Terraços  por Paul Marie Creation

13 ideias para floreiras de cimento ideais para terraços e pátios

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

As floreiras são o elemento ideal para dar vida aos nossos terraços, pátios e jardins. São perfeitas para cobrir zonas pavimentadas ou para criar divisões nos ambientes. Existe uma grande variedade de desenhos, modelos e materiais, mas no livro de ideias de hoje vamos falar das floreiras de cimento.

Este é um dos materiais utilizados na construção – e não só – para suportar as estruturas dos grandes edifícios, para formar parte dos acabamentos e acessórios da casa oferecendo, através da sua textura tosca e áspera, um aspecto espectacular aos projectos que procuram focar a simplicidade e o minimalismo, mantendo uma identidade forte e riqueza no que toca aos detalhes.

Acompanhe-nos.

1. Ao longo do terraço e com iluminação para criar um ambiente único

Jardins modernos por homify

As floreiras e os vasos são, sem sombra de dúvida, muito importantes para a imagem do jardim e qualquer outro espaço exterior. Com eles podemos transformar o espaço e, se devidamente combinados com os restantes elementos, criar ambientes únicos.

Esta floreira simples contém todos os elementos necessários para fazer com que o espaço sobressaia. A variedade de formas nas plantas, os acessórios, a qualidade da iluminação e a escolha do cimento ideal ajudam a realçar a beleza do conjunto e a valorizar ainda mais o espaço exterior.

2. Terraço com plantas de fácil manutenção – oferece uma aparência moderna

Encontrar uma floreira que se ajuste às nossas necessidades não representa nenhum problema, pois temos sempre a possibilidade de fazer desenhos personalizados que se adaptam aos nossos gostos e estilo. Por isso, se pensa que para ter uma floreira de cimento em casa necessita de muito espaço, foque-se no exemplo que aqui lhe apresentamos e que demostra precisamente o contrário.

Se tem um terraço interior ou uma varanda, pode decorar esse espaço excepcionalmente com piso em seixos e floreiras de cimento. Como pode ver, o resultado é impressionante.

3. Cores vibrantes

Jardins mediterrânicos por Gullaksen Architects
Gullaksen Architects

Moroccan style garden

Gullaksen Architects

Na imagem, mostramos-lhe outra razão para escolher floreiras de cimento para o seu terraço ou jardim: pode pintá-las com cores vibrantes e alegres, oferecendo um estilo único ao ambiente, pleno de contrastes e de vitalidade.

4. Floreiras e bancos para desfrutar do ar livre

Os vasos e canteiros de cimento são mais resistentes aos possíveis danos causados pelas mudanças de lugar. Além disso, também têm a particularidade de ser mais resistentes à humidade causada pela rega das plantas.

5. Uma floreira muito original

Ao personalizar os desenhos das floreiras, a criatividade é o limite. O que pensa sobre esta floreira em estilo muro? Os jardins verticais têm um encanto especial dentro da decoração, sendo perfeitos para quando não existe muito espaço disponível e convertendo-se num elemento distinto e num ponto de referência do ambiente.

Esta floreira de cimento, inclinada para o terraço de madeira e metal, é o complemento perfeito para dar um estilo vanguardista e original ao espaço.

6. Floreiras de cimento como parte do mobiliário

Eis mais um projecto pleno de originalidade e bom gosto. Neste espaço cheio de cor e de elegância, foram utilizados materiais que se harmonizam na perfeição entre si. A madeira, os tecidos e o cimento unem-se para criar um cenário moderno, equilibrado e confortável.

Neste espaço, um amplo banco de cimento coberto por almofadas coloridas prolonga-se até se converter numa elegante floreira onde uma simples árvore decora de forma natural o ambiente.

7. Detalhes excepcionais: cimentos com materiais naturais

No projecto do nosso terraço, intervêm vários factores que ajudam a que o resultado final seja um sucesso. Incluir elementos arquitectónicos – uma pérgola por exemplo -, eleva a estética dos espaços, permitindo que cada elemento se destaque.

Neste caso, o terraço é de desenho simples mas que nos enche os olhos. A combinação de materiais, como o metal e as fibras naturais dos móveis, acompanhados por uma moderna floreira de cimento, fazem deste espaço um canto perfeito para relaxar e desfrutar da natureza.

8. Em diferentes tamanhos e cores: uma distribuição perfeita

Se as floreiras forem colocadas em tamanhos e formas uniformes, o resultado será moderno ou minimalista. Neste projecto, podemos ver as grandes floreiras pintadas de branco, a cor que predomina, oferecendo um estilo moderno e refinado ao espaço.

O contraste com os vários vasos negros e a diversidade de plantas e flores, mostram-nos que o cimento é perfeito para qualquer estilo que queiramos dar ao nosso ambiente.

9. Pequenas e ao longo de uma parede

O cimento suporta muito bem a humidade, pelo que não se deverá preocupar com a manutenção das suas floreiras. Um elemento que resulta sempre bem na decoração de jardins e terraços é a água: relaxante e pacificadora, transforma a energia de qualquer espaço. A forma mais simples de levar esta sensação ao nosso ambiente é através da construção uma fonte.

O contraste presente neste projecto, entre pedra e água, força e ligeireza, cor e sobriedade é simplesmente arrebatador.

10. No seu estado mais natural e minimalista: como parte da delimitação de um espaço

Se gosta do estilo minimalista, este projecto é ideal para si. Linhas puras, cores neutras, elementos minimalistas e cimento pouco tratado compõem um terraço com um aspecto misterioso que convida ao relaxamento e à meditação.

Uma ideia fresca, simples e de fácil instalação.

11. Com muito carácter a decorar o terraço

Dependendo do estilo do terraço, deve-se incorporar os elementos que melhor destacam as características que estamos a procurar. Num espaço como o da imagem que aqui apresentamos, a forte personalidade do cimento está presente em todo o ambiente. Um projecto imponente pela dureza das suas linhas e pela energia marcada pelo detalhes vermelhos utilizados.

12. Vasos de cimento que encaixam na perfeição em terraços modernos

Terraços  por Bowles & Wyer
Bowles & Wyer

A Roof Garden, Chelsea

Bowles & Wyer

A iluminação, tal como temos vindo a referir ao longos dos tempos, é um factor determinante na decoração de espaços. Com ela, emprestamos efeitos, sensações e brilho aos ambientes. Neste fantástico terraço, há um caminho que nos conduz a um pequeno canto onde podemos encontrar floreiras de cimento com vegetação abundante. Estes elementos são iluminados desde o chão, sendo realçadas as texturas, formas e cores que compõem o conjunto.

13. Espaços intemporais

O cimento, quando bem utilizado, quer seja numa peça decorativa ou numa parede, dará sempre um toque especial ao espaço, oferecendo um aspecto intemporal e majestoso.

Como exemplo perfeito disso, apresentamos a imagem com que terminamos o livro de ideias de hoje e onde podemos ver um banco de madeira devidamente decorado, elegante e sofisticado, rodeado por imponentes floreiras de cimento.

Para implementar uma destas ideias, não deixe de recorrer ao trabalho de um arquitecto paisagista.

Diga-nos de qual destas propostas mais gostou.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!