Casas campestres por Tikkanen arquitetura

A casa rústica mais bonita que vimos até hoje

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

O clima bucólico está de volta e os dias mais pequenos e mais escuros estão de volta. Tinha saudades? 

O artigo de hoje é sobre uma casa localizada em cima da montanha de Cerro Negro, na charmosa Minas Gerais. Esta magnifica casa oferece uma atmosfera muito diferente do que estamos acostumados a ver. Com uma clara influencia de arquitectura mediterrânea, esta casa evoca as habitações que se encontram na Toscana e que aqui se adapta perfeitamente ao meio onde está inserida.

O ar tranquilo que se respira nesta casa, transporta-nos até ao mediterrâneo, apesar de estarmos no Brasil. Este era na realidade o desejo dos seus habitantes. Venha conhecer este sonho tornado realidade projectado por Tikkanen Arquitetura!

Amor à primeira vista!

A fachada é um elemento muito característico dos edifícios que se encontram na Toscana. Grandes paredes de pedra natural, com distintos volumes em tons neutros que fazem realçar o encanto do mediterrâneo. Esta charmosa habitação construída sobre uma estrutura de pedras, recria uma das técnicas tradicionais de construção de casas em países como Portugal e Itália.

Uma curiosa união


Curiosamente, as construções à base de pedra foram muito populares durante a época colonial no Brasil. A técnica de construção chegou ao Brasil em meados do séc. XVI, e ao serem descobertas as minas de ouro em Minas Gerais, esta técnica foi aplicada com pedras da localidade, dando-lhe um carácter único. As construções da região unem agora, culturas num estilo peculiar e próprio deste lugar.

A cozinha mediterrânea

A varanda também conta com um grande encanto bucólico e decoração rústica. As charmosas paisagens convidam a desfrutar do ar livre e preparar um churrasco com os amigos e família, degustando de um bom vinho ao cair da noite. As pedras das paredes fazem um jogo perfeito com a decoração e pintura do forno e churrasqueira.

A paisagem da piscina

Por trás da  belíssima fachada principal desta casa, há uma nova surpresa. Uma fachada relativamente simples e ingénua, esconde, uma piscina encantadora. O projecto luminotécnico segue completamente o estilo mediterrâneo e encarrega-se de valorizar toda a área da piscina – a mesma reflecte-se de forma mágica na piscina, criando o ambiente nocturno perfeito para um belo vinho toscano. 

A iluminação em tons de amarelo é a escolha perfeita para um projecto como este, evocando ao máximo o estilo mediterrâneo.

A cozinha encantadora

A decoração da cozinha é de excelente gosto. Charme total! Com uma combinação de ambiente tipo cozinha da avó, restaurante mineiro e cozinha de fazenda – um espaço rústico mas que convida à convivência. Este é o ambiente que se recriou através da decoração. Especialmente quando se utiliza cobre no exaustor e utensílios de cozinha. As cadeiras e a mesa  de madeira em branco são o elemento perfeito entre o mediterrâneo e a decoração desta cozinha rústica e encantadora.

Sala de jantar altíssima

Agora adentramos na sala de jantar. Nesse ambiente a decoração é mais séria e clássica. Móveis de madeira antigos, como o aparador e as mesas e cadeiras, harmonizam-se com a grande porta no mesmo estilo. O lustre pendente em estilo rococó e a janela de vitrais remetem para a arquitectura e decoração coloniais. Nada como um pé direito super alto como este para receber um lustre rococó e lembrar a época colonial.

Salas de estar

Os arcos e curvas são uma das características essenciais neste projecto, assim como a inspiração barroca e mediterrânea, estabelecendo a direcção do desenho deste charmoso lar.

 A parede de pedra ganha o seu lugar no interior da casa e separa a sala de estar da sala de jantar, revelando todo o encanto e o estilo da casa de forma excepcional. A decoração e o mobiliário seguem o mesmo caminho, cheio de elegância e distinção.

Canto da contemplação

Um dos melhores lugares da casa: a varanda!! Com janelas enormes em vidro em formato de arcos, abre-se sobre a belíssima paisagem, um dos elementos mais importantes em todo o projecto – a natureza! A varanda foi protegida e muito valorizada com a colocação de vidros a fechar os gigantes arcos, num estilo arquitectonico que foi usado em toda a habitação. Belíssimo e encantador!!

O quarto das duas camas

Nos quartos, a decoração é mais discreta, mas nem por isso sem destaque. Aqui, voltamos a observar a escolha dos arcos para as janelas em vez de janelas rectas e mais lineares. As camas de ferro forjado e as colchas em tom laranja combinam com o tom quente das madeiras e do pavimento em tijoleira.

Paisagismo

A vista para as serras mineiras são de perder de vista e super impressionantes. O paisagismo segue o estilo mediterrâneo praticado nos interiores e impressiona qualquer um. Repare como não existe uma separação directa entre este jardim pertencente à casa e à natureza adjacente. O piso de gravilha estende-se até ao infinito e liga-se imediatamente às montanhas de cenário de fundo.

Que achou deste projecto em Minas Gerais!? Esperamos a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!