City Exquisite: Salas de estar ecléticas por Viterbo Interior design

Objectos baratos que transformam a decoração!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Farto da decoração em sua casa? Calma. Não precisa de a mandar abaixo e construir de novo ou começar logo com marteladas e pinturas. Há formas tão simples e pouco dispendiosas de transformar o ambiente que, tudo o que é preciso, é de um pouco de imaginação. 

Mudar as almofadas no seu sofá, espalhar pontos de luz pela casa, vestir o chão com uma carpete confortável ou decorar com flores ou plantas pode ser a lufada de ar fresco de que está mesmo a precisar. 

Por isso, antes de gastar muito dinheiro a mudar a sua decoração, leia este artigo.

Molduras

Sala Comum_Zona de Estar: Salas de estar modernas por Traço Magenta - Design de Interiores

Olhe em seu redor. Encontra uma parede demasiado despida e até um tanto ou quanto melancólica? Então, por que não preenchê-la com um conjunto de molduras com fotografias, ilustrações ou tipografia? Molduras simples – não têm que ser todas iguais, pelo contrário, pode optar por estilos distintos – a preços apetecíveis encontram-se amiúde em lojas de decoração. Depois, é só decidir o que quer lá abrigar. E nem precisa de gastar dinheiro. Vasculhe os seus álbuns e seleccione os melhores momentos, use postais que trouxe das suas viagens – nada de coisas muito turísticas! - recorte uma página de revista com uma imagem bonita ou crie-a você mesmo. Se nenhuma destas soluções o agradar, então compre-a numa loja física ou on-line que venda ilustrações. Depois, é só organizá-las na parede simétrica ou assimetricamente.

Sofá

sofá é um dos elementos mais importantes de uma casa e uma das primeiras peças de mobiliário que compramos quando nos mudamos. E não é só porque quando regressamos a casa depois de um longo dia de trabalho, vamos o caminho todo a pensar nele, mas também porque é um objecto que se destaca dentro de qualquer decoração. 

O sofá é o ponto de referência de qualquer sala de estar e é em torno dele que tudo se compõe. É, por isso, um objecto que deve ser escolhido com especial cuidado de acordo com o tamanho da sala e o ambiente que lhe quer proporcionar, sendo, por isso, fundamental o seu tamanho, a cor e o formato. Não se precipite na sua compra. Veja todas as suas opções, avalie o seu orçamento e faça a sua escolha ponderadamente.

Caixas

Monte da Ervilha | 2015: Salas de estar modernas por Susana Camelo
Susana Camelo

Monte da Ervilha | 2015

Susana Camelo

Eis um objecto ao qual não se costuma dar muito valor. Quando se pensa em caixas pensa-se normalmente naquele objecto feio em cartão que dá para guardar tralha e arrumar num canto. Nada mais errado. As caixas são uma excelente forma de organizar o espaço de sua casa – sobretudo se ela for pequena – e é possível adaptá-las à decoração e fazer delas um elemento esteticamente apelativo. 

Existem caixas de todos os tamanhos, cores e materiais. Por isso, aproveite e use-as de forma inteligente. Pode dispô-las de forma assimétrica pela casa, pode jogar com as cores e criar uma peça de decoração alternativa. São o objecto ideal para arrumar aquelas coisas feias que precisa de manter por casa e que acabam perdidas no fundo de uma gaveta qualquer ou para organizar papeladas, documentos, carregadores de telemóveis ou até as decorações de Natal ao longo do ano de forma a que o seu espaço pareça mais arrumado.

Candeeiros

A luz é um elemento importante na decoração de sua casa, não só por lhe permitir criar os mais diversos ambientes e tornar a sua casa mais acolhedora, mas também porque através dos efeitos luminosos é possível jogar com os espaços e as suas dimensões. Assim, é necessário saber escolher os candeeiros certos para cada recanto, tendo em conta a função que lhe vai dar ou que característica decorativa pretende que saia destacada.

Brincar com vários pontos de luz dentro da mesma divisão é uma forma inteligente de criar uma dinâmica especial na decoração e na vida quotidiana. Senão imagine uma cozinha: enquanto prepara os seus alimentos, pode ligar uma luz mais branca. Depois, nessa mesma cozinha, na área de refeições, pode apostar num candeeiro de pé com um ângulo acentuado que se debruce sobre a sua mesa difundindo uma luz mais alaranjada, confortável e intimista.

Os candeeiros têm, realmente, muito impacto na decoração e o poder de criar espaços dentro do espaço. Não se acanhe e espalhe-os por toda a casa. Não se esqueça daquela esquina vazia, do hall de entrada e até do móvel da casa de banho. 

Inspire-se na proposta que lhe deixamos do atelier Ana Pereira Arquitectura e Decoração de Interiores. Esta cómoda serve de apoio à sala de jantar e surge, também, enquanto elemento de divisão entre ela e a sala de estar. Um arranjo de flores, alguns objectos decorativos e um candeeiro tornam este recanto harmonioso e aconchegado. 

Carpetes

A carpete tem a função muito específica de tornar a sua deslocação dentro de casa mais confortável. Porém, vai muito além disso. 

A carpete aquece o chão frio durante o Inverno, esconde o soalho menos bonito que ainda não foi possível mudar, serve enquanto elemento decorativo e de união entre os vários móveis de uma sala de estar, separa áreas com propósitos distintos, empresta conforto a uma divisão e tem, ainda uma função acústica importante. 

Se tem uma divisão da casa que lhe parece fria e demasiado despida, o tapete pode ser a adição que lhe está a fazer falta.

Flores

“Depois das mulheres, as flores são a criação mais divina.”, disse Christian Dior. Se assim é, obedeceremos. Flores são cor, vida e frescura. Flores são uma insinuação de felicidade, são um detalhe que revela cuidado. A ideia de que alguém as escolheu e preparou um arranjo, emprestando-o à casa, é enternecedora. Se formos convidados, sentimo-nos bem-vindos. As flores são quase como segundos pontos de luz em casa. Iluminam o espaço onde estão, por mais simples que sejam. Assim, não espere pela Primavera, pelo Dia da Mãe ou pelo Dia dos Namorados para levar flores para casa. Faça-o ao longo de todo o ano e em mais que uma divisão. It’s the flower power!

Almofadas

Muda a estação, mudam-se as vontades. Estamos no Outono. O sofá com almofadas coloridas já “não nos apetece”. Temos vontade de cores outonais, de elementos da natureza, de um aconchego com sabor diferente. Vamos comprar outro sofá? Claro que não. Mas, mudar-lhe as almofadas pode transformá-lo completamente, assim em jeito de extreme makeover. As almofadas são uma forma simples de introduzir uma lufada de ar fresco a uma divisão, da sala ao quarto. Misture cores, formas e padrões. Aventure-se, mas com sensibilidade.

Mesa de apoio

Ao lado do sofá, de uma cadeira ou de uma poltrona, não pode faltar uma mesa de apoio. Por ser uma peça de mobiliário pequena, é fácil encontrá-la a preços acessíveis. No entanto, pode sempre reutilizar uma mesa antiga que tenha aí por casa e dar-lhe um novo propósito. Basta lixá-la, pintá-la e colocar puxadores novos nas gavetas, se for o caso. O móvel antiquado e desinteressante do tempo da avozinha tornar-se-á, facilmente, numa peça de destaque para compor a sua sala ou recanto de leitura.

As nossas sugestões convenceram-no? De qual gostou mais? A sua opinião importa. Não deixe de comentar por baixo deste artigo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!