As melhores dicas para decorar o seu corredor!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Vimos, por este meio, interpelar em favor de tão negligenciada parte da casa: o corredor. Pobre local, que nos abre sempre a passagem, mas que se queda despido e melancólico. Há compreensíveis prioridades decorativas e acabamos por deixar zonas como o corredor ou o hall de entrada ao acaso. Mas não tem que ser assim até porque personalizá-los é fácil e barato. Só não dá milhões. Afinal de contas, se é uma zona tão movimentada, por que não tirarmos algum tempo a decorá-la para que tenhamos maior conforto?

Hoje, escrevemos-lhe em jeito de manifesto por um corredor com um belo tapete a embelezá-lo e a isolar o som. Por um corredor bem iluminado para ninguém tropeçar em idas nocturnas ao palácio das necessidades. Por um corredor cujas paredes vazias ganham histórias, imagens e momentos. 

Quer ver como vai ficar já cheio de vontade de pôr mãos à obra? Ora, leia lá as nossas sugestões. 

Estantes para livros

Vestir uma parede com livros é sempre uma boa ideia. Num corredor, pode aproveitar para colocar finas estantes a todo o comprimento o que não só é útil, como também dá um efeito visual interessante, fazendo o corredor parecer mais comprido. Não se preocupe se esta ideia lhe vai tomar de empréstimo muito espaço. Os livros são objectos pequenos e as prateleiras não precisam de ser profundas. Esta sugestão adapta-se a várias tipologias de casas e apartamentos. No entanto, se mora num espaço pequeno onde a arrumação é um problema, aproveite cada centímetro que tem ao seu dispor para incluir soluções práticas e inteligentes. Como esta.

Ganchos

Corredores e halls de entrada  por decorazioni
decorazioni

Projekt Harvestehude

decorazioni

Para si e para os seus convidados, é funcional ter uma zona com ganchos onde pendurar os casacos, as carteiras ou os cachecóis. Parece-nos importante ter em conta este tipo de soluções práticas em casa e o corredor pode ser o local ideal para o fazer. Em vez de ganchos, até pode optar por comprar puxadores de cores e feitios diferentes e, em vez de os usar em gavetas, usa-os na parede. Esteticamente é muito mais agradável e original em relação aos ganchos banais e impessoais. No entanto, mantenha os cabides organizados. Não os use para montar lá um segundo roupeiro.

Móveis para sapatos

Corredor, hall e escadas  por ООО 'Сфера'
ООО <q>Сфера</q>

Пример использования модулей для прихожей

ООО "Сфера"

Nos países nórdicos, todas as entradas e corredores que se prezem têm um móvel destinado à arrumação de sapatos. Tem dúvidas? Então, experimente perguntar a um alemão se pode manter as botas calçadas em casa dele e apostamos que ele o vai matar com o olhar. E olhe que eles têm uma certa razão. Por muito que nos pareça inconveniente, manter um móvel para sapatos na entrada ou no corredor onde as pessoas possam colocar o seu calçado mal cheguem a casa, faz com que a sujidade não seja arrastada para todo o lado e o chão se mantenha mais limpo. Faz bem em termos estéticos e faz bem à saúde.

Espelhos

Aproveitemos a deixa dos últimos dois tópicos e deste tira e põe de roupas e sapatos – salvo seja – para falar de um elemento que tem que acompanhar estas acções: o espelho. Não vale sair de casa despenteado, com uma meia de casa cor ou com batom nos dentes. Coloque um ou mais espelhos ao longo do corredor para se certificar de que está “tudo no sítio”. Vaidades à parte, o espelho é um ornamento que valoriza um espaço na medida em que, se colocado no local ideal, lhe dá amplitude. Pode optar por um espelho alto, de corpo todo, ou compor uma espécie de “salas dos espelhos” ao melhor estilo de Versailles. Como? É simples. Coleccione espelhos de várias formas e tamanhos, uns antigos, outros nem tanto, procure-os em mercados, feiras, antiquários, lojas ou vendas de garagem, e disponha-os num conjunto assimétrico, mas original.

Quadros e molduras

Uma grande tela ou quadro, vários quadros pequenos posicionados sem uma geometria rigorosa ou as melhores fotografias de família emolduradas. Qualquer uma destas ideias “cai bem” no que toca a revestir as paredes de um corredor. Considere compor o seu próprio “hall of fame” – ou será antes um “hall of memories”? – em sua casa. É bonito, fácil de executar, deixa uma marca mais personalizada e, cereja no topo do bolo, é pouco dispendioso. Esta ideia lembra-nos que também pode vestir as paredes do corredor com um conjunto de pratos, por exemplo. Se é coleccionador e já tem uma quantidade considerável de pratos que compra aqui e ali, quando vai em viagem ou nas lojas da sua cidade, então dê-lhes destaque no seu corredor.

Candeeiros

Os candeeiros num corredor podem aparecer de várias formas. Há corredores com fileiras de luzes embutidas em cada lado que são uma óptima luz de presença se precisamos de nos deslocar durante a noite. No tecto, também pode embutir pontos de luz. Considere, ainda, a possibilidade de colocar candeeiros de pé, sobretudo nas esquinas ou a ladear uma otomana comprida, e candeeiros de mesa que ficam muito bonitos pousados sobre um gracioso e elegante aparador. Um de cada lado com um arranjo de flores e um objecto decorativo mais escultural. Parece-lhe bem? A nós também. Que o diga a imagem. Por fim, temos a opção dos candeeiros suspensos a lembrar as tochas de corredores medievais. Pero que resulta, resulta!

Carpetes

Os corredores são a área da casa com maior tráfego e em muitos casos são eles que acompanham a zona dos quartos. Assim sendo, a colocação de uma passadeira ou carpete é importante para isolar o som e proteger o chão que, com o movimento, acabará por exibir marcas de uso. Para além disso, os tapetes proporcionam conforto e contrariam a sensação inóspita do típico corredor institucional, fazendo-o saber mais a casa. A isto junta-se a evidente função estética que um tapete tem, podendo trazer cor e carisma a um local da casa que normalmente é deixado ao acaso. Se morar com alguém sujeito a alergias, adquira tapetes mais finos, como em sisal.

Vê como o seu corredor está cheio de potencial? Vai encará-lo de outra maneira e usar as nossas ideias? Se o fizer, conte-nos como foi!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!