Protecções solares para terraços

Miguel Guimarães Miguel Guimarães
Loading admin actions …

Os sistemas de protecção solar para terraços existem em vários formatos e estilos, no entanto, não são apenas úteis para nos darem sombra durante as horas mais quentes do ano. Entre as muitas qualidades já conhecidas, estes sistemas também podem proteger as fachadas dos edifícios adjacentes, controlando a quantidade de luz solar que incide sobre as superfícies. Entre os sistemas mais procurados no mercado, encontramos os  toldos, pérgulas e sistemas de lâminas. No entanto, existem outras soluções e alternativas que podem ser usadas em sua casa, independentemente do espaço disponível. 

Desde das estruturas fáceis de instalar, estes também podem ser utilizados para lá dos meses mais quentes, pois este tipo de protecção também possibilita uma utilização de um espaço exterior da casa durante o Inverno, permitindo a continuidade das nossas actividades diárias e eventos privados! 

Perante isto, neste artigo apresentaremos algumas propostas desenhadas pelos nossos profissionais, que utilizam estes sistemas com estilo e inovação! Inspire-se com a homify!

Clássico

Terraços  por +grün GmbH
+grün GmbH

Traumhafter Blick auf die Côte d'azur

+grün GmbH

Este sistema já é um clássico e um dos mais usados em diversos espaços: desde de restaurantes aos condomínios privados. Embora saibamos das desvantagens do uso de tecidos e/ou plásticos por razões ecológicas, não podemos descartar a sua importância para este tipo de protecções, e dependendo das nossas necessidades no espaço, podemos dar-lhes um uso melhor. Como podemos observar na imagem, a estrutura oferece uma variedade de oportunidades e soluções muito úteis: para além de nos proteger contra o vento, chuva ou Sol, as linhas curvas da sua leve geometria proporciona um estilo único e elegante aos nossos terraços.

Simples e colorido

Alguns dizem que uma protecção solar deve ter uma cor neutra, ou pelo menos, não deve roubar as atenções do pátio. No entanto, os toldos criados pelos profissionais Solisystème são vistos como um símbolo do progresso na inovação e tecnologia para este tipo de estruturas. De nome ‘’Arlequin’’, esta peça é dinâmica, cheia de vida e cor. A estrutura em metal e a cor preta, contêm painéis coloridos horizontais. Estes painéis estão colocados sobre uma estrutura em trilhos que podem ser adaptados consoante a posição do Sol, ou simplesmente, podem criar padrões ousados e divertidos, com diferentes tonalidades. Para além disso, este sistema é um exemplo perfeito de adaptação, onde poderá combinar harmoniosamente todas as cores consoante as diferentes estações do ano.

Com um toque tradicional

Casa da Atalaia: Casas mediterrânicas por S3 Arquitectos
S3 Arquitectos

Casa da Atalaia

S3 Arquitectos

A elegância com a simplicidade dos materiais tradicionais é um caso cada vez mais difícil de ver nos projectos de arquitectura, na sociedade contemporânea.  Nesta imagem destacamos o uso de madeira para a protecção solar, desenhada pelo atelier português S3 Arquitectos . Com base numa estrutura simples e leve, revestido com varas de madeira finas, este projecto apresenta-se mais sustentável. O que o torna diferente? O seu carácter tradicional, o revestimento contínuo com materiais que nos são familiares, torna-se assim um símbolo da unificação do trabalho tradicional com as linhas contemporâneo. 

Um projecto bem sucedido que nos mostra que tradição ainda está na moda!

Elegante e fléxivel

Varanda, marquise e terraço  por ALL PLUS
ALL PLUS

QSYSTEM

ALL PLUS

Foi a pensar nos que procuram uma solução simples e eficaz, que possa adaptar-se a qualquer espaço ao ar livre, que os criadores da empresa italiana All Qzone projectaram um modelo que se ajusta aos seus gostos e opções: uma estrutura pré-fabricada que pode ser instalada rapidamente em qualquer no terraço ou jardim, criando uma área confortável e protegida. Neste caso, um cubo de alumínio de 2,4 metros de comprimento, possuí no seu plano superior um tecido de microfibras que pode ser dobrado ou removido a qualquer altura. Para além disso, poderá adicionar outros módulos, convertendo-se numa solução atractiva para todas as actividades do quotidiano ou durante as férias com amigos!

Usando a Natureza

Não só as protecções solares construídas com materiais artificiais servirão para proteger o ser humano, tal como será possível usar a própria natureza e tirar as suas vantagens. Esta estrutura é dedicada aos mais ecológicos, onde a harmonia e o bem-estar combinam com o clima local. Este tipo de protecção natural dará ao nosso pátio uma tonalidade verde fresca e viva, cheia de memórias da Primavera colorida. Se o pátio ou terraço fica situado a sul da sua casa, a melhor opção é escolher uma espécie de planta que só perde as folhas durante o Inverno, permitindo a entrada de luz natural para os restantes espaços adjacentes à protecção.

Interessou-lhe o nosso artigo? Deixe a sua opinião na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!