Viana House : Piscinas modernas por Valdemar Coutinho Arquitectos

Vivenda aparentemente discreta, revela beleza ímpar

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Nem sempre a arquitetura tem de ter grande impacto visual. Muitas vezes as casas de aparência mais simples conseguem surpreender-nos em diversos níveis.

Seja pelos detalhes, pela forma, ou pelos materiais, há muitos projetos magníficos que quase passam despercebidos nas ruas deste país, mas que quando paramos e vemos com atenção se revelam fascinantes.

A vivenda que lhe queremos apresentar, da autoria do gabinete Valdemar Coutinho Arquitectos, é um desses casos. Aparentemente discreta, enganadoramente simples, esta casa revela-nos uma beleza que se escapa ao primeiro olhar. Vamos explorá-la um pouco!

Uma fachada de implantação discreta, mas de uma elegância sem falhas

A fachada principal é a face visível da casa a partir do exterior. De aparência baixa, a casa mostra-se como uma construção moderna de linhas direitas e bastante minimalista.  A discrição é uma característica que imediatamente nos chama a atenção… Há que manter a privacidade dos seus habitantes, e portanto não vemos janelas ou portas envidraçadas. O muro e os portões que fazem a vedação, apesar de baixos, têm um ar sólido que confere ao edifício um ar de fortaleza, como se quisesse proteger os seus habitantes de visitas indesejadas.

A nobreza dos materiais em evidência

A par com o cinzento do cimento aparente vemos grandes placas de granito revestindo a casa pelo exterior. Os revestimentos são provavelmente a característica mais marcante desta fachada! Granito, com o seu tom monolítico tão presente nas nossas cidades, resistente e intemporal, reforça a ideia de resistência e defesa. E madeira em abundância, nobre, quente, nos portões, formando um conjunto moderno e minimalista, mas com um toque levemente rústico.
Quem disse que uma casa moderna e mesmo minimalista não pode ser ornamentada com um revestimento lindo?

A entrada simples e despojada, perfeitamente valorizada pelo arranjo paisagístico

Em perfeita consonância com os materiais escolhidos para revestir a casa surge a porta de entrada, recatadamente semioculta pelas bem cuidadas árvores do jardim. A privacidade acima de tudo…
A porta é larga, imponente, e adornada apenas com um simples vaso, e a sua característica mais marcante, para além do seu óbvio tamanho extra largo, é o seu também enorme puxador de aço cromado, como o número da porta, que se estende na vertical a toda a altura da porta. Os acessos são compostos de placas de cimento que se fundem instantaneamente na estética e nas cores da fachada. Em si toda casa dá uma sensação de uniformidade e equilíbrio que se torna muito agradável ao olhar.

Espaço e luz

Agora espreitamos os interiores, numa visita rápida apenas para confirmar o que já se suspeita ao contemplar o exterior… Uma casa sem janelas é praticamente impossível nos nossos dias. A abundância de luz é uma das características mais marcantes da arquitetura moderna. E portanto as janelas tinham de existir provavelmente todas no lado oposto!
Nesta sala percecionamos a dimensão dos espaços interiores, sobretudo da sala, com o seu alto pé direito que abarca quase dois andares. Os interiores são amplos, luminosos e arejados, fruto de grandes superfícies envidraçadas e de várias janelas que dão para o espaço exterior posterior, que se adivinha magnífico.

Interiores despojados e simples, mas equilibrados

Esta sala continua o estilo despojado do exterior, num estilo moderno e minimalista em que os espaços abertos são talvez mais importantes do que os móveis e a decoração em si, mas sem os descurar. Pelo contrário! Aqui a decoração é simples mas muito cuidada e bem conseguida. Os móveis são modernos de linhas direitas, mas o seu conforto é notório. Carpetes macias cobrem áreas estratégicas do lindo chão de madeira para o tornar ainda mais confortável. Plantas de interior intensificam a ligação com o exterior. E os acessórios de decoração são poucos, mas são os necessários para personalizar o espaço!

A fachada posterior arrasa!

Se a fachada principal da prima pela sobriedade e discrição, a área posterior da casa mostra finalmente a sua verdadeira essência. E adiciona à construção o verdadeiro fator “Uauu”!
Desta perspetiva percebemos imediatamente a forma como a casa está implantada no terreno. Na face voltada para a rua a casa parece ter um volume baixo mas aqui notamos os dois pisos e a real dimensão da construção. Esta área, com que terminamos a curta visita a esta vivenda, é realmente o ponto focal em torno do qual toda a vivência dos espaços se organiza. Ao contrário da fachada visível a partir da rua aqui os planos envidraçados são predominantes permitindo uma entrada generosa de luz solar e um usufruto total da visão dos bonitos exteriores em praticamente todos os compartimentos. A piscina de linhas geométricas simples e retas combina na perfeição com a estética moderna da casa e é o remate perfeito para esta casa tão linda.

A arquitetura moderna é o seu estilo de eleição? Então veja muito mais casas modernas no artigo ’Casas modernas dos nossos dias’.

O estilo discreto adapta-se a si? O que faria para manter a sua privacidade?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!