CASA DO ANDAM:   por pedro quintela studio

Uma recuperação que respeitou a história do lugar

Maria Miranda – HOMIFY Maria Miranda – HOMIFY
Loading admin actions …

Hoje mostramos-lhe uma habitação que foi alvo de uma recuperação intensa. Um antes e depois onde o arquitecto e o cliente tiveram oportunidade de dialogar, acompanhar e fazer evoluir todo o processo. Não perca este impressionante antes e depois.

A propriedade localiza-se no Lugar do Andam, junto ao Juncal, concelho de Porto de Mós. Uma pequena localidade onde se trabalha sobretudo a apanha da fruta. Esta localidade foi alvo de desertificação mas hoje em dia graças à proximidade a diversas urbes ela retoma a sua vivência, sendo que cada vez mais casas tem vindo a ser restauradas.

Uma habitação no alto da colina, virada a Sul, que se desenvolve longitudinalmente para o pátio, para a terra de cultivo e para o jardim, com vistas deslumbrantes. 

O conceito procurou integrar da melhor forma as diferentes variáveis, de forma holistica. Assim, segundo o arquitecto, o projecto passou por um processo de evolução que tal como a natureza respeitou três fases principais: adaptação (exploração com respostas imediatas ao lugar), Transformação (reflexão) e Cristalização (criação). Assim pretendeu-se intervir de uma maneira autêntica e coerente, resultando numa harmonia com o seu contexto / forma e função, assim como com as intenções / pretensões dos proprietários e do Arquitecto: Pedro Quintela Studio.

O melhor será ver por si mesmo esta bela transformação.

Antes

A fase de limpeza foi considerada crucial para o desenvolvimento da obra. A presença do arquitecto no local desde cedo permitiu que este se familiariza-se com o lugar e os seus colaboradores para que a obra pudesse desenvolver-se de forma saudavel. 

A limpeza permitiu conhecer melhor o espaco e descobrir variados elementos com potencial para serem reinterpretados na nova vida do lugar. Segundo o arquitecto, embora a intervenção tenha sido inteiramente inspirada em reminiscências do passado deste lugar, apenas as sólidas paredes de pedra originais prevaleceram. 

Verá que o edifício sofreu uma grande mudança. Veja aqui exemplos de outras remodelações.

Depois

Embora o seu restauro tenha sido total, ao mesmo tempo que foi feita uma transformação aparentemente subtil no seu exterior sem ampliar sua área bruta, foi feita uma mudança profunda no seu espaço interior.

De acordo com o arquitecto, originalmente a área para habitação era pouca devido à primordial função da casa dedicada ao gado e cultivo. O novo programa mudou os espaços interiores da casa para quatro novos quartos, quatro novas casas de banho, dois espaços de apoio e uma cozinha e sala de estar com maiores dimensões proporcionadas com o novo numero de pessoas que poderá habitar a nova casa. O resultado final pretendeu-se mais harmonioso respeitando a riqueza original da sua construção e a memória da história do lugar.

Acesso: antes

Esta é uma imagem onde se pode comparar de forma bastante imediata o antes e o depois. Repare bem nas linhas, nos volumes e no arranjo do espaço. Abaixo compare com o depois e faça a sua interpretação desta intervenção…

Acesso: depois

Como podemos verificar o traçado manteve-se de um modo geral. Todas as fachadas foram rearranjadas e modernizadas, apesar de a forma e posicionamento ser sensivelmente o mesmo. As paredes foram pintadas e podemos ver um arranjo algo diferente do espaço exterior que marca este acesso à casa. O caminho era amplo e foi repensado na medida em que surgiu um espaço de plantação do lado direito e um novo material do lado esquerdo.

Cultivo

Algumas utilizações do passado voltam hoje a fazer sentido como por exemplo o cultivo de legumes que é tão comum nesta zona. Assim, a casa integra legumes como os que nos aparecem nesta imagem em primeiro plano.

Alpendre

A casa conta ainda com um belo alpendre solarengo.

Espelho de água

E com um elemento de água bastante amplo que espelha a bela fachada da habitação.

Interiores

Os interiores têm aspectos bem modernos e outros onde vemos mesmo a influência do passado. Estas escadas em madeira são bem simples e modernas. Veja outros exemplos aqui

Quarto

Já no quarto o ambiente é bem mais rústico com uma parede em pedra, uma luz subtil e uma cama bastante clássica. 

Casa de banho

Também na casa de banho são as paredes em pedra que trazem as memórias do passado deste lugar. Ainda assim a casa de banho tem todos os elementos necessários para os dias de hoje. 

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!