Modernos jardins de Inverno – todos portugueses !

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Estamos em pleno Inverno! Os dias frios, escuros e mais pequenos ainda estão cá para ficar (infelizmente para mim, que tanto gosto do Verão). Mas o Inverno também tem muitos aspectos positivos e deve ser aproveitado ao máximo como qualquer outra estação do ano. Este é caracterizado por norma, por mais tempo passado em casa dentro de 4 paredes, mas não tem de ser necessariamente assim. Há dias muitos chatos, com chuva e vento, que nos prendem ao sofá e que nos fazem sair do trabalho direitinhos para casa, com dores de cabeça e sem vontade de passear. Mas os dias frios e sem chuva são óptimos para sair e aproveitar as características desta estação, seja em casa ou fora dela, mas sempre ao ar livre.

Fiz com carinho, uma selecção de Jardins de Inverno todos eles com mão de profissionais portugueses e não imaginam como me dá tanto prazer mostrar-vos projectos de qualidade nacionais. Vejam cada imagem com atenção e entrem na página do profissional em questão para saberem mais sobre ele, não se irá arrepender!

O mais simples

No projecto Casa José Prata da autoria do gabinete Bárbosa e Guimarães lda. a presença de um mini jardim de inverno não foi descurada. Não se pode chamar bem de jardim a este cubo ao ar livre. Não existe relva, nem flores, apenas uma mini árvore ou arbusto plantada sobre solo de pedras brancas. O espaço transmite calma e muita paz. A zona é caracterizada peça sua cor branca tão presente que contrasta apenas pelos 4 tufos de verde escuro plantados. O espaço é de reduzidas dimensões mas é possível ainda assim entrar muita luz natural no interior e poder ver a natureza, por quase inexistente que ela seja. Um jardim de linhas modernas e contemporânea de pouca manutenção e de baixo custo. Veja mais aqui.

Jardim & lounge

​HILTON LISBON HOTEL - FONTANA PARK:   por Atelier Nini Andrade Silva
Atelier Nini Andrade Silva

​HILTON LISBON HOTEL – FONTANA PARK

Atelier Nini Andrade Silva

É nesta zona dedicada aos hóspedes do Hotel Hilton de Lisboa que Nini Andrade da Silva projectou um espaço dedicado ao lazer no exterior tal como todos os interiores do mesmo. Para ser possível aproveitar a zona durante toda a altura do ano, Nini optou por mobiliário de jardim confortável e de materiais duráveis para assim estes resistirem a intempéries climatéricas menos positivas. Os candeeiros de pé iluminam o jardim, sendo portanto ainda possível aproveitar o espaço depois do sol se pôr e apreciar a vista sobre a cidade. O único verde em que apostou foi em árvores de pequeno porte, de folhagem verde forte que são importantes para criar sombra quando o sol vai alto. Veja mais aqui.

Zona de estar no exterior

O estúdio/loja de design de interiores intitulado de Reflexões Contemporâneas design projectou estes magnifico espaço exterior na Quinta do Lago, no Algarve. Trata-se de uma vila de grandes dimensões integrada numa quinta. Os interiores e este espaço exterior que lhe mostramos foram decorados com mobiliário e peças de design presente na loja Reflexões criando ambientes com atmosferas muito confortáveis num espaço caracterizado pelo luxo.

Nestas grandes áreas exteriores houve a preocupação de dividir o espaço em diferentes zonas: jardim, piscina e zona lounge. Na fotografia, podemos constatar como a zona criada no jardim serve de apoio tanto à piscina como ao jardim. Com temperaturas mais quentes pode estar aberto e com frio fechar as cortinas e colocar aquecedores de exterior no interior. O mobiliário escolhido, apesar de ter aspecto luxuoso e contemporâneo, trata-se de mobiliário próprio para ambientes ao ar livre. Mas como toda a zona está devidamente decorada com pormenores delicadamente colocados em cima das mesas de apoio e candeeiros com abajures de tecido no tecto, quase parece uma extensão no interior para o exterior. Veja mais aqui.

Cubo

Casas modernas por spaceworkers®
spaceworkers®

Casa de Sambade

spaceworkers®

Com base na genética do lugar, a intervenção da equipa Spaceworkers teve como principal objectivo criar um espaço contemporâneo sem que este interferisse na paz da área rural. A Casa Be é onde este cubo de jardim se encontra. Este espaço é visível do exterior e através dele consegue-se visualizar o interior. Do interior é também visível este jardim e o exterior propriamente dito, a rua. Existem uma transparência muito bem conseguida que interliga estes dois espaços – interior vs exterior.

Tal como o primeiro exemplo de jardim moderno que lhe mostrámos, este também contem pedras brancas a toda à volta do mesmo, enquadrando só por si a elevação feita em relva com a árvore no topo – assemelhando-se quase à visão de um monte de grandes dimensões. Veja mais aqui.

Artificial vs natural

Em todo o projecto de interiores da designer Ana Rita Soares o espaço Be loft contém muitas zonas verdes no interior. Na fotografia a casa de banho é um dos locais onde foi colocada uma árvore de reduzidas dimensões para trazer um pouco do ar da natureza para o interior. E porque não num casa de banho? O local transforma-se em algo mais tranquilo e o ambiente inevitavelmente fica mais moderno. As zonas verdes que a designer projectou dão ao espaço um toque leve e fresco de maneira fácil. 

As plantas e árvores de pequeno porte existem já em material artificial de boa qualidade e imitam bem a natureza verdadeira. São portanto mais dispendiosas mas a manutenção é nula. Apenas terá de se preocupar com o pó que se vai depositando sobre as folhas deixando-as com aspecto baço e sem brilho. Veja mais aqui.

Terraço sofisticado

We are lifestyle é o gabinete de arquitectura de interiores e construção sediados na capital lisboeta.

O terraço da Luxury urban penthouse é da autoria deles. Apesar da imagem ser um modelo 3D e não uma fotografia de um espaço real, é bastante perceptível o conceito que quiseram transmitir. O projecto foi realizado para um casal que vive entre Portugal e Angola, que dão muito valor a projecto sofisticados com ligações especiais entre o interior e exterior. Gostando de receber amigos e passar tempo de valor a dois, pediram um terraço do qual pudessem usufruir todo o ano. A lareira, o jacuzzi de água aquecidas e a tenda com sofá e almofadas são os elementos aos quais eles dão valor durante mesmo os meses mais frios do ano. Um tipo de jardim diferente onde as zonas verdes só estão presentes em pequenos vasos. Veja mais aqui.

Com vista circular

Duas casas em Monção: Jardins modernos por JPL Arquitecto
JPL Arquitecto

Duas casas em Monção

JPL Arquitecto

Este projecto de arquitectura em Monção da autoria de JPL Arquitectos  contém uma zona verde relvada que liga a zona de estar ao exterior. Esta caracteriza-se pelo seu jardim com tecto de forma circular. Esta forma é repetida mais vezes em diferentes alturas, visto que na de cota mais baixa se encontra o jardim. Ao fundo pode observar o interior da habitação e ainda perceber que para lá do vidro existe mais zonas verdes. Devido à inclinação do terreno este projecto consegue aproveitar na perfeição vários pontos importantes da vista exterior.

Esta habitação caracteriza-se pelo uso do cimento tanto interiormente como exteriormente. No exterior é também usada a pedra e no interior o cimento combina com a madeira nos pavimentos e grandes vão em vidro para a paisagem. Veja mais aqui.

Gostou do artigo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!