6 perguntas para responder antes de construir uma churrasqueira

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Casa Imbassaí, Jamile Lima Arquitetura Jamile Lima Arquitetura Varandas, marquises e terraços tropicais
Loading admin actions …

Churrasco com os familiares e amigos é um programa que faz um enorme sucesso entre os brasileiros. É uma oportunidade de se colocar a vida em dia, conversar sobre tudo, rir bastante e relaxar sem se preocupar com a hora.

Por isso, muita gente que tem um espaço sobrando no quintal (ou na cobertura) vem colocando a mão na massa e dando vida ao sonho de ter uma churrasqueira em casa, que pode ser das mais rústicas ou verdadeiras áreas gourmet. 

Muitos querem eles mesmos construir a área de lazer e, portanto, se fazem muitas perguntas.Qual é o material ideal para se fazer uma churrasqueira? Qual é o tamanho que ela deve ter? Qual é a altura adequada para a chaminé? E os acessórios, compro antes ou depois de construída a churrasqueira? Quais os revestimentos mais indicados para a área? E no apartamento, como ter uma churrasqueira? 

Pensando nestas perguntas, nós fomos atrás das respostas. É só um começo: além delas, vale ir atrás do especialista ou procurar tutoriais na internet. E logo você terá todas as informações necessárias para construir a churrasqueira dos seus sonhos.

Confira as respostas para 6 perguntas sobre construção de churrasqueiras e comece a tornar seu sonho realidade!

Qual é o material ideal para uma churrasqueira?

Existem vários materiais para se construir uma churrasqueira, inclusive usando-se itens reciclados. Mas o material mais adequado continua sendo o tijolo, que permite uma construção prática e rápida. Além disso, a churrasqueira de alvenaria de tijolo retém mais a fumaça e apresenta uma estrutura fixa.

Qual o melhor tijolo para churrasqueira?

Entre os diferentes tipos de tijolos utilizados para construir uma churrasqueira, o mais indicado é o tijolo refratário, que diminui a absorção de calor e suporta altas temperaturas, além de oferecer acabamento charmoso.

Esse tipo de tijolo atende bem quaisquer medidas da churrasqueira e pode ser utilizado da base até a chaminé da churrasqueira. É fácil de limpar e tem construção relativamente rápida.

Na dúvida, sempre vale a pena consultar um de nossos arquitetos online.

Quais são as medidas da churrasqueira?

Antes de qualquer coisa, deve-se fazer um projeto da churrasqueira, com todas as medidas do espaço destinado a ela. Uma churrasqueira pequena em uma área de lazer grande é desproporcional, enquanto uma churrasqueira grande em uma área de lazer pequena não deixa lugar para as estruturas de apoio. Além disso, uma churrasqueira grande demais , seja em que espaço for, pode representar um gasto maior e desnecessário de carvão. Nos dois casos, é preciso lembrar que a churrasqueira precisa de uma bancada de apoio, formada por uma pia e uma área de trabalho. Assim, o conveniente é pensar logo no conjunto para que não seja necessário, por exemplo, no caso de uma churrasqueira em área pequena (como a varanda do apartamento), ficar indo e vindo da cozinha interna. Lembre também que, havendo espaço, pode-se incluir no projeto um forno para pizza, um forno à lenha ou, ainda, um fogão à lenha. 

Qual a altura da churrasqueira?

A chaminé é parte importantíssima da estrutura da churrasqueira. É o que vai escoar para fora do ambiente a fumaça produzida. O ideal é que a chaminé ultrapasse entre 50 e 80 cm a base do telhado ou da cobertura da churrasqueira. No caso de apartamento, este é o principal empecilho para a instalação de uma churrasqueira, portanto é preciso instalar dutos semi-coletivos na parte externa. Caso haja outros prédios, casas ou muros na proximidade da chaminé, a altura deve ser ajustada para que a fumaça não seja bloqueada. Em certos tipos de churrasqueira, a chaminé é substituída por uma coifa, que deve atender as mesmas condições da chaminé de tijolo no tocante ao escoamento da fumaça. Nessas churrasqueiras com coifa, o risco de se perder calor é grande graças à ação do vento, que não encontra o obstáculo das paredes próprias da chaminé. Nesses casos, deve-se instalar anteparos de vidro nas laterais da churrasqueira, entre a caixa e a coifa. Fica leve e ajuda a impedir a ação do vento.

Quando comprar os acessórios?

Os acessórios devem ser comprados antes de se construir a churrasqueira, pois suas medidas são necessárias na definição do projeto. Os apoios para grelhas, por exemplo, são importantes para determinar a largura, a altura e a profundidade da boca da churrasqueira. Já, no caso de kits completos, tê-los antes de se construir é essencial, pois precisam ser considerados ao se determinar o tamanho da caixa. Do mesmo modo, a instalação de um grill elétrico também exige o cálculo de suas medidas para ser embutido. 

Quais os revestimentos mais indicados?

No caso de churrasqueiras de tijolo, o próprio material pode ser privilegiado, deixando o tijolo à mostra em um estilo bem rústico. Outro visual rústico pode ser obtido com a utilização de pedras naturais. Mas, em churrasqueiras gourmet, é mais comum se fazer o reboco e cobrir a estrutura com um outro revestimento. Os azulejos, as pastilhas, os ladrilhos hidráulicos coloridos, os porcelanatos imitando madeira, tudo isso pode ser usado como revestimento da churrasqueira. Uma opção barata é o grafiato, que leva menos tempo para ficar pronto e oferece uma grande gama de cores. 

Como ter uma churrasqueira em apartamento?

Ter uma churrasqueira no apartamento é algo que precisa ser previsto na planta, sendo que uma boa ideia são as churrasqueiras embutidas. Outra possibilidade que pode ser realizada depois do apartamento pronto é o recurso a churrasqueiras pré-moldadas ou pré-fabricadas, que vêm prontas para instalar. Essas churrasqueiras exigem, como já foi dito, de dutos semi-coletivos com exaustão mecânica para evitar a fumaça. Uma outra alternativa bem atraente são as churrasqueiras a gás, que não causam fumaça, nem precisam de carvão. São fáceis de limpar e econômicas, podendo ser instaladas na cozinha ou em área externa. Com estrutura em aço inoxidável e alumínio, elas podem usar gás de botijão ou natural. Apresentam-se em duas formas: 'churrasqueira de balção, que se apoia em uma estrutura de alvenaria, ou churrasqueira de embutir’, que é acoplada a uma parede do mesmo tipo. 

Como ter uma churrasqueira embutida na parede?

Ótima solução para economizar espaço ou aproveitar o pouco espaço que tem. A churrasqueira embutida na parede é vendida, principalmente, em alvenaria, em modelos que podem se destacar ou se adaptar facilmente ao ambiente.

As medidas da churrasqueira embutida podem ser personalizadas e a chaminé da churrasqueira é construída com dutos que acompanham a necessidade do espaço, o que também dá a opção de personalizar a altura da churrasqueira.

Para encontrar mais modelos de churrasqueira embutida na parede, acesse nossa página exclusiva de projetos para terraços!

Como começar a construir uma churrasqueira agora mesmo!

Agora que você aprendeu as principais dicas sobre qual o melhor tipo tijolo para churrasqueira e quais as medidas da churrasqueira, é hora de colocar a mão na massa.

Confira nosso artigo com 10 ideias econômicas sobre como construir sua própria churrasqueira e deixe seu terraço prontinho para o próximo fim de semana!

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista