decoração está nos seus elementos, principalmente nas suas estátuas de jardim. As esculturas usadas, que retratam personagens icónicas da mitologia, vão emprestar ao seu espaço um ambiente especial.

4. Jardins pequenos

Se o seu jardim é pequeno e pretende fazer algo com ele, não desespere. Com dedicação e as escolhas certas, pode transformá-lo por completo. Uma pequena mesa de metal colorido e algumas cadeiras ajudam a transformar um espaço modesto num cantinho perfeito e confortável para um pequeno almoço ao ar livre. De forma a economizar o espaço que não abunda no seu jardim, aposte em plantas que surjam dos vasos colocados em cima dos muros.

5. Flores

Um jardim deve ter vegetação: arbustos, rosas vermelhas, flores de pétalas delicadas, tulipas ou frescas margaridas brancas. Seja qual for a sua escolha, componha um manto colorido e pleno de charme que o transforme. Pode plantá-las directamente na terra, criando canteiros, ou colocá-las em vasos, acrescentando um novo elemento à sua decoração que protege as suas plantas, reduzindo o risco de danos nas raízes. Jogue com as cores e as texturas, jogue com as formas e os cheiros e crie um ambiente absolutamente delicioso.

6. Jardim no terraço

Mesmo que a sua casa não possua um jardim, é sempre possível construí-lo de raiz, seja numa varanda ou num terraço. A utilização de plantas verdes em vasos será a melhor opção para trazer a natureza ao seu espaço. Se possível, escolha plantas resistentes e que possam permanecer ao ar livre durante a maior parte do ano. Desta forma manterá o seu jardim sempre verde, brilhante e cheio de vida.

7. Conforto acima de tudo

Jardim  por JARDINCHIC.COM
JARDINCHIC.COM

Collection ROUND by EMU

JARDINCHIC.COM

Ao projectar um jardim, deve fazê-lo de forma a criar um espaço o mais confortável possível para quem dele desfruta. Assim sendo, a relva deve ser um tapete macio e suave sobre o qual seja agradável andar descalço e desenvolver vários tipos de actividades a seu gosto. O mobiliário do jardim deve, também ele, ser confortável. Não compre as primeiras cadeiras e mesa que encontrar à venda. Pense bem, teste os materiais, estude todas as opções de forma a não se arrepender e a fazer do seu jardim uma extensão do conforto de sua casa.

8. Parede verde

Uma parede verde é uma excelente ideia para a sua casa ou jardim. Trata-se de uma parede vertical com vasos e plantas anexadas. Colocando uma destas paredes no espaço exterior de sua casa criará uma atmosfera fantástica. Para além disso, cuidar deste tipo de jardim vertical é muito mais fácil do que cuidar das plantações tradicionais.

9. Caminhos

Caminhos no jardim: este é um fenómeno generalizado e já muito usado na construção. Ainda assim, pode torná-lo original. Uma ideia é construir esse caminho a partir de placas de cimento e cruzá-las aleatoriamente ao longo do seu jardim, deixando que flores coloridas cresçam nos espaços que ficam entre elas. 

10. Variedade de formas

Se gosta de escultura, mas as estátuas orientais de que falámos anteriormente não são o que deseja para o jardim, preste atenção ao projecto que aqui publicamos. Esta decoração moderna valoriza o jardim pela variedade de formas e de cores que lhe traz.

11. Parede verde surpreendente

Quem disse que uma parede verde não pode ser usada da mesma forma que uma parede da sua sala? Esta é talvez uma das soluções mais incomuns para o jardim mas, ainda assim, não deixa de ser interessante e extremamente original. Decore a parede verde do seu jardim com pinturas, molduras e até um espelho e crie um ambiente de estética mais sofisticada e, com toda a certeza, surpreendente.

12. Jardim no telhado

Dê uma vida ainda mais interessante ao telhado de sua casa, criando um espaço perfeito para reunir os amigos e a família nas quentes noites de Verão. Utilize grandes vasos com plantas, árvores de fruto e flores exóticas. Acrescente um mobiliário elegante e faça deste espaço um dos mais desejados de toda a casa.

13. Soluções tradicionais

Se não é fã de espécies exóticas instale um jardim tradicional e com flores típicas da sua região. Imagine o aroma deste maravilhoso espaço de cores. Pode seleccionar diferentes tipos de flor e plantá-las juntamente com arbusto de maior escala, criando um espaço mais dinâmico e divertido. Para finalizar, acrescente-lhe estruturas decorativas como um mandril, um arco metálico ou uma pérgola, de forma a tornar o espaço ainda mais convidativo.

14. O favorito das crianças

Jardins clássicos por Selwood Products Ltd
Selwood Products Ltd

Arden Climbing Frame Swing Set

Selwood Products Ltd

Tem a sorte de ter um jardim grande em sua casa? Então equipe-o a rigor, transformando-o num parque de jogos e de diversões. As crianças vão adorar este belo lugar feito especialmente para elas.

Peça ajuda a um arquitecto paisagista para levar o seu projecto a cabo.

Vai pôr em prática alguma das nossas sugestões? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!