Seis estilos decorativos para o seu escritório

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Aqui pela homify não o queremos macambúzio a trabalhar num ambiente frio, despersonalizado e desconfortável. É por isso mesmo que lhe trazemos vários artigos sobre escritórios. Desejamos que se inspire e transforme a sua área de trabalho num local mais aconchegado até porque, nos dias que correm, cada vez são mais as pessoas que trabalham por conta própria a partir de casa. Quanto a nós, importa-nos que se sintam bem a fazê-lo. 

Por esse motivo, o escritório não é – não tem que ser, não deve ser – a área da casa negligenciada cheia de papelada, documentos empilhados, cabos com nós e poeira acumulada atrás de livros. Tire um tempo para organizar tudo e, depois, escolha o estilo que prefere para ter uma linha que o oriente no processo de tornar convidativo o seu home office

No artigo de hoje, apontamos algumas características de seis estilos distintos: o moderno, o minimalista, o clássico, o escandinavo, o campestre e o industrial. Escolha o seu!

Moderno

Escritórios e Espaços de trabalho  por Korbo
Korbo

Inspiration

Korbo

O escritório moderno deixa para trás o ar melancólico e inóspito dos escritórios antigos. Não todos, claro. Mas, hoje em dia, tanto a nível privado como empresarial, procuram-se espaços de trabalho agradáveis, leves ou coloridos, com elementos personalizados e uma decoração cuidada. Está mais do que comprovado que uma local de trabalho convidativo resulta em maior eficiência e produtividade.

Os escritórios modernos são escritórios em que a tecnologia prevalece. No entanto, dispensam-se os cabos e investe-se em componentes wireless. As cores não são sombrias e taciturnas. Privilegiam-se tons leves e apontamentos coloridos valorizados por bons pontos de luz. Recorra a cores sofisticadas para as paredes, aposte em papéis de parede, não se esqueça de uma poltrona para uma muito necessária pausa, escolha cadeiras coloridas e confortáveis, plantas e flores, acessórios inteligentes e divertidos, estantes simples, mas repletas de livros. Fácil assim.  

Minimalista

Tem um sentido estético apurado e identifica-se com a filosofia “menos é mais”? Então, um escritório minimalista é a escolha certa para si até porque quando menos “tralha” um espaço de trabalho tiver, tanto melhor. O minimalismo caracteriza-se pela monocromia. Uma área toda em branco – quando dizemos “toda” incluímos paredes e mobiliário – é apanágio deste estilo. Para além disso, livre-se dos acessórios e deixe ficar apenas o essencial. Pronto. Também não precisa de ser assim tão radical. Pode sempre deixar uma poltrona mais colorida ou umas molduras na parede para o inspirarem naqueles “dias de cão”. Mas, em boa verdade, o minimalismo mantém a expressão pessoal reduzida a um mínimo pelo que resulta numa simplicidade levada a um extremo e falta de conteúdo expressivo/artístico – num sentido não pejorativo.

Clássico

Quando pensamos num escritório decorado com estilo clássico, há dois elementos que nos vêm logo à cabeça: a secretária robusta e as cadeiras em pele. Confere? Assim é.

A imagem que lhe deixamos consubstancia as melhores características do estilo clássico sem que por isso se perca a funcionalidade e o conforto inerentes à modernidade. A tradicional secretária em madeira com uma pequena gaveta a meio? Lá está ela. O cadeirão em pele imponente e intimidante? Também. Sem esquecer, claro, as estantes que cobrem as paredes a todo o comprimento e abrigam livros antigos, possivelmente passados de geração em geração, com bonitas lombadas e ainda melhores conteúdos. A colecção de enciclopédia da família ou os clássicos da literatura - escritos pelos grandes homens cujos nomes estão estampados na parede – não podem faltar.

