6 dicas para organizar a sua cozinha!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Há sistemas de arrumação geniais para cozinhas. A necessidade aguça o engenho e os designers de equipamento, sabendo-o, criam as mais inteligentes formas para manter tudo organizado neste espaço da casa que tanto utilizamos e que, por isso, deve ser prático. 

No artigo de hoje, debruçamo-nos sobre este tópico que deixa a mais paciente das donas ou donos de casa com os cabelos em pé: como organizar a cozinha na perfeição? Naturalmente, não há regras universais sobre o assunto. Porém, há passos que deve realmente ter em conta se sonhar com uma cozinha em jeito de página de revista. 

Todos nós cometemos erros quando arrumamos os nossos produtos e uma simples alteração pode fazer toda a diferença e ter, até, impacto no nosso dia-a-dia. Não estamos a exagerar. Afinal de contas, quem quer ir cozinhar para um local desorganizado e onde o acesso aos condimentos, aparelhos eléctricos ou louças está dificultado? É isso mesmo. Ninguém. Talvez o Jamie Oliver conseguisse. Mas ele é um génio. 

Toca a ler as nossas sugestões!  

Armários

Somos solidários com donas de casa desesperadas e sabemos que nem sempre é fácil manter tudo impecavelmente arrumado. Mas, para lhe facilitar a vida, deixamos-lhe algumas sugestões sobre a melhor forma de organizar os seus armários.

Para tirar partido dos seus armários, pode personalizá-los à medida das suas necessidades acrescentando, nas portas estruturas em madeira para arrumação de objectos mais pequenos como especiarias ou conservas.

Ao arrumar o seu armário, tenha em conta os objectos que mais usa e que, por isso, devem estar mais facilmente alcançáveis. Mantenha à frente esses elementos e atrás os que só usa de quando em vez.

Ponha etiquetas nas caixas ou frascos não vá deitar açúcar na sopa em vez de sal. Para além disso, é conveniente as caixas opacas estarem devidamente etiquetadas de forma a saber o que está dentro de cada uma e não perder tempo à procura. Prefira recipientes do mesmo estilo e formato para ser mais fácil encaixá-los nas prateleiras lado a lado. Esteticamente, é mais agradável.

Se puder, mantenha todos os aparelhos de cozinha guardados no mesmo armário ou alinhados numa prateleira.

Mas, antes de seguir estes passos, comece por retirar tudo dos armários, pôr de parte aquilo de que já não precisa – tipo aquele frasco de cominhos que já mudou de casa consigo cinco vezes -, limpar devidamente e forrar as prateleiras com bases de cortiça, borracha ou papel para preservar a madeira.

Gavetas

À semelhança dos armários, é importante ter compartimentos dentro das gavetas para que tudo fique no devido sítio. Uma gaveta de talheres sem divisores? Nem pensar. Seria o pesadelo de um obsessivo compulsivo e o nosso também.

Sugerimos, também, que tenha uma gaveta para cada coisa. Uma só para toalhas, individuais ou corredores de mesa. Outra só para os tachos e respectivas tampas. E assim sucessivamente. Só não vale misturar alhos com bugalhos. Nas gavetas fundas, coloque objectos de grande dimensão como aparelhos de cozinha ou tachos grandes. As outras guarde-as para os talheres, guardanapos, bases de copo, entre outras coisas.

Prateleiras

a:   por fala

Prateleiras em cozinhas ficam bem, mas mantenha-as arrumadas. Ainda que uma mistura ecléctica de objectos possa ficar bem, um aspecto organizado com os pratos, copos e taças todos juntos fica mais apelativo. Reserve as prateleiras para colocar objectos que considera bonitos e note que um pequeno monte de pratos brancos naturalmente empilhados fica sempre bem, já para não falar que os encontra a preços muito acessíveis. O que importa é que as peças de louça usadas criem um conjunto harmonioso. Não importa particularmente a cor, desde que liguem com a sua cozinha e que goste de as ver expostas. Peças com formatos enviesados podem ser problemáticas, por isso guarde-as em armários. 

Em termos decorativos, também pode recorrer à aplicação de prateleiras para expor pratos antigos ou de colecção. A sua cozinha também merece um toque personalizado. Para arrumar mercearias em prateleiras, retire-as das caixas e coloque-as em recipientes em vidro ou de outro estilo, mais atractivos.

Onde pôr os pratos?

Onde pôr os pratos? Ponha nos armários, nas prateleiras ou em estruturas específicas para o efeito à semelhança da que vê na imagem. Estes suportes, onde os pratos se encaixam na vertical, têm o charme rústico das cozinhas antigas.

Ao arrumar a sua cozinha, seleccione os pratos que usa diariamente e agrupe-os numa zona acessível. Aos pratos para ocasiões especiais, pode deixá-los num armário distinto, mais resguardados.

Os pratos que usa mais assiduamente devem ser colocados num armário junto ao lava-louças e à mesa para ser mais fácil retirá-los e, depois, guardá-los. Para sua comodidade, mantenha-os numa prateleira mais baixa.

Onde pôr os copos?

Cozinhas industriais por Davonport
Davonport

W9 | Eclectic Industrialism

Davonport

Comecemos por uma dúvida existencial que a todos nos assola: arrumar os copos virados para cima ou para baixo? A teoria de quem os arruma virados para baixo é que, assim, acumulam menos pó. Até pode ser verdade, mas os entendidos na matéria já se pronunciaram sobre a questão e dizem que os copos devem ser virados para cima para que as bordas não se deteriorem, sobretudo quando se trata de copos mais finos e delicados. Para além disso, os copos que usa todos os dias não têm propriamente tempo para acumular pó desde que os arrume sempre bem secos.  

Os copos podem ser arrumados de diversas formas. A mais comum é dentro dos armários. No entanto, também pode investir em armários com portas envidraçadas ou louceiros deixando-os, assim, à vista. Um conjunto bonito de copos com cores diferentes ou formatos inusitados pode ser um pormenor decorativo cativante!

Arrumação para objectos pequenos

Os objectos pequenos devem ficar armazenados em estruturas à medida. Não é prático arrumá-los em armários grandes ou gavetas muito profundas. Assim, pondere investir num sistema de armazenamento extensível como o da imagem – sugestão da Treyone - onde os condimentos ficam arrumados de forma organizada e acessível. Repare, também, que esta porta se encontra na esquina do armário. Caso para dizer que todos os espaços contam.

E assim se mantém uma cozinha super organizada. Qual a opção de que mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!