Telhados planos  por FIORELLINO paysagiste

12 ideias para ter um terraço moderno no telhado

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A arquitectura tem como um dos seus princípios aproveitar todos os espaços disponíveis ao máximo. Entre esses espaços, estão as coberturas que deixaram de ser áreas desaproveitadas para se tornarem espaços recreativos e de descanso, oferecendo ainda benefícios ecológicos que propiciam às casas beleza estética.

No livro de ideias de hoje, mostrar-lhe-emos dez sensacionais ideias para que não perca a oportunidade de ter um maravilhoso jardim nas alturas de sua casa. Brindará os seus amigos e familiares com um ambiente extra para convívio e relaxamento.

Inspire-se com os projectos que lhe vamos apresentar. 

1. Detalhes quentes e acolhedores

Telhados planos  por NOUVELLE. | Proje Danışmanlık
NOUVELLE. | Proje Danışmanlık

Dış Mekan Tasarım ve Uygulamaları

NOUVELLE. | Proje Danışmanlık

Dentro dos elementos que acrescentam um toque especial aos ambientes, estão as lareiras, pelo que incluir uma no seu terraço será sempre uma boa ideia. A lareira a gás, apresentada na imagem, resulta na perfeição por várias razões: não altera o espaço e não emite grandes quantidades de fumo como uma lareira normal.

Com este detalhe, acrescentará ao seu telhado elegância, classe e uma sensação acolhedora que é necessária em qualquer espaço de convívio.

2. Um espectacular telhado verde

Telhados planos  por winhard 3D
winhard 3D

Dachterrasse in München

winhard 3D

Se procura começar um projecto desta natureza, saiba que há soluções que não representam gastos de dinheiro exorbitantes. Por exemplo, não cubra toda a superfície com relva, pois ainda que fique espectacular, sairá dispendioso.

Pode incluir faixas, caminhos ou uma secção verde e colocar a outra parte do espaço em piso de madeira. Com isto, para além de poupar, acrescentará maior dinamismo, mais texturas e cor, sem sacrificar o estilo natural do ambiente, como aliás é possível ver na imagem que apresentamos.

3. Aperfeiçoar os móveis com que quer decorar o espaço

Varanda, marquise e terraço  por Biotecture
Biotecture

Coca Cola HQ Roof Terrace

Biotecture

Se conta com um bom orçamento, pode comprar peças de mobiliário com um tratamento especial para resistir às condições atmosféricas. Mas, se este não é o seu caso, pode simplesmente apostar na madeira maciça e no cimento.

Outra boa opção, se pretender dar um estilo relaxado e informal ao espaço, é o plástico. Neste material encontrará uma grande variedade de cadeiras e mesas com cores alegres e vibrantes que oferecerão ao seu telhado um aspecto sensacional. No projecto que lhe mostramos, é difícil não reparar na combinação de distintos materiais que ajudam a uma composição muito agradável e fresca.

4. Para uma cidade menos contaminada

Ao viver numa grande cidade estamos expostos a grandes índices de contaminação ambiental, dentro da qual poderemos mencionar dois factores: o fumo e o ruído. Um jardim no telhado ajuda a reduzir notavelmente estes índices, melhorando a qualidade do ar. Estes fantásticos telhados verdes têm ainda a capacidade de isolar o som, dependendo do tipo de plantas e da capacidade e profundidade de protecção que apresentam.

Também terá um espaço muito fresco no interior da sua propriedade, pois um jardim no telhado reduzirá em três ou quatro graus a temperatura por comparação com um terraço normal.

Imagine poder desfrutar da paisagem urbana afastado da confusão, a partir de um cómodo ambiente como o da imagem que aqui lhe deixamos.

5. Um terraço com todo o luxo

Ao projectar este espaço na cobertura da sua casa, deve considerar o peso total dos vasos, móveis e outro tipo de acessórios com que queira decorar o ambiente. Se a estrutura da sua casa permitir e o dinheiro não for um problema, pode incluir uma pequena piscina ou um jacuzzi para que assim desfrute totalmente de um ambiente de luxo na sua própria casa.