Chamamos, ainda, a sua atenção para o faustoso tapete que demarca uma zona de estar dentro do próprio escritório, ideal para quem trabalha em casa e tem que receber clientes ou, pura e simplesmente, para descansar. Pormenores como o baú antigo, o candeeiro com tripé, o telescópio, o móvel da televisão como os móveis antigos de guardar ficheiros compõem a decoração deste escritório de sonho.

Por fim, repare nos tectos trabalhados e na cor das paredes, um azul acinzentado sofisticado que tão bem condiz com este escritório de laivos clássicos.

Escandinavo

Passemos ao estilo do momento: o escandinavo. Se está a pensar decorar ou redecorar a sua área de trabalho aí por casa, por que não seguir as tendências e optar pela estética escandinava? O design interior vindo dos países nórdicos caracteriza-se pelo minimalismo, beleza e conforto. O recurso a cores claras é evidente, assim como a predilecção pela madeira natural – à semelhança da imagem – que proporciona calor e aconchego às divisões. Um dos elementos que é comum encontrar em interiores que vão ao encontro desta estética é uma manta de pêlo fofa a cobrir uma cadeira de design. Nada como estar aconchegado e confortável a trabalhar para a atenção ser redobrada e a produtividade aumentar.

Campestre

Escritório e loja  por Loaf
Loaf

Rudyard Desk

Loaf

Por muito que a ideia de um escritório moderno ou escandinavo nos seduza, é preciso ter noção de que nem todos os espaços são espaços que se identificam com este tipo de decoração. Cada casa é uma casa e importa haver harmonia entre as várias divisões, sob pena de parecer que estamos numa feira de decoração de interiores. Assim, se mora numa casa campestre, decore o seu escritório dentro deste estilo. Sempre com a ideia da funcionalidade em mente, claro. Para além disso, optar por uma orientação decorativa, não significa que não possamos inserir-lhe elementos contrastantes.

Um dos aspectos que a decoração campestre e escandinava partilham é a predilecção pela madeira. Não pela madeira homogénea e envernizada. Pelo contrário. Há uma manifesta primazia de superfícies em madeira rústica com um acabamento em decapê, por exemplo. 

Numa divisão integrada numa casa de campo, os têxteis importam. Escolha estampados ligados à natureza e cores suaves cuja linguagem traduza a envolvência em que a casa se insere. Nas cortinas, nas almofadas, no estofo da cadeira ou numa poltrona. Se quiser abraçar o espírito campestre em pleno, substitua a secretária por uma graciosa escrivaninha que nos sugere a doçura bucólica.

Industrial

Escritórios e Espaços de trabalho  por Goldstein & Co.
Goldstein & Co.

Arbeitsplatz im Industrie-Look

Goldstein & Co.

Paredes escuras com tubos e fios expostos, madeira mais escura, revestimentos em pele, candeeiros acobreados, um ou outro elemento vintage, metal – muito metal – e cortiça também. O estilo industrial é um elogio à materialidade, à essência original dos objectos e vai beber inspiração aos anos 70. Vemo-lo, hoje em dia, e de forma repetida, em lofts, edifícios modernos e lojas ao redor de todo o mundo. Pelo seu utilitarismo, é um estilo perfeito para um escritório que se quer funcional, mas com pinta.

Se, porventura, se identifica com esta descrição e quer levar esta linguagem até ao seu escritório, então tome notas: esqueça os acabamentos e deixe as suas paredes como que inacabadas; celebre um estilo de vida económico e prático e descubra acessórios para o seu escritório em antiquários e até oficinas, depois é só repropositar os seus achados; abrace um estilo masculino com cores básicas e sem floreados, no estilo industrial a cor é a cor natural dos objectos e mais nada; ilumine o seu trabalho com um candeeiro em latão ou com um acabamento brilhante e acobreado. Pode ser esse o seu objecto “txa-ran” no espaço. 

Tudo a postos para um escritório mais trendy? Olha nós a falar francês. 

Com qual destes estilos mais se identifica? O seu escritório anda a precisar de uma mudança? Conte-nos tudo.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!