Ideias de DIY

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

De acordo com as últimas tendências de upcycling o artigo de hoje é sobre projectos do it yourself. Ás vezes o que falta é inspiração e esse problema aqui é de fácil resolução! A sustentabilidade e a preocupação ambiental estão patentes e são falados por todos. Mas nem todos passam da conversa à prática e o nosso objectivo é mesmo esse: motivá-lo a reciclar objectos antigos e sem vida em algo funcional e super atractivo. No entanto, os produtos finais obtidos depois do processo de reciclagem geralmente tiram partido do material inicial – papel é usado como papel e o  vidro como o vidro. 

A ideia por trás do upcycling é, no entanto, de dar uma segunda vida a objectos ou materiais inúteis, partidos ou gastos. Vejas as fotografias seguintes e ponha mãos à obra!

Casa de flores em tricot

Estou rendida! Se bem me conhecem sou perdida por flores e detalhes queridos e femininos, recordem o artigo que escrevi sobre o poder das flores, aqui

Esta coisinha amorosa é da autoria do Atelier Junnne e este modelo de jarras de tricot chama-se: Knit China. É nada mais nada menos que um casaco para aplicar em qualquer jarra ou copo. Na figura as jarras não aparecem à vista  mas o atelier partilha fotografias onde isso acontece de maneira despretensiosa. Estas capas podem ser aplicada com a parte mais estreita para cima ou para baixo, consoante o gosto pessoal. Para quem tem jeito de mão pode tentar fazer algo deste género. Se não sabe tricotar inspire-se nos imensos vídeos na blogosféra que o vão ensinar a fazer.

Cadeiras originais

Este DIY é mais fácil do que o anterior e melhor para quem não tem a veia artística dentro de si. Os exemplos parecem bem femininos mas como facilidade conseguirá virar o tema para o que melhor entender. Estas cadeiras apenas foram forradas com um tecido diferente e original e foram também pintadas de forma original. Em alguns modelos pintadas todas da mesma cor, noutro a diversidade instalou-se. A criatividade fala mais alto e não há limites. Plinca Home  é a cabeça por de trás destas cadeiras cheias de originalidade.

Ideia eclética

Sala de estar  por Lime Lace Eclectic Interiors
Lime Lace Eclectic Interiors

Jam Jar Lights @ LimeLace.co.uk

Lime Lace Eclectic Interiors

É com um estilo ecléctico que lhe apresentamos mais uma fantástica ideia de como pode transformar os frascos de conservas que tem vindo a guardar sem perceber bem porquê! Com facilidade, e talvez ajuda masculina, terá de furar as tampas com o tamanho necessário para colocar o casquilho da lâmpada no interior. Os cabos saem um a um de cada frasco e ficam bem à vista, sem qualquer problema. As lâmpadas usadas neste exemplo não são das tradicionais mas qualquer tipo serve. Aqui estão todos alinhados mas poderá fazer candeeiros também de tecto.

Cesto de rede

Upcycling é  o conceito que temos vindo a mostrar nas fotos anteriores. Sabemos já que é o processo de transformação de resíduos ou produtos inúteis em novos materiais ou produtos de melhor qualidade estética e criativa.

Assim poupa o meio ambiente em vez de deitar logo fora sem pensar por instantes se serviria para transformar em algo novo. Na imagem vemos um cesto de revistas feito apenas com rede de arame, a que normalmente é usada para limitar e fazer galinheiros ou dividir terrenos. Lembrar-se-ia de tal coisa? Pense out of the box!

Velas transformadas em puffs

Jardim  por DVELAS

A parte mais engraçada nestes projectos de reciclagem é a descontextualização que é conseguida com um pouco de inspiração! Neste caso foram usadas velas de barcos para criar confortáveis puffs para sentar. O material sendo impermeável é o ideal para colocar num ambiente junto à praia onde a humidade e o salitre podem atacar. Com este material é possível passar um pano molhado com água doce e limpar qualquer nódoa ou impureza a mais.

Estes puff foram cuidadosamente feitos à mão e com facilidade deram uma nova vida a umas velas sem uso.

Sacos de sirrapelheira

Casa  por LILOKAWA

Já se tinha questionado sobre o que poderia fazer a sacos de serapilheira de batatas ou de café? Devido à sua durabilidade e resistência consegue-se com alguma jeito e mestria unir sacos antigos e criar almofadas e até zonas de assento. Além de se conseguir criar um espaço bastante elegante, também é biodegradável graças à fibra natural característica do material.

Conseguiu inspirar-se?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!