6. Um telhado sensacional

Telhados planos  por homify

Acrescentar um elemento que propicie sombra no seu terraço será prático e funcional. Para se refugiar dos raios de sol nas horas mais quentes ou da chuva nos piores dias, um toldo ou uma pérgola serão os seus melhores aliados. Para além de lhe oferecerem protecção, ainda acrescentam um toque especial à decoração.

Existe uma enorme variedade de estilos de estruturas que pode instalar, pelo que não terá qualquer problema em encontrar aquela que melhor se adapta aos seus gostos e às suas necessidades.

7. Uma distribuição interessante

Telhados planos  por Ogrodowa Sceneria
Ogrodowa Sceneria

taras przy mieszkaniu

Ogrodowa Sceneria

A distribuição dos ambientes no jardim do telhado pode acrescentar interesse ao projecto: o exemplo que apresentamos é a prova disso. No piso inferior, encontra-se uma pequena sala decorada em tons de branco que surge sobre um piso de madeira que faz realçar todos os elementos decorativos e naturais. O desenho em “L” permite um melhor aproveitamento do espaço, para além de o tornar mais íntimo ao manter em contacto todos os que desfrutam do ambiente no mesmo momento.

O jardim no telhado conecta-se ainda com um terraço a partir de umas escadas metálicas modernas. Este espaço permite desfrutar da vista desde o topo do edifício. Imagine-se aqui a assistir a um pôr-do-sol.

8. Combinação de materiais

Terraços  por Urban Roof Gardens
Urban Roof Gardens

Southbank, London

Urban Roof Gardens

A segurança de um jardim no telhado é de enorme importância, pelo que deve sempre contar com corrimões de protecção ou paredes que anulem o risco de queda.

Para estas estruturas, pode utilizar materiais como o vidro, pois oferecem um aspecto muito leve visualmente e permitem manter as vistas desejadas sobre a paisagem. Desta forma, poderá jogar ainda com texturas interessantes de diferentes materiais para evitar a saturação do ambiente criado.

9. Um bar espectacular

Um maravilhoso bar no qual a madeira é protagonista. O sistema de iluminação faz o material sobressair ainda mais.

10. Os benefícios de contar com um jardim no telhado

Terraços  por NLDigital
NLDigital

Terrace

NLDigital

Os jardins no telhado tornaram-se muito populares. As casas são cada vez mais pequenas, pelo que o aproveitamento destes espaços – que antes não tinham utilidade – passou a ser fundamental. No projecto de um jardim no telhado, são integrados elementos naturais – vegetação – e arquitectónicos que oferecem benefícios físicos e estéticos e aumentam consideravelmente o valor comercial da propriedade.

11. Qual tal um jacuzzi e um grelhador?

Terraços  por Arq Renny Molina
Arq Renny Molina

Pent House 505

Arq Renny Molina

Ao projectar um destes espectaculares ambientes, o objectivo passa por desfrutar juntamente com amigos e familiares de tudo o que a vida tem de bom para oferecer. Nesse sentido, um espaço bem equipado e cheio de opções que nos permitam juntar aqueles de quem mais gostamos para um dia bem passado será sempre uma mais valia.

12. Com relva artificial

Terraços  por Ranka Follaje Sintético
Ranka Follaje Sintético

Boxwood aplicado en una terraza

Ranka Follaje Sintético

No caso de não ser possível instalar um jardim no topo de sua casa, pode sempre projectar este espaço com recurso a materiais sintéticos. Existe uma grande variedade de estilos de folhagem para dar um aspecto muito natural, acrescentando a isso a vantagem de uma fácil manutenção.

Decorando o espaço com mobiliário de fibras naturais, como o vime, poderá aumentar ainda mais a sensação de estar em contacto com a natureza, perto do céu e com uma paisagem espectacular como a do projecto que aqui publicamos.

Contacte um decorador e arquitecto paisagista para o ajudar a decorar e a compor o seu terraço.

Vai pôr em prática alguma das nossas propostas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!