por Dibiesse SpA

Estilo rural: 10 cozinhas com móveis de encher o olho

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As cozinhas e os móveis que veremos neste livro de ideias são ideais para os românticos, para os que gostam da madeira e das cores que caracterizam as coisas mais antigas, pelos que se enternecem com a tradição e pelos que nutrem um gosto pelo natural. Vamos ver dez bonitas propostas – de cozinhas e não só – que salientam esse amor pela simplicidade e pelo quotidiano.

As escolhas que integram este livro de ideias incluem mobiliário de cozinha para a decoração de espaços amplos, médios e pequenos onde os estilos rústico e rural sobressaem. A variedade de projectos corresponde à amplitude criativa dos nossos dias que procura recriar e reviver o espírito das casas de campo dos nossos avós. Assim sendo, apresentaremos desde panorâmicas de cozinhas e do seu mobiliário, até detalhes subtis que pretendemos que lhe sirvam de inspiração para aplicar nos seus projectos de estética rústica ou rural. Para além disso, vamos ainda explorar os estilos, as suas cores, as formas e as texturas e tudo aquilo que faz com que um projecto ganhe autenticidade.

1. Simplicidade

Cozinhas rústicas por Equipe Ceramicas
Equipe Ceramicas

Masia Olive, Cream , Decor Jewel Cream 7,5x15

Equipe Ceramicas

Esta cozinha evidencia a simplicidade absoluta do mobiliário rural. Umas simples prateleiras de madeira sobre a bancada servem de arrumação para louças e para peças decorativas importantes, como a antiga balança.

Por baixo, a bancada de madeira mostra o amor pela natureza e um sincero afastamento do estilo urbano. As portas negras com puxadores de ferro ajudam, também elas, a transmitir a sensação campestre desejada.

2. Ao natural

O carvalho é uma das madeiras mais usadas no mobiliário de cozinhas em estilo rústico ou rural, principalmente se for usada ao natural e apenas polida e encerada, sem brilhos ou tratamentos especiais.

É possível ver nesta imagem que não falta nada para ambientar a cozinha como espaço rural. Tudo está presente, desde a pedra negra da bancada até aos objectos tradicionais do campo. Além de tudo isso, os candeeiros de estilo antigo criam uma agradável sensação de afectuosidade entre a terra e as suas histórias.

3. Tentação do campo

O estilo rústico e rural compartilham entre si o ar campestre e repleto de encantos. O mobiliário deve corresponder a essa sensação de paz e de sossego e a essa ligação tão profunda com a natureza. Ainda assim, alguns detalhes marcam a diferença ente um estilo de decoração e o outro.

O forno de argila que vemos na imagem, por exemplo, representa uma típica cozinha rural. A argila pode ser simulada mediante a utilização de cimento pintado com uma cor bem tradicional, como o amarelo mostarda ou velho. As cortinas de algodão são outra característica desse estilo.

4. Minúcias e delícias

A imagem que publicamos mostra o mobiliário de cozinha ideal para espaços amplos, para cozinhas onde queremos reunir toda a família e amigos. Também funciona em espaços sem divisões onde as decorações das muitas prateleiras podem ser vistas a partir do espaço de refeições ou do sofá.

Este é, sem dúvida, um mobiliário fantástico para uma decoração tão cuidada. De um lado, prateleiras onde expor a decoração, do outro um belíssimo armário com portas à moda antiga. Por fim, o mármore da bancada, acrescenta o seu toque de robustez e elegância ao ambiente.

5. Antigos e modernos

No geral, tanto o estilo rústico como o rural se associam ao antigo e tradicional. É precisamente por isso que os designers de mobiliário e decoradores imitam algumas características típicas que concedem a cada objecto e espaço esse aspecto original.

A cor petróleo combinada com o bronze possibilita esta ficção temporal tão encantadora, sobretudo nas cozinhas com pisos como o da imagem, de madeira rústica. Os vasos de barro e os jarrões de cerâmica crua são alguns dos objectos decorativos que melhor combinarão com o mobiliário rústico da sua cozinha.

6. As gavetas de surpresas

Cozinha  por Stunning Spaces Ltd
Stunning Spaces Ltd

Kitchen Projects

Stunning Spaces Ltd

O mobiliário de uma cozinha rústica deve responder a um gosto especial pelo caseiro, neste caso, pela comida caseira repleta de aromas, regada com azeites e cheia de sabores frescos. Um bom mobiliário com prateleiras e  gavetas onde guardar cada coisa resulta muito bem neste estilo.

Se gosta de cozinhas, não deixe de incluir no seu mobiliário de cozinha uma grande gaveta, com espaço para as garrafas de azeite e vinagre e para os molhos especiais. Verá que esta organização artesanal propiciará uma agradável sensação de organização ao seu espaço.

7. Madeira e mármore

Dentro do mobiliário de cozinhas rurais, o mármore ocupa um lugar privilegiado. Trata-se de um elemento robusto e forte de grande durabilidade. Junta-se assim à madeira como material quase indispensável para decorar uma cozinha neste estilo.

A gama de cores privilegia a sensação acolhedora complementada com verdes em mate. Para acompanhar este mobiliário, umas cortinas de fibra natural, de preferência com estampados coloridos, dão o toque final à proposta decorativa.

8. Detalhe de elegância

Nas cozinhas rústicas e rurais sente-se esse gosto pelo artesanal, pelo trabalho cuidado e pelo dia-a-dia de outras épocas. A madeira com decorações, as portas com acabamentos entrançados ou a selecção perfeita dos puxadores são alguns detalhes do estilo rústico, onde também o vidro marca uma forte presença.

Assim sendo, um mobiliário de cozinha rústico e rural também pode, dependendo da escolha acertada dos elementos, ser elegante e sofisticado.

9. Tudo à vista

Uma bela escolha de mobiliário em estilo rústico e rural é a que passa por móveis sem portas. O efeito é imediato e torna a decoração num verdadeiro desafio. Cada elemento está à vista e deve, por isso, surgir harmonioso no resultado final da decoração.

10. Recursos antigos

Que detalhe precioso. Uma bancada que se levanta, deixando a tábua de cortar alimentos à mão. Neste pormenor, vemos um conjunto de elementos que um mobiliário de cozinha em estilo rústico pode ter: madeira com marcas de desgaste, mármore, madeira e objectos decorativos simples.

Esta pareceu-nos uma bela imagem para fechar mais um livro de ideias com sabor a produtos naturais a comida caseira. Que comece a inspiração.

Gosta mais de cozinhas rústicas ou modernas? O que achou das nossas sugestões?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!