Decorar uma sala pequena

Daniela Alves Daniela Alves
Loading admin actions …

Como decorar uma sala pequena? Com engenho, criatividade e perspicácia. Se já deu voltas à cabeça e não consegue tornar a sua sala de estar mais funcional, os especialistas da Homify estão aqui para lhe trazer as novidades deste Inverno. Prometemos que cada uma delas vai caber nas (curtas) medidas da sua sala de estar e, até para si que tem uma sala grande, as sugestões vão ser frutíferas. 

Afinal, o mais importante é que o puzzle fique sem nenhuma peça fora do sítio e sempre com muito bom gosto, e isso, fica bem em qualquer casa. 

Preparado para projectar as mudanças do seu lar? Vamos a isso!

Prateleiras e estantes

Salas de estar industriais por AÏDO

Um óptimo truque para espaço pequeno é tirar proveito das paredes. As prateleiras e estantes — como estas que vemos nesta casa com muitos poucos metros quadrados — são ideias para arrumar a sala e até decorá-la. Já que as prateleiras também servem para jogarmos com os objectos que mais gostamos.

O jogo dos puffs

Quem tem uma sala de estar pequena tem sempre alguma dificuldade em acomodar muitos convidados. Estes cubos confortáveis são uma óptima solução para uma sala onde não cabe um sofá muito grande. Arrume-os e desarrume-os quando receber visitas. Um puzzle muito difícil de resolver afinal!

Tom sobre tom

Janelas e portas  por Chivasso BV
Chivasso BV

Monsoon 2014

Chivasso BV

Tropicalismo para encher de cor e vivacidade esta pequena sala. Apesar do espaço reduzido, esta casa faz valer o seu pé direito muito alto para ganhar área e das janelas enormes para abrir o espaço. Muito bem escolhida também a cor das paredes, a valorizar a luminosidade e a abrir o espaço.

Branco total

Salas de estar minimalistas por Honeywerkz
Honeywerkz

Living Room | Punggol Field

Honeywerkz

Nesta sala de estar, a opção do branco espalhou-se das paredes até à mobília, criando um ambiente de branco total. Até o piso está coberto de neutralidade, transmitindo uma noção de espaço. Os pormenores, como sempre, desempenham sempre um papel decisivo. Aqui, as almofadas com riscas vibrantes a imprimir personalidade no cenário.

Mobiliário de autor

Para além de uma excelente equipa de designers de interiores, a QuartoSala inclui no seu catálogo o melhor das marcas internacionais. Este Sofá Undercover é da autoria da designer Anna Von Schewen e combina muito bem com ambientes neutros, com ligeiros apontamentos de cor. Além disso, o seu ar leve e descomprometido faz dele ideal para uma sala de estar muito reservada, nas águas furtadas de uma casa, como esta, muito bem iluminada. Depois, brinque com as formas do compartimento e faça o seu puzzle criativo, a contrariar a falta de espaço.

Tudo no sítio certo

Pinkit, lacado SOFT: Corredor, hall e escadas  por Two Six
Two Six

Pinkit, lacado SOFT

Two Six

Regra para salas de estar pequenas? Manter sempre tudo arrumado. Uma mesa de apoio por exemplo, não deve faltar. E já que os detalhes coloridos e funcionais são os melhores trunfos de uma sala, esta mesa de apoio Pinkit criada por Cristina Macedo (Two.Six) cabe lindamente na sua e ainda pode escolher entre várias e vibrantes cores, combinando com a paleta cromática dominante.

Funcional e versátil

Ypsy - Cores: Casa de banho  por Two Six
Two Six

Ypsy – Cores

Two Six

Outra peça icónica de Cristina Macedo para a Two.Six é o YPSY inspirado no tradicional escadote. Um objecto cada vez mais reinventado e que fica bem em qualquer divisão, ocupando sempre muito pouco espaço.

Um toque de luz

Sala de estar  por MacMaster Design
MacMaster Design

Lotus Pendant Light

MacMaster Design

O objectivo é que a luz do seu candeeiro se espalhe aos vários cantos da sua sala, iluminando-a. Quanto maior o seu alcance, mais amplo o espaço parecerá. Se não conseguir, opte por iluminação localizada. O que importa é deixar entrar a luz.

Pequenos ilusionismos

Vestiário  por Decorum
Decorum

Marsten mirrors

Decorum

Sabe o efeito do uso de um espelho numa pintura? Um abrir para outro mundo, a ilusão de que há mais para além daquela realidade! Pois bem, outra dica que não pode deixar de repetir na sua sala é o uso de espelhos. Dimensão, profundidade e uma certa noção de que o espaço é realmente maior do que é.

Partilhe connosco: Qual destas dicas vai pôr em prática em sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!