Terraços  por Chris Silveira & Arquitetos Associados

35m2 de estilo e glamour!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Ter uma casa pequena é um desafio a todos os níveis! É necessário estudar muito bem todos os detalhes e arranjar soluções criativas para ampliar o pouco espaço disponível, requerendo também alguma flexibilidade e compromisso com a arrumação correta, para evitar que vida se torne caótica.

Mas ter uma casa pequena não implica ter uma casa feia, nem significa que não possa viver à grande! A casa que hoje lhe queremos apresentar é a prova disso mesmo.

Preenchido com materiais opulentos, acabamentos inteligentes e toques geniais de economia de espaço, este apartamento prova que o que conta não é o espaço que se tem, mas sim o que se faz com ele! E evidencia o fenomenal talento dos designers de interiores e arquitetos do gabinete ’Chris Silveira & Arquitetos Associados’, envolvidos neste projeto. Mas chega de descrições, vamos dar uma espreitadela nesta compilação de fotos desta inspiradora!

Pequeno mas com um estilo grandioso

Sejamos realistas, este apartamento é minúsculo! Com apenas 35 metros quadrados de área total raramente temos visto casas tão pequenas, mas olhando para as fotografias apercebemo-nos que igualmente raro é encontrar casas tão bem conseguidas. Um apartamento pequeno de tamanho, mas enorme no estilo e no glamour!

Falemos do estilo… Tapetes macios, couro real, materiais de alta qualidade. Aqui o luxo é levado muito a sério!

A zona de estar é dividida do quarto por um painel em vidro, num continuum que dilata os horizontes e aumenta visualmente o espaço, demarcando as funções sem limitar o olhar. Também as cores pastel, muito claras, contribuem para este efeito visual de extensão do limitado espaço., tornando a casa muito maior do que é.

Trabalhar, dormir, viver

Com tantos painéis espelhados e áreas envidraçadas neste apartamento, é difícil ter uma perceção correta sobre as suas dimensões exatas, mas uma a verdade é que a cama não deixa lugar a dúvidas! Grande e luxuosa, esta cama está perfeitamente colocada para ser ponto focal nesta parte do quarto, e atrai de imediato o olhar. Mas depois, com um olhar mais demorado, descobrimos o incrível escritório e ficamos presos no seu magnetismo! Fazendo ótimo uso da varanda, uma simples conjugação de secretária cadeira e poltrona forma uma zona de trabalho perfeita, sem se destacar em demasia. A atenção aos detalhes elevada a outro nível!

Descontrair e receber amigos

Sofás de couro verdadeiro, uma televisão grande, e uma decoração simples, cuidadosamente estudada para não ser excessiva. Este apartamento tem tudo o que é necessário para passar momento de lazer e descontração a dois, mas não representa o risco de ter de viver uma vida solitária! Foram pensados espaços para receber amigos, e há lugar para todos, nem que seja na varanda, como veremos a seguir…

Refeições a dois

Neste apartamento cada centímetro foi aproveitado com sabedoria e rigor, até ao mais ínfimo pormenor. Seria de esperar que um apartamento que pouco maior é do que uma sala de estar em algumas casas tivesse escassez de acessórios, e que não sobrasse espaço para algumas comodidades, mas o seu desenho cuidadoso deu lugar para tudo, até para esta área de refeições tão bonita. Pequena, é certo, mas muito funcional!
A opção por uma mesa de vidro foi uma jogada inteligente, pois torna-se menos impositiva e impactante no pequeno espaço. E depois com a generosa, e muito bem posicionada, iluminação, diretamente sobre a mesa, o espaço fica com um ar tão amplo e arejado que parece poder conter uma mesa duas vezes maior!

Simples e bonita, sem excessos

A casa de banho é simples e bonita, mas nem por isso menos luxuosa! Paredes revestidas de pedra mármore de cor creme, loiças sanitárias de desenho contemporâneo e acabamentos muito elegantes fazem deste pequeno espaço um local perfeito para um quotidiano rodeado de bom gosto.

Mais espelhos ajudam a jogar com a nossa perceção do espaço, e a transparência da área do duche segue o mesmo conceito. Mas o que realmente se destaca aqui é o layout extremamente bem conseguido, que permite a coexistência de todos os componentes de uma casa de banho numa área bem pequena, sem que esta pareça sobrecarregada!

Pôr a varanda a uso!

Realmente inteligente o uso que foi dado à varanda! Tendo em conta as dimensões muito reduzidas do apartamento, todo o espaço tem de ser devidamente contabilizado e utilizado. Movendo o volume principal da cozinha para a varanda, o espaço principal foi aumentado exponencialmente. E ainda foi possível criar uma área social extra, expandindo o leque de utilizações que esta míni-casa oferece!

Tem uma casa pequena e precisa de mais um pouco de inspiração? Então leia também o artigo ’Pequeno apartamento alegre e mimoso

Tem soluções para aproveitar  seu pequenino espaço de habitação? Partilhe-as connosco! 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!