Casas modernas por Joana França

Casa modernista em betão com apenas 95m2!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje vamos até Brasília para conhecer uma habitação fantástica com apenas 95 m². O espaço é um factor extremamente importante no que toca à vivência interior dos ambientes. Por exemplo espaços mais pequenos são frequentemente vistos como sendo mais acolhedores por nos colocarem numa maior relação de proximidade com as limitações espaciais. 

A habitação que hoje iremos ficar a conhecer é especial na sua abordagem modernista. Os profissionais preocuparam-se em criar espaços confortáveis para um morador que actualmente vive sozinho.

Como já referimos a casa situa-se em Brasília, Distrito Federal, e as imagens espantosas que iremos de seguida observar são da profissional Joana França que registou todas as potencialidades desta habitação concebida pelo atelier 3.4 Arquitetura.

Uma casa flutuante

habitação tirou um grande proveito da forma natural do terreno aproveitando o declive para valorizar toda a paisagem envolvente. 


Apesar de não ser visível nesta imagem específica, a habitação possui uma cobertura verde, isto é, um jardim verde e amplo que ocupa toda a extensão da cobertura do edifício. A cobertura verde não só permite a utilização desta como sendo um sistema de captação de águas pluviais, como também oferece um grande conforto térmico para os ambientes interiores da habitação.

Perspectivas

O edifício foi desenhado com uma forma geométrica possibilitando assim um entendimento moderno e contemporâneo do mesmo. As longas portas de correr possibilitam uma conexão extremamente forte da casa com a maravilhosa paisagem envolvente.

Como já vimos, a habitação foi construída num terreno assumidamente inclinado e com uma altitude significativa. A implantação do edifício procurou respeitar e aproveitar as condições naturais existentes poisando este suavemente sobre o terreno. O objectivo era o de preservar e manter a paisagem original, tal como ela era.

Sala-de-estar

A casa abre-se para a paisagem através de grandes portas envidraçadas de correr que se movimentam nas suas laterais. Para além de criar uma grande harmonia com a beleza da paisagem exterior, estas portas oferecem também imensas vantagens no que toca à optimização e gestão do espaço, sendo por isso indicadas para espaços mais confinados, como é caso. As portas de correr situam-se em fachadas opostas possibilitando também ua excelente ventilação natural cruzada, permitindo assim soluções térmicas sustentáveis e mais agradáveis para o seu habitante.

Espaço de trabalho

Todos os ambientes e espaços interiores da casa foram concebidos de uma forma bastante particular e harmoniosa com o objectivo de oferecer um ambiente acolhedor e funcional para os seus habitantes.

A presença de materiais naturais é uma constante, neste caso destacamos a madeira que reveste todo o pavimento e até algumas peças de mobiliário como é o caso da secretária e das prateleiras deste pequeno escritório.

Do exterior para o interior

Esta perspectiva exterior mostra-nos como a habitação em toda a sua polaridade e antagonismo reflecte ora uma robustez imposta pela sua materialidade de peso, ora uma leveza total face à paisagem na qual esta se insere. É possível vermos a paisagem através da habitação que se converte numa verdadeira moldura arquitectónica.

Quarto

Esta representação fotográfica realça a beleza da estrutura de betão de armado à vista. A textura do betão está presente nas diversas paredes da habitação trazendo assim uma estética modernista que impressiona o olhar.

O quarto é um espaço privado e acolhedor que ao mesmo tempo se abre para o resto da casa proporcionando assim uma maior amplitude visual deste espaço. A paisagem continua a ser um elemento constante e presente em todos os espaços da habitação.

Reflexo dinâmicos

Apesar desta ser a divisão de carácter mais privativo da casa, é também uma das mais especiais. A casa-de-banho possui detalhes e elementos que a tornam única! 

O grande espelho reflecte a maravilhosa paisagem exterior que se propaga pelos interiores da habitação criando um efeito mágico.

Uma casa maravilhosa

Esta é sem dúvida uma habitação que impressiona quer pela sua abordagem estética como também pela sua abordagem funcional. O aproveitamento espacial interior foi magnificamente pensado de forma a criar espaços únicos e especiais.

Se gostou desta casa moderna verifique também esta habitação moderna e transparente.

O que achou desta habitação modernista?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!