Decorar com as tendências de 2015

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Quantas vezes olha em seu redor e pensa tenho mesmo que mudar alguma coisa nesta decoração? Também nos acontece e a chegada de uma nova estação reforça essa vontade. Para dar uma lufada de ar fresco à sua casa, não precisa de grandes obras. Por vezes, substituir as almofadas, introduzir um ou outro objecto de design, mudar os têxteis, comprar plantas, alterar a cor de uma parede seja por via de uma nova pintura ou de um papel de parede é o suficiente para conseguir essa mudança de que tanto precisa. Decorar é divertido e faz bem à mente. 

Antes de o fazer, esteja atento às tendências. Elas são cíclicas – tal como os nossos gostos – e, assim, refrescam-se de tempos a tempos. Para que não perca pitada do que anda a acontecer em termos de design de interiores, deixamos-lhe algumas sugestões no artigo de hoje. 

Leve a sua casa de ’blah para ta-dah’!

Paredes cinzentas

Chegou antes de 2015, mas veio para ficar. O recurso ao cinzento é uma espécie de encontro com a filosofia back to basics, não fosse ele uma cor de perfeita neutralidade, sofisticação plena e grande versatilidade. Ora pense numa coordenação com a qual o cinzento fique mal. É difícil. Certo? Estamos rendidos a esta tonalidade a que tão facilmente os nossos olhos se adaptam pela sua sofisticação e carácter despretensioso.

Há esquemas de cores que funcionam particularmente bem como é o caso do cinzento com o branco, do cinzento com o azul ou do cinzento com o bege acinzentado. Atmosferas onde estes tons prevalecem transmitem-nos uma sensação de tranquilidade e conforto, como se de um refúgio se tratassem. Se quiser causar mais impacto, pondere combinar o cinzento com cores como o fúchsia. Tem, também, cinzentos com uma gradação mais calorosa como o vermelho, o amarelo ou castanho.

Cactos

Salas de jantar modernas por itta estudio

Gosta de ter plantas a casa, mas elas não têm muita sorte nas suas mãos? Então, o cacto é a planta ideal para si. É resistente, exige pouca manutenção e, ainda por cima, é uma super tendência. Vemo-lo nas mais distintas salas parisienses e nas modernas atmosferas escandinavas. Se, mesmo assim, acha que a planta não terá uma grande esperança de vida, não se preocupe. Esta moda chegou em força e também aparece em posters, papéis de parede, louça, entre outros elementos. Por isso, deixe-se imbuir no espírito. Assim como assim, falam tanto em aquecimento global que é melhor irmo-nos adaptando a condições a lembrar o deserto.

Atenção, atenção: cuidado com os dedos!

Elementos tropicais

Quarto Tropical | Depois :   por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Quarto Tropical | Depois

MUDA Home Design

Dois é uma coincidência, três uma tendência. Os objectos e padrões tropicais estão por todo o lado e, não, não estamos a falar do Brasil, nem da savana africana. Porventura, os nossos suspiros pelo Verão levaram-nos a trazer para casa elementos a lembrar os trópicos como padrões ou desenhos gráficos de folhas e palmeiras, ananases, bananas ou flamingos, como os que vê na imagem que lhe deixamos deste quarto decorado pela Muda Home Design. Nos papéis de parede, esta tendência também aparece amiúde e tem grande impacto numa sala de estar, por exemplo, numa só parede com mais destaque como por detrás do sofá em jeito de escape visual. Basicamente, é como se a Carmen Miranda nos tivesse decorado a casa. 

Objectos dourados

Closets industriais por Kristina Steinmetz Design
Kristina Steinmetz Design

Styling Ankleidezimmer

Kristina Steinmetz Design

Nem tudo o que reluz é ouro, escreveu Shakespeare n'O Mercador de Veneza. Mas isso é só porque ele não lia a homify, nem estava atento às novidades. 

Objectos dourados têm marcado as tendências de interiores este ano e aparecem a empurrar a decoração para outro pedestal. Pronto, também não vale achar que, de repente, é um sheik das arábias e começar a revestir tudo a ouro. Faça-o discretamente, introduza-o em pequenos pormenores como em candeeiros, molduras de espelhos e quadros, cadeiras, cestos, debruados nas paredes ou têxteis.

Também pode optar por acabamentos em rosa dourado que aparecem amiúde em abajures de candeeiros suspensos em ambientes modernos e industriais.

Dê à sua casa o toque de Midas.

Objectos prateados

Inserir elementos decorativos com pormenores em prateado é uma lufada de ar fresco na decoração. O brilho destes materiais empresta sofisticação e elegância aos espaços e o facto de reflectirem a luz propicia a sensação de maior amplitude, pelo que é um material inteligente para ser aplicado em áreas pequenas. Estas superfícies – tanto em prateado, como em dourado – têm uma beleza intemporal. 

Betão

Tempo é dinheiro e não há cá disponibilidade para andar a pintar as paredes. Pronto, estamos a exagerar. Porém, deixar o betão à vista nas paredes e no chão está, definitivamente, na moda. O aspecto inacabado empresta às divisões uma frieza industrial e vanguardista que nos apela. Goste-se ou não, uma coisa é certa: o cimento é um material resistente, versátil e duradouro. Para além disso, poucas são as cores que com ele não condizem.

Mas não nos fiquemos pelo chão e paredes. O betão é também usado em peças que nascem de inspirados momentos DIY (Do It Yourself). É um material fácil de moldar e trabalhar e pode fazer vasos, suportes de vela, jarras e até tampos de mesa. Aliás, agora que está a chegar o Natal, por que não fazer as próprias casas do presépio com as suas próprias mãos? É uma actividade divertida para uma tarde de chuva.

Molduras com frases

Apartamento em Sintra: Salas de estar modernas por MUDA Home Design
MUDA Home Design

Apartamento em Sintra

MUDA Home Design

Uma frase motivadora vem sempre a calhar. Nos dias maus – e nos bons também, pois claro – deixe que sejam as suas paredes a lembrar-lhe de que a vida, afinal, até é bela e revista-a com molduras modernas e criativas onde uma tipografia bonita escreve a frase do seu livro preferido, uma quadra de um poema ou até o verso de uma música. Isto se quiser que a moldura seja personalizada. Mas, on-line, existem os mais variados sites onde pode encontrar posters muito imaginativos e com um grafismo feito pelos melhores profissionais. Pendure as suas molduras de forma assimétrica, encoste-as no chão e compre umas maiores do que outras. Qual Museu do Louvre, qual quê!

Papel de parede

O papel de parede tem a enorme de qualidade de transformar visualmente uma divisão. Há-os com os mais diversos padrões. Outros há lisos, mas texturados. A escolha é sua. Recorrer ao papel de parede é uma maneira simples de transformar o ambiente em sua casa sem recorrer a pinturas. Quando se cansar, basta remover e, se for o caso, substituir por outro. Não tem que revestir todas as paredes com o papel, escolha uma parede com importância dentro da sua casa – como a parede por detrás do sofá ou da cabeceira da cama, por exemplo – ou, então, use-o para demarcar áreas distintas como uma área de trabalho dentro de uma sala de estar.

Seja criterioso quando escolher o seu papel de parede e tenha em conta algumas especificidades, como o facto de riscas horizontais ampliarem as divisões e riscas verticais proporcionarem altura ou padrões com motivos grandes ficarem melhor em salas grandes e vice-versa. 

Com qual destas tendências se identifica mais e qual a que menos gosta? Aderiu a alguma delas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!