Garagens extraordinárias que inspiram

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Um espaço como a garagem significa ‘protecção’ e 'salvaguarda' dos seus bens pessoais, tal como o carro, e hoje em dia são espaços cada vez mais criativos e elegantes. São cada vez mais os arquitectos e designers que exploram as potencialidades deste tipo de espaços, em busca de uma oportunidade de criar uma zona ainda mais atraente para os seus clientes. Mesmo que não use a sua garagem para as funções que ela foi inicialmente criada,  poderá hoje fazer bom uso dela para outras actividades, transformando-a numa sala de estar, oficina ou simplesmente numa espaço de armazenamento. Desde galerias de arte, abertas ao exterior ou pintadas com um luxo impressionante, estas garagens multi-funcionais, tornam-se assim um símbolo da capacidade de reinvenção e intervenção do criativo.

Uma garagem com múltiplas faces, poderá ser sinónimo de uma casa atraente,  por isso hoje na homify apresentamos-lhe alguns excelentes exemplos de garagens contemporâneas, que exploram todas as letras da palavra criatividade, para que se inspire em sua casa!

Minimalista de marca portuguesa

É uma casa portuguesa, com certeza!

A casa José Prata do atelier português Barbosa & Guimarães define-se pela simplicidade das suas volumetrias, atingindo um estado purista. Com uma localização geográfica privilegiada sobre o Atlântico, esta moradia unifamiliar destaca-se da envolvente pela sua arquitectura contemporânea e pela clara influência da escola modernista do início do século XX. Apesar de aparentemente ser uma moradia de dois andares, o projecto também previu o aproveitamento de uma área subterrânea, decorrente do próprio terreno acidentado em que se insere. Assim sendo, a casa articula-se através da distribuição dos espaços consoante os pisos existentes,  existindo ao seu redor, pequenos pátios e espaço verdes para momentos de descanso e fruição.

Interessou-lhe esta proposta? Veja aqui mais trabalhos sobre o atelier Barbosa & Guimarães.

Arte na garagem

Imagine uma galeria de arte no mesmo espaço de uma garagem para automóveis. Sim, já existe e foi criada pelo atelier KWK Promes. Esta habitação, para além do seu incrível desenho e elegância, também possuí uma galeria de arte na sua garagem. Sendo uma excepção em grande parte das casas particulares, neste caso, a galeria destaca-se do projecto principal: quadros pendurados nas paredes, portas em vidro e um pavimento em pedra, simbolizando as ruas da cidade antiga, transportam-nos para um mundo de luxo adequado apenas para alguns bolsos.

Com luz natural

A velha máxima da arquitectura diz-nos: a perfeição está nos detalhes! e na proposta que destacamos aqui, toda a perfeição não podia estar mais em harmonia com todos os elementos. Ao entrarmos nesta garagem, sentimos que não estamos num espaço qualquer. Primeiramente, pelas formas ousadas do projecto e segundo, pelos carros desportivos de luxo. Para rematar a beleza deste espaço, uma clarabóia foi criada para dar um toque contemporâneo nesta garagem, permitindo que seus usuários beneficiem de luz natural.

Atraente e dinâmica

Garagens e arrecadações modernas por Tobias Link Lichtplanung
Tobias Link Lichtplanung

Private Garage and party room

Tobias Link Lichtplanung

Construída numa propriedade privada na Suíça, esta garagem com um desenho dinâmico e impressionante tem algo muito peculiar, quase como tivesse saído de um filme futurista. Ousado e muito luxuoso, este design prima pela simplicidade e estética arrojada, mas o que realmente faz a diferença é o agradável jogo de luz, que varia nas cores. Apesar da baixa altura do tecto, criou-se um contorno luminoso acrescenta sensação de altura.

Colorida

Já todos nós conhecemos o tipo de estacionamentos dos centros comerciais: pouco iluminados, sobrelotados e maior parte das vezes, medíocres ao nível estético. No entanto, para  dar-lhe um toque mais alegre, por vezes não é assim tão complicado! O atelier Tritschler Glasundform não resistiu e lançou-se ao desafio: criar um estacionamento diferente e agradável. Na imagem vemos uma das entradas para o centro comercial, criada a partir do uso de tijolo de vidro, um material que é sinónimo de beleza e elegância. Sim caro leitor, a imagem traduz uma beleza única e as cores vibrantes destas paredes de vidro, iluminam as nossas tardes de compras e passeios por centros comerciais!

Interessou-lhe o nosso artigo? Deixe a sua opinião na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!