Closets pequenos

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A ideia de organizar um closet já é assustadora. Se for pequeno, pior parece o cenário que nos aguarda. Sejamos nós solteiros, casados ou com filhos, é sempre um bico dobra fazer caber a nossa vida dentro de um espaço pequeno. Já para não mencionar aquela tendência que os seres humanos têm de acumular coisas. Sim, sim, a carapuça também lhe serve. 

Mas, não se apoquente. Nós estamos aqui enquanto resolvedores de problemas e no artigo de hoje deixamos-lhe algumas sugestões para optimizar o espaço do seu pequeno closet

Anda-se a preparar para lhe dar uma grande arrumação? Então, retire tudo, ponha de lado as peças que por algum motivo já não usa e depois, claro, leia o nosso artigo.   

Cabides

Closets modernos por Meissl Architects ZT GmbH
Meissl Architects ZT GmbH

Renovierung einer Villa am Stadtrand von Salzburg zu einem luxuriösen Wohn-Loft (Foto: Florian Stürzenbaum)

Meissl Architects ZT GmbH

Independentemente do tamanho do closet, há uma regra chave no que aos cabides diz respeito: adquiri-los da mesma cor e formato e virá-los todos para o mesmo lado. Esta simples fórmula melhora, de imediato, o aspecto do seu roupeiro que fica arrumado de forma muito mais ordeira. Para além disso, poupa espaço no seu roupeiro. A título de exemplo: imagine um cabide grande e outro pequeno e depois dois grandes e mais um pequeno. O resultado? Um caos com intervalos incertos, espaços a meio que ficam por preencher e dificuldade em retirar um cabide do meio dos outros. 

Pode, como é natural, comprar cabides específicos para determinadas peças, como é o caso dos cabides com molas, com vários níveis ou para gravatas. No entanto, arrume-os todos juntos. Nada de “mixórdias de temáticas”. Se tiver uma peça especial que queira ter do lado de fora do seu closet, aposte num cabide mais especial, forrado a tecido ou numa cor diferente. Mas só nesse caso. Senão, incorre numa contra-ordenação muito grave. 

Cómoda

Há quem goste de ter a roupa toda pendurada para evitar vincos. E quando dizemos “toda” estamos a incluir t-shirts e malhas, peças que normalmente dobramos. Não é mal pensado, mas nem todos temos espaço para tal, certo? O que não cabe no closet pode ir para uma cómoda. Nas gavetas, aproveite para arrumar camisolas de Inverno, t-shirts e considere adquirir organizadores para que os seus acessórios fiquem compartimentalizados dentro de cada gaveta. Numa a roupa interior, noutra a joalheria, noutra luvas ou botões de punho e assim sucessivamente. Esteticamente é mais agradável do que “tudo ao monte e fé em Deus” e, de manhã, pode mesmo ser determinante para poupar aqueles preciosos cinco minutos que poderia ter passado na cama. A isto, junta-se o facto de uma cómoda ser uma peça de mobiliário bonita sobre a qual pode pousar um candeeiro, velas, molduras ou um simples arranjo de flores. O seu quarto ficará logo com um aspecto mais cuidado. 

Caixas

Casa  por Mobilificio Marchese
Mobilificio Marchese

Who have invented closet??

Mobilificio Marchese

As caixas importam na medida em que protegem peças mais valiosas – ou que usamos menos – do pó ou outros agentes de desgaste. Numa caixa, pode manter o seu par de sapatos mais caro ou o vestido que só usa em ocasiões especiais. É também em caixas que pode arrumar as roupas de outra estação para dar lugar às que precisa de ter ao seu alcance. Se não guardou a caixa das lojas, encontra uma panóplia de opções à venda. Existem caixas lisas, com padrões e nos mais variados formatos. As caixas transparentes, por exemplo, são perfeitas porque não temos que abrir dez caixas antes de descobrirmos aquilo de que estamos realmente à procura. 

As caixas têm, também, a vantagem de caberem em qualquer recanto. Imagine que lhe sobra um espaço entre o armário e o chão ou há um vazio entre o armário e o tecto. Eis o espaço para as inserir organizadamente. Acredite em nós: nada melhor do que organizar uma bagunça do que dividi-la em vários pequenos espaços que mantêm tudo à mão de semear.

Cestos

Quarto Havana: Quartos modernos por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Quarto Havana

MUDA Home Design

Os cestos surgem enquanto solução semelhante às caixas. Em termos visuais, são porventura mais agradáveis. Uma coisa que com eles pode fazer – e que, já agora, lhe poupa dinheiro – é usá-los em vez de gavetas. Certifique-se de que eles têm puxadores que os tornem mais funcionais e de fácil acesso. 

Repare na imagem que lhe deixamos, de um closet que integra um quarto projectado pela MUDA Home Design, onde cestos brancos ocupam as prateleiras junto ao chão. São o local perfeito para arrumar peças mais pequenas como cachecóis ou lenços que pode dobrar fazendo um rolo e dispô-los na vertical para ser mais fácil tirá-los.

Prateleiras

Closets modernos por meine möbelmanufaktur GmbH
meine möbelmanufaktur GmbH

Begehbarer Kleiderschrank unter Schräge

meine möbelmanufaktur GmbH

Para camisolas de Inverno ou sapatos, não há melhor do que prateleiras. São elementos deveras versáteis que se encontram facilmente em várias cores, tamanhos e formatos. Também os pode fazer à medida para aproveitar bem o espaço. Lembre-se que todos os centímetros contam e uma parede vazia, por mais pequena que seja, pode sempre ser o local ideal para dispor prateleiras. Para além disso, pode ir nivelando à medida das suas necessidades. É possível colocar mais uma e estreitar os intervalos ou tirar outra e deixar um espaço mais amplo. As prateleiras são o local ideal para inserir caixas e cestos. Se não o fizer, procure separadores metálicos – tipo grelhas - para os seus montinhos de roupa não caírem sempre que deles retira uma peça. Para um closet pequeno, prefira prateleiras num tom claro ou em metal.

Espelhos

E o que é que não pode faltar num closet? Um espelho, pois claro. Ai de nós sair de casa sem uma última vista de olhos para confirmar se estamos prontos para enfrentar o dia. Pondere adquirir um espelho de corpo inteiro e encostá-lo numa das paredes do seu closet. Em torno dele, pode colocar uma grinalda de luzes. Para quê? Para se ver melhor claro. E, pronto, porque é um pormenor bonito. 

Não podemos, claro está, deixar de mencionar a grande qualidade dos espelhos: o seu reflexo proporciona uma sensação de amplitude e num closet pequeno é isso que procuramos. A imagem não nos deixa mentir. As portas revestidas com espelhos, a preponderância de branco e a sublime luz natural fazem área parecer muito maior e arejada. Que sonho.

Suspiramos. 

Decoração clara

Closets escandinavos por Reroom

Para áreas pequenas, cores claras. Mas, isso já sabia, correcto? Nós, pelo menos, lembramo-lo com frequência. O closet não é excepção. Tons pastéis, tonalidades mais frios e branco – sempre o branco – valorizarão o seu roupeiro não só por lhe concederem mais luminosidade, como também por serem o pano de fundo ideal para criar um contraste em relação às suas roupas que ficarão mais evidenciadas e, assim, mais fáceis de encontrar.

Esperemos que as nossas ideias o tenham ajudado a planear melhor a arrumação do seu closet. E esperamos também que as ponha em prática. Se o fizer,...
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!