Decorações em gesso – dê forma a esta ideia

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Hoje falamos de gesso. 

Calma, não é daquele que se põe para segurar ossos partidos! Ou melhor, é. O material é semelhante, mas esses dificilmente se consideram obras de arte, embora as opiniões possam divergir se se tratar de um ortopedista. No entanto as características que o fazem tão precioso para servir de suporte nesses casos são também o que o tornam num material de criação por excelência.

Extremamente plástico e de secagem bastante rápida, o gesso é um material aglomerante produzido a partir de um mineral abundante na natureza, a gipsita. É conhecido pelo Homem e utilizado como material de construção há milhares de anos. Igualmente há milhares de anos é usado como material de moldagem para decoração, como reboco de paredes ou base para frescos. Foi inclusivamente utilizado na construção das pirâmides do Egipto! Nos nossos dias é muito utilizado para produzir objetos de decoração devido à sua plasticidade, sobretudo objetos de interior. 

Em Portugal a nossa designer Iva Viana Atelier de Escultura produz em gesso peças belíssimas de uma qualidade eterna, que faz jus à antiguidade do material que utiliza. 

Esculturas, paineis decorativos, molduras… As hipóteses são inúmeras e vai com certeza encontrar uma ideia que se adapta ao estlo da sua casa, ou de uma qualquer divisão da mesma.

Mas temos muito para ver! Acompanhe-nos nesta viagem pelo estilo, veja estes trabalhos notáveis e decore a sua casa usando gesso.

Painel de elefantes em 3D

Parede e piso  por Loft Design System Deutschland
Loft Design System Deutschland

3d Wandpaneele Design Nr. 14 JUNGLE

Loft Design System Deutschland

Uma sugestão arrojada esta que nos chega da Alemanha! Um painel de gesso com elefantes em três dimensões.

Para um quarto de criança, em branco ou na cor que desejar. Na parede toda ou em apenas uma porção. Ou para uma sala étnica, a lembrar viagens a outras paragens, esta ideia além de arrojada também é diversificada.

Mas esta é apenas uma das inúmeras sugestões de painéis com efeitos tridimensionais que a Loft Design Sistem lhe pode oferecer.

Um moldura mesmo amorosa

Casa  por Atelier Isy
Atelier Isy

Specchio in legno con cuoricini

Atelier Isy

Este espelho com moldura é uma criação bonita e elegante que nos chega de Itália! A sua elaboração é bastante simples, usando madeira pintada de prateado de aspeto envelhecido, e guarnecida com pequenos corações de gesso brancos. Um acessório com um toque muito feminino, perfeito para um quarto de menina mulher…

Painel flor

Este painel é uma peça de decoração extraordinária! Pode ser pintado da cor desejada e é perfeito para colocar em qualquer lugar da sua casa, e seja qual for a tonalidade escolhida, completado uma decoração moderna. Fica lindo num hall de entrada, numa sala de estar, num quarto, como cabeceira de uma cama… É extremamente versátil! Feito de gesso vertido num molde e depois pintado, é uma criação da escultora Iva Viana.

Gesso na casa de banho

Um painel de gesso com motivos florais, belo e delicado, foi aplicado junto ao lavatório e a uma parede de ardósia preta, criando um contraste intenso. A ideia originou um espaço etéreo, suave e feminino, para deleite dos sentidos. Uma ideia de decoração adaptável, também, a vários locais de sua casa e a muitos tamanhos e localizações, uma vez que o painel ganha continuidade com a repetição

Motivos geométricos num painel de parede

Paredes  por Rupert Bevan Ltd
Rupert Bevan Ltd

Cracked Gesso Wall Panels

Rupert Bevan Ltd

Um painel em gesso inserido numa decoração eclética, mas majestosa e imponente. No átrio de entrada de uma casa, bastante amplo, foram inseridos pormenores decorativos que aparentemente são desconexos, mas que no fim funcionam como um todo. O chão é de mármore azul, com encaixes em mármore preto, criando motivos geométricos. O candeeiro é um lustre em argola de grandes dimensões, moderno, e o móvel é pesado, e rústico. O painel de gesso foi elaborado utilizando uma técnica que cria frisos geométrico na superfície escura. Impressionante, não?

Uma proposta clássica

Moldura de gesso_ Plaster Frame: Paredes  por Iva Viana Atelier de Escultura
Iva Viana Atelier de Escultura

Moldura de gesso_ Plaster Frame

Iva Viana Atelier de Escultura

Escolhemos agora uma moldura ainda em bruto, como ponto de partida para um conceito de decoração clássico. Pode usar esta moldura de várias formas, dando um toque antigo, vintage, à decoração da sua casa. Utilize como moldura para fotos, para quadros, para colocar um espelho, para emoldurar um candeeiro antigo… A sua imaginação dita o rumo!

O gesso cartonado a fazer nicho

Quartos mediterrânicos por Ev TAdilatları
Ev TAdilatları

Ev Tadilatları

Ev TAdilatları

Esta ideia de decoração utiliza gesso cartonado para criar um nicho na parede posterior à cama, mas pode utilizá-la em qualquer compartimento da sua casa, onde ache adequado criar um nicho. A parte interior do nicho aqui está revestida de papel de parede mais escuro, sublinhando a presença deste, e dando uma noção de profundidade e enquadramento às peças de arte ali colocadas. Pode usar esta ideia assim mesmo, mas também pode inverter o padrão de cores com igual sucesso.

Uma sala cheia de encanto rústico

A sala da imagem faz parte de um projeto de recuperação de uma casa antiga, de quinta, em Vila Praia de Âncora. O espaço é amplo e luminoso, e a decoração do teto, em gesso, já fazia parte da casa originalmente, sendo por isso bastante antigo. A recuperação foi cuidadosamente efetuada também nestes pormenores decorativos, de modo a dar-lhes nova vida.

Mas mesmo que a sua casa de campo não tenha este tipo de acessórios, pode sempre acrescentá-los para criar uma decoração clássica e bem tradicionalmente portuguesas.

Ficou fascinado com esta sala e quer conhecer o resto do projeto? Leia o nosso artigo ’Viver na Encosta’.

Um pormenor original

Paredes  por Rupert Bevan Ltd
Rupert Bevan Ltd

Gilded Cracked Gesso

Rupert Bevan Ltd

O pormenor decorativo que agora vê é um canto de um hall de entrada.
Para criar este ambiente em tons dourados utilizaram-se dois paineis de gesso na parede. O do lado esquerdo é pintado com motivos florais e apontamento dourados. O painel da direita é refletor, mas com a superfície estalada. Esta técnica por um lado dá-lhe um ar envelhecido, e por outro ajuda a diminuir o brilho da superfície envernizada. Um cantinho cheio de truques!

Para um quartinho de bebé

Casa  por Atelier Isy
Atelier Isy

Quadro con posata in argento e cuore di gesso

Atelier Isy

Uma ideia doce para o quarto do seu pequenino. Esta composição de elementos de estilo rústico fica mesmo bem num quarto de bebé onde predominem os elementos de madeira. A moldura, envelhecida enquadra um laço de renda, um coração de gesso branco e uma colher de prata, assentes sobre linho cru. Em sua casa pode pôr em prática esta ideia, usando elementos que lhe sejam caros, relacionados com o seu bebé, ou transpor para outros espaços da casa, usando outro tipo de elementos. Se gosta do estilo faça você mesmo então esta ideia é para si!

Gostou das nossas ideias? Tem mais? Não deixe de nos contar!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!