Closets pequenos

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Begehbarer Kleiderschrank unter Schräge, meine möbelmanufaktur GmbH meine möbelmanufaktur GmbH Closets modernos
Loading admin actions …

A ideia de organizar um closet já é assustadora. Se for pequeno, pior parece o cenário que nos aguarda. Sejamos nós solteiros, casados ou com filhos, é sempre um bico dobra fazer caber a nossa vida dentro de um espaço pequeno. Já para não mencionar aquela tendência que os seres humanos têm de acumular coisas. Sim, sim, a carapuça também lhe serve. 

Mas, não se apoquente. Nós estamos aqui enquanto resolvedores de problemas e no artigo de hoje deixamos-lhe algumas sugestões para optimizar o espaço do seu pequeno closet

Anda-se a preparar para lhe dar uma grande arrumação? Então, retire tudo, ponha de lado as peças que por algum motivo já não usa e depois, claro, leia o nosso artigo.   

Cabides

Independentemente do tamanho do closet, há uma regra chave no que aos cabides diz respeito: adquiri-los da mesma cor e formato e virá-los todos para o mesmo lado. Esta simples fórmula melhora, de imediato, o aspecto do seu roupeiro que fica arrumado de forma muito mais ordeira. Para além disso, poupa espaço no seu roupeiro. A título de exemplo: imagine um cabide grande e outro pequeno e depois dois grandes e mais um pequeno. O resultado? Um caos com intervalos incertos, espaços a meio que ficam por preencher e dificuldade em retirar um cabide do meio dos outros. 

Pode, como é natural, comprar cabides específicos para determinadas peças, como é o caso dos cabides com molas, com vários níveis ou para gravatas. No entanto, arrume-os todos juntos. Nada de “mixórdias de temáticas”. Se tiver uma peça especial que queira ter do lado de fora do seu closet, aposte num cabide mais especial, forrado a tecido ou numa cor diferente. Mas só nesse caso. Senão, incorre numa contra-ordenação muito grave. 

Cómoda

Há quem goste de ter a roupa toda pendurada para evitar vincos. E quando dizemos “toda” estamos a incluir t-shirts e malhas, peças que normalmente dobramos. Não é mal pensado, mas nem todos temos espaço para tal, certo? O que não cabe no closet pode ir para uma cómoda. Nas gavetas, aproveite para arrumar camisolas de Inverno, t-shirts e considere adquirir organizadores para que os seus acessórios fiquem compartimentalizados dentro de cada gaveta. Numa a roupa interior, noutra a joalheria, noutra luvas ou botões de punho e assim sucessivamente. Esteticamente é mais agradável do que “tudo ao monte e fé em Deus” e, de manhã, pode mesmo ser determinante para poupar aqueles preciosos cinco minutos que poderia ter passado na cama. A isto, junta-se o facto de uma cómoda ser uma peça de mobiliário bonita sobre a qual pode pousar um candeeiro, velas, molduras ou um simples arranjo de flores. O seu quarto ficará logo com um aspecto mais cuidado. 

Caixas

As caixas importam na medida em que protegem peças mais valiosas – ou que usamos menos – do pó ou outros agentes de desgaste. Numa caixa, pode manter o seu par de sapatos mais caro ou o vestido que só usa em ocasiões especiais. É também em caixas que pode arrumar as roupas de outra estação para dar lugar às que precisa de ter ao seu alcance. Se não guardou a caixa das lojas, encontra uma panóplia de opções à venda. Existem caixas lisas, com padrões e nos mais variados formatos. As caixas transparentes, por exemplo, são perfeitas porque não temos que abrir dez caixas antes de descobrirmos aquilo de que estamos realmente à procura. 

As caixas têm, também, a vantagem de caberem em qualquer recanto. Imagine que lhe sobra um espaço entre o armário e o chão ou há um vazio entre o armário e o tecto. Eis o espaço para as inserir organizadamente. Acredite em nós: nada melhor do que organizar uma bagunça do que dividi-la em vários pequenos espaços que mantêm tudo à mão de semear.

Cestos

Os cestos surgem enquanto solução semelhante às caixas. Em termos visuais, são porventura mais agradáveis. Uma coisa que com eles pode fazer – e que, já agora, lhe poupa dinheiro – é usá-los em vez de gavetas. Certifique-se de que eles têm puxadores que os tornem mais funcionais e de fácil acesso. 

Repare na imagem que lhe deixamos, de um closet que integra um quarto projectado pela MUDA Home Design, onde cestos brancos ocupam as prateleiras junto ao chão. São o local perfeito para arrumar peças mais pequenas como cachecóis ou lenços que pode dobrar fazendo um rolo e dispô-los na vertical para ser mais fácil tirá-los.

Prateleiras

Para camisolas de Inverno ou sapatos, não há melhor do que prateleiras. São elementos deveras versáteis que se encontram facilmente em várias cores, tamanhos e formatos. Também os pode fazer à medida para aproveitar bem o espaço. Lembre-se que todos os centímetros contam e uma parede vazia, por mais pequena que seja, pode sempre ser o local ideal para dispor prateleiras. Para além disso, pode ir nivelando à medida das suas necessidades. É possível colocar mais uma e estreitar os intervalos ou tirar outra e deixar um espaço mais amplo. As prateleiras são o local ideal para inserir caixas e cestos. Se não o fizer, procure separadores metálicos – tipo grelhas - para os seus montinhos de roupa não caírem sempre que deles retira uma peça. Para um closet pequeno, prefira prateleiras num tom claro ou em metal.

Espelhos

E o que é que não pode faltar num closet? Um espelho, pois claro. Ai de nós sair de casa sem uma última vista de olhos para confirmar se estamos prontos para enfrentar o dia. Pondere adquirir um espelho de corpo inteiro e encostá-lo numa das paredes do seu closet. Em torno dele, pode colocar uma grinalda de luzes. Para quê? Para se ver melhor claro. E, pronto, porque é um pormenor bonito. 

Não podemos, claro está, deixar de mencionar a grande qualidade dos espelhos: o seu reflexo proporciona uma sensação de amplitude e num closet pequeno é isso que procuramos. A imagem não nos deixa mentir. As portas revestidas com espelhos, a preponderância de branco e a sublime luz natural fazem área parecer muito maior e arejada. Que sonho.

Suspiramos. 

Decoração clara

Корица с молоком, Reroom Reroom Closets escandinavos

Para áreas pequenas, cores claras. Mas, isso já sabia, correcto? Nós, pelo menos, lembramo-lo com frequência. O closet não é excepção. Tons pastéis, tonalidades mais frios e branco – sempre o branco – valorizarão o seu roupeiro não só por lhe concederem mais luminosidade, como também por serem o pano de fundo ideal para criar um contraste em relação às suas roupas que ficarão mais evidenciadas e, assim, mais fáceis de encontrar.

Esperemos que as nossas ideias o tenham ajudado a planear melhor a arrumação do seu closet. E esperamos também que as ponha em prática. Se o fizer,...

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista