Ideias irresistíveis para o quarto do seu bebé

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Quer seja a pessoa mais tranquila do mundo, quer seja aquela que se excita à mais pequena boa notícia, temos que concordar com uma coisa: a chegada de um bebé toca-nos e altera-nos de uma forma que ninguém consegue explicar! Começamos imediatamente a pensar e a sentir um turbilhão de coisas, desde com quem é que ele será parecido, como será a sua voz, se vai ter olhos azuis ou castanhos, se vai ter o feitio da mãe ou do pai, se é menino ou menina, os nomes… Um sem fim de coisas para preparar e de dúvidas que nos vão consumindo naqueles longos 9 meses! Mas não se preocupe: há outras tantas coisas que pode começar a fazer muito antes do bebé chegar.

Que tal pensar no quarto onde o pequeno vai passar as suas noites? A família altera-se e a casa tem que seguir as suas pisadas. A necessidade de criar um espaço para o bebé torna-se imperativo e aí começam outras tantas questões: que cores? e o berço? o muda-fraldas? a decoração?

Em relação ao bebé em si não conseguimos ajudar, mas deixe-se levar pelas dicas que lhe oferecemos em seguida para o quarto do mais recente membro da sua família!

Dois espaços em um

Se espaço não é problema, pense em dividir o quarto do bebé em duas partes distintas: uma mais relaxante, onde se encontra o berço e talvez um sofá para que os pais possam estar confortáveis quando estão presentes no sono, e uma mais estimulantes, onde o bebé poderá interagir com outras pessoas e com os seus brinquedos. A divisão é aconselhável que seja móvel, para que não limite a utilização do quarto futuramente – e aqui pode optar por estantes que não só dividem o espaço harmoniosamente, como ainda lhe permitem ganhar mais arrumação.

Prateleiras embutidas

Quartos de criança modernos por ATELIER FB
ATELIER FB

Chambre d'enfant

ATELIER FB

Bem sabemos como poderá ser difícil coordenar todas as acções a realizar no quarto do bebé: tentar embalar o berço enquanto fazemos ginástica acrobática para conseguir chegar àquele peluche e coloca-lo perto do bebé, apanhar as toalhitas esquecidas enquanto seguramos as pernas da criança para que não se suje na fralda, etc. Para lhe facilitar o espectáculo, por que não optar por prateleiras embutidas? Poupa espaço e encontra arrumação para todos esses pormenores necessários no dia-a-dia. Para as decorar, escolha um papel de parede a seu gosto e deixe que este fale por si!

Não há estrelas no céu porque estão todas no meu tecto

Quartos de criança modernos por Lancashire design ceilings
Lancashire design ceilings

Starlight nursery ceilings

Lancashire design ceilings

Sente-se relaxado a dormir sob um céu estrelado? O seu bebé também se sentirá assim. Reduzir as luzes na altura de dormir ajuda o seu bebé a relaxar e a aprender a diferença entre o dia e a noite. No entanto, deixar luzes de presença acesas permitem que o bebé se sinta mais seguro. Uma vez que no início ele não terá capacidade para se levantar, por que não deixar um céu estrelado por cima dele?

Cores fortes

Normalmente, as crianças são associadas a decorações com cores fortes. Se é este tipo de pai, vai adorar esta sugestão! A conjugação de cores contrastantes com grandes superfícies brancas ajudam-no a criar um quarto completamente enquadrado na sua definição de infantil sem que por isso se canse das cores que lhe saltam à vista. Lembre-se: para grandes áreas, cores mais neutras. O resto fica ao seu gosto!

Sobriedade desde o berço

Quarto de Criança: Quartos de criança clássicos por Stoc Casa Interiores
Stoc Casa Interiores

Quarto de Criança

Stoc Casa Interiores

Se no entanto prefere que o seu bebé comece desde cedo a ser mais sóbrio e discreto, opte por um quarto mais neutro, combinando o branco com tons creme do seu gosto. As riscas no papel de parede ou outras estampas dentro dos mesmos tons ajudam a encher o quarto, sendo o centro da decoração. O estilo romântico dos móveis dão o toque final.

Pais descansados, bebés felizes!

051 | Quarto bebé, Laranjeiras, Lisboa: Quartos de criança ecléticos por T2 Arquitectura & Interiores
T2 Arquitectura & Interiores

051 | Quarto bebé, Laranjeiras, Lisboa

T2 Arquitectura & Interiores

Não se esqueça de si próprio. Naquelas noites em que o bebé tiver cólicas e for preciso embalá-lo, acredite que vai desejar ter seguido esta nossa dica – ou vai lembrar-se de nós por a ter aceite na hora da montagem do quarto do seu pequeno! Não descarte a hipótese de adquirir uma cadeira de baloiço confortável para que possa descansar o corpo enquanto embala o seu bebé: não só as suas pernas vão agradecer, como os seus braços poderão relaxar enquanto lhe dá colo - lembre-se que os bebés são pequeninos, mas não param de crescer!

Torne o quarto do seu príncipe num aposento real

Quartos de criança clássicos por LM Arquitetura
LM Arquitetura

Quarto de bebê

LM Arquitetura

O nosso bebé é ou não é o nosso príncipe? Então por que não tornar a decoração do seu pequeno quarto digna de aposentos reais? Comece por optar por cores neutras. De seguida, um bom tapete macio. Os estofos com tachas completam quase por si só a decoração… mas não se esqueça do meu importante: o dossel que cobre o berço! Haverá pormenor mais nobre e requintado que um dossel que protege o seu bebé durante o sono?

Personalize o espaço

Quarto Maria - Quarto Provençal: Quartos de criança clássicos por Ângela Pinheiro Home Design
Ângela Pinheiro Home Design

Quarto Maria – Quarto Provençal

Ângela Pinheiro Home Design

Para si é a coisa mais óbvia e nunca o vai esquecer, mas quer para as visitas, quer para o próprio bebé, o nome pode não ser assim tão simples: para as primeiras, porque (apesar de para si o seu bebé ser o único) podem ter nas suas vidas mais bebés e que ainda por cima nasceram perto do seu, logo pode gerar-se uma confusão com os nomes (e de certeza que os seus amigos não vão querer ofendê-lo com a contante pergunta pelo nome da criança); para o bebé, ajuda-o a familiarizar-se com o seu próprio nome desde cedo. Se gosta deste tipo de decoração, não descarte esta ideia, pois não só dá um ar ainda mais aconchegante ao quarto, como ainda o personaliza!

Crie um cantinho da brincadeira

Quando as visitas estão presentes ou quer gozar de algum tempo com o seu bebé dentro de casa, é necessário que tenha um espaço para o fazer. Devidamente almofadado e decorado com os seus brinquedos preferidos, este cantinho da brincadeira permite-lhe ter uma zona confortável para toda a gente interagir com o bebé.

As paredes também falam sobre o seu bebé

Por último, deixamos-lhe provavelmente a sugestão que mais o vai fazer sorrir: uma fotografia do seu bebé, numa daquelas posições fantásticas que só ele faz! Pode optar por um fotógrafo profissional ou decidir ser alguém amador a fazê-lo, mas uma fotografia ampliada do seu bebé vai tornar o quarto exclusivamente dele. Lembre-se só de não escolher uma imagem que o envergonhe mais tarde… eles crescem e podem não gostar de terem estado expostos durante tanto tempo a todas as pessoas que o visitaram em criança!

As dicas presentes no artigo ajudaram-no a ter ideias para o quarto do seu bebé? Deixe a sua crítica na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!