Pavimentos naturalmente em pedra ou cerâmica

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

A questão que se coloca neste artigo dedicado a pisos revestidos a pedra ou cerâmicas, tem a ver com o conforto sempre associado à estética. Iremos mostrar-lhe diferentes divisões de uma habitação onde foi aplicado no pavimento, pedra ou material cerâmico. Embelezando os espaços não deixando ainda assim comprometer em relação ao conforto e comodidade. Para isso seleccionámos apenas exemplos nacionais, mostrando que também nós, portugueses, conseguimos criar atmosferas dignas de revista.

Cerâmica que parece madeira

É no Be Loft da autoria de Ana Rita Soares que é aplicado como pavimento, não só na zona de banho, mas em todo o apartamento, chão cerâmico a imitar madeira.

Já não é uma tendência recente, este piso cerâmico que imita madeira, mas continua a ser um dos materiais mais usados em interiores modernos e contemporâneos. Existem várias marcas no mercado que já o fazem, e as cores, os acabamentos e os preços variam de marca para marca. 

Foi inteligente a ideia de usar a aparência e aspecto característicos da madeira em revestimento cerâmico. Pois assim, além de uma menor manutenção, este pode ser aplicado sem problema em zona com águas, como a casa de banho ou cozinhas. E também ainda numa varanda ou terraço, no exterior. A sensação de frio inerente a pisos cerâmicos ou de pedra, perde-se com a sensação quente e natural da madeira.

Piscinas e spas

Lar Residencial "Torre Sénior": Casas modernas por Atelier Lopes da Costa
Atelier Lopes da Costa

Lar Residencial Torre Sénior

Atelier Lopes da Costa

Na zona da piscina é importante o revestimento circundante ser de material anti escorregadio. É uma zona que devido a água constante em contacto com o piso não pode haver a possibilidade de se escorregar por causa do piso ser extremamente polido. É algo que tem de ser em conta inicialmente e deve ser um dos aspectos mais importantes a ter ao longo do projecto de um espaço dedicado a zonas húmidas e molhadas.

Sendo um piso com irregularidades evita acidentes de grave grau. Mas o piso com estas características além de não ser tão frio ao toque tem a desvantagem de ter que ser limpo e mantido com regularidade, se não poderá com o tempo, aparecerem indícios de musgo e acumulação de calcário com cor desagradável.

Suite

Se calhar esta divisão da casa seria a ultima onde pensaria aplicar um chão com estas características.  Ninguém gosta de acordar e sentir logo o frio do chão nas plantas dos pés. Mas imagine uma casa localizada geograficamente num clima quente ou até mesmo numa casa de praia. O chão desta imagem pode ser aplicado em todo o apartamento aumentando assim a sensação de amplitude, conseguindo uma mesma linguagem em toda a zona habitacional.

É fácil de limpar e manter, além de que a sua cor num tom neutro condiz com qualquer decoração mais arrojada ou mais clássica que queira optar. A imagem faz parte de um projecto na Quinta do Lago, onde as temperaturas são sempre amenas.

Mármore

Chalé das Três Esquinas: Casas de banho ecléticas por Tiago do Vale Arquitectos
Tiago do Vale Arquitectos

Chalé das Três Esquinas

Tiago do Vale Arquitectos

É numa casa de banho de dimensões reduzidas que é aplicada quase em toda a sua área, placas de mármore. O objectivo é tornar a cada de banho com a aparência de dimensões maiores e de linhas mais modernas. 

A cor e os raios presentes em cada placas tornam-os únicos e especiais.

Hall

Golfe Leste - Lote n.º 15 - Quinta do Lago: Casas  por JSH Algarve – Arquitectura
JSH Algarve – Arquitectura

Golfe Leste – Lote n.º 15 – Quinta do Lago

JSH Algarve – Arquitectura

É com um jogo de placas de forma quadrangular de 2 tons que este hall de acesso é revestido. Em todo o projecto, foram as placas cerâmicas as escolhidas para revestir o piso de todas as divisões. Mas sempre numa mesma cor, ao contrário desta zona de passagem de acesso a zonas privadas. 

Quando o mesmo material é aplicado (como o da foto) em grandes superfícies e com acabamento brilhante o aspecto e o estilo que faz transparecer é moderno, clássico e contemporâneo.

Cozinha

CASA XIEIRA II: Cozinhas modernas por A2+ ARQUITECTOS
A2+ ARQUITECTOS

CASA XIEIRA II

A2+ ARQUITECTOS

É no projecto Casa Xieira II do gabiente A2 + Arquitectos que é aplicado como pavimento um revestimento de cor escura e em placas cerâmicas quadradas. Parece-se quase com piso de cimento autonivelado envernizado, dando este aspecto de uma superfície só. A opção de colocar massa nas juntas da mesma cor do piso cerâmico é uma tendência moderna que tem vindo a ser usada cada vez mais. Mais uma vez, estamos perante um espaço que com pavimento cerâmico, não aparenta ser frio apesar do jogo cromático escolhido. A luz artificial usada por ser num tom amarelo confere ao espaço um aspecto quente e confortável.

Zona de acesso

Casa da Atalaia: Casas mediterrânicas por S3 Arquitectos
S3 Arquitectos

Casa da Atalaia

S3 Arquitectos

Casa da Atalaia de seu estilo rústico/moderno tem nos seus interiores um revestimento de chão que se adequa na perfeição às características inerentes a este estilo. A cor branca e as linhas rectas contrastam com o piso de tijoleira, com as sombras de palhinha e o parque de acesso a automóveis de areia/terra de cor castanho alaranjado.

Na imagem as paredes brancas e as madeiras das portas lacadas a branco opõem-se ao chão rústico e à escultura em forma de osga de grande dimensão – animal típico do Algarve. O clarão de luz natural que se vê entrar pelo tecto deve-se à clarabóia que foi estrategicamente colocada para deixar entrar claridade.

Tem divisões em sua casa com este tipo de revestimento? Quais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